Batuque na caixa

EstiloMPB
Cidade/EstadoLondrina / PR
Plays176.460plays

Batuque na caixa

EstiloMPB
Cidade/EstadoLondrina / PR
Plays176.460plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

OuvintesJessica Amaral e outros 938 ouvintes
Fã-clubeAldo Moraes e outros 51 fãs

Comentários

Filtrar Por:
Vil Morais/bandaPercussão

Release

Coordenado pela ong Arte Brasil, o projeto Batuque na caixa existe desde 1999 na cidade de Londrina como proposta pedagógico-musical e inserção social para crianças e jovens carentes de Londrina.

Em 1999, atendeu 250 alunos gratuitamente com aulas de canto, cordas, percussão, composição, desenho e literatura e ganhou o Premio Reconhecimento Público, oferecido pela Câmara Municipal de Londrina.Neste mesmo ano, alunos tocaram com Alcione e participaram como instrumentistas de 02 shows infantis de Paulo Tatit e Sandra Perez.
Em 2000, mais shows e, numa visão itinerante e democrática, o projeto se espalhou pela cidade, ensinando e aprendendo com alunos dos bairros, assentamentos, escolas e vilas rurais.O Arte Brasil conquistou as Utilidades Públicas Municipal e Estadual.

Em 2001, tiveram 02 encontros musicais com o percussionista Naná Vaconcelos e tocaram ao lado do Olodum, no pelourinho, em Salvador/BA. No final de 2001, 32 alunos e mais 06 convidados começaram a gravação do cd"Arte Brasilis", com canções inéditas que até 2007, somavam 5.000 cópias vendidas.

Em junho de 2002, o cd foi lançado e reunia baião, samba, choro, reagge, balada, xote, coco e samba jongo.Canções de esperança e muita qualidade misturados à poemas e haicais.

Contando com o apoio da Caixa Econômica Federal e Instituto Junia Rabello, o projeto chegou em 2006, com 5.100 crianças e jovens atendidas desde seu início e transformou ex-alunos em instrutores, ajudando, inclusive, no enacaminhamento ao mercado de trabalho e para universidades.A multiplicação de agentes sociais também é uma realidade e esperança para os novos alunos.Em 2005, agregou-se uma nova atividade: contar através de histórias e música, a vida e obra de autores brasileiros, com o apoio do poeta Claus Galgon. Começamos por Luiz Gonzaga, Hermeto Paschoal, Raul Seixas, Edson Zampronha, Jorge Antunes e Villa Lobos.Desde o seu momento inicial,o grupo Batuque na caixa realizou cerca de 270 shows nos mais variados locais, em Londrina, Cambé, Ibiporã, Tamarana, Maringá (PR), interior de São Paulo, Curitiba/PR, Salvador/BA e Belo Horizonte/MG; sendo que o CD foi distribuído em todos os Estados Brasileiros e no exterior: Canadá,Itália, Espanha, França,Portugal e EUA.

Mais que um projeto musical, o Batuque na caixa é reconhecido por personalidades culturais e intelectuais )(de Caetano Veloso e Naná Vasconcelos a Gerard Behague, etnomusicólogo francês, recentemente falecido) como um MOVIMENTO MUSICAL que impulsionou o ensino popular de arte nas camadas mais pobres da região norte do Paraná, que inseriu definitivamente a percussão nesta região do Sul e que inspirou diversas iniciativas desta natureza.

Por isto, o batuque na caixa rendeu e ainda rende frutos, inserindo jovens talentos nos mais diversos campos do mercado musical: do ensino formal aos estúdios, projetos culturais, bandas e conjuntos de várias formações e a consciência cidadã.O Batuque na caixa é um trabalho multidisciplinar que reúne música, teatro, artes plásticas e literatura.E música em sua mais ampla dimensão: do coco nordestino aos trabalhos eruditos contemporâneos, da percussão de Naná Vasconcelos a MPB e o universo pop.

Em 2015, completou 5.470 alunos atendidos gratuitamente e lançou o livro batuque na caixa 15 anos além de contabilizar mais de 10 prêmios nacionais.

Em 2017, integrou-se ao Programa Mais Educação, do Ministério da Educação, com oficinas no Colégio Champagnat e seus oficineiros brilharam tocando nos concertos do Festival Internacional de Música de Londrina.

Playlists relacionadas

Contrate

Aldo

(43) 3334 - 3562 | (43) 8417 - 7239http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/batuque_na_caixa
Home