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Como divulgar shows: 7 dicas para anunciar e conquistar novos públicos

Entenda as etapas de como divulgar shows para que você crie suas próprias estratégias e tenha sucesso na sua carreira como músico.

Por: Laryssa Costa

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Se você é artista independente, sabe que é indispensável saber como divulgar shows. Pois, após a pandemia ficou ainda mais acirrado conseguir o seu próprio lugar em um evento devido a alta demanda. 

A divulgação de shows é fundamental para um músico (Foto/Pexels)

Não dá para contar com a sorte sempre, né? Por isso, listamos algumas dicas para ajudar nesse processo e tornar a sua performance mais atrativa para os contratantes. Então, cola com a gente e prepare-se para descolar seus próximos eventos!

7 dicas de como divulgar shows

Antes de tudo, é preciso que o seu modelo de show esteja estruturado para aparecer para contratantes e público. Do contrário, de nada adianta uma boa divulgação se a atração não é consistente. Dito isso, vamos à nossa primeira dica. 

1. Estruture o seu projeto de show

Primeiramente, essa dica não se refere à estrutura de palco, como telões e luzes. Embora isso seja importante, não será possível em todo evento e seu show deve existir para além dos aparatos. 

Logo, o seu projeto de show deve contar com identidade bem definida, com o seu gênero musical bem claro, visuais, músicas nas plataformas de streaming e presença nas redes sociais.

2 – Analise o que os contratantes precisam

Não adianta nada criar vários anúncios para o seu show se o público e a faixa-etária que o contratante precisa não for condizente. Antes de criar qualquer ação, verifique o formato de show do local, o público esperado e as possíveis necessidades da organização. 

O interesse em personalizar o show, agilidade nas respostas de e-mails e mensagens e pró-atividade em aprimorar a carreira são fatores decisivos para contratação. 

3 – Invista em um networking sólido

Estabelecer uma rede de contatos sólida é crucial no mercado musical, pois, assim você conhece não só outros artistas, como empresários e produtores. Mas, para que essa conexão se mantenha ao longo de sua carreira, é necessário que seja feita de maneira natural, sem relações forçadas ou inconvenientes. 

Vale comentário nas redes sociais, conversas por inbox, troca de contatos e participações em eventos, mas nada com exageros.

4 – Aposte nas redes sociais 

As redes sociais são uma ótima ferramenta de como divulgar shows, uma vez que concentram milhares de usuários em uma só plataforma. Apesar disso, os anúncios exigem cuidado e dedicação, para atingir seu público da maneira certa e gerar a venda de shows. Para isso, é preciso se atentar a:

  • Escolha dos canais corretos de divulgação, como Instagram, Facebook ou Tik Tok;
  • Qual a linguagem mais adequada para cada rede e audiência;
  • Invista em ações de engajamento, com uma estratégia que envolva: imagens oficiais do evento e contagem regressiva para o show e viradas de lotes. Além disso, incentive a interação dentro do evento, como reposts de stories ou tirar uma foto e te marcar. 

Embora exija mais orçamento, caso haja disponibilidade, é interessante investir em anúncios pagos nas plataformas do Google e Meta. Assim, o alcance da sua divulgação aumenta, de forma bem direcionada, ampliando as chances de vendas de ingressos. Aqui, capriche nas imagens e legendas para que sejam atrativas!

5 – Explore outros canais

Bem como as redes sociais, ações com e-mail marketing podem ser efetivas para manter o contato com quem já interagiu com você ou com o evento. Como aqui a comunicação é mais estreita com o leitor, ofereça coisas exclusivas como descontos especiais e anúncios antecipados. 

Elabore uma sequência de e-mails com save the date, cupons ou ingressos especiais, novas atrações junto com você, depoimentos e informações sobre entrada no evento. Após a realização do show, não se esqueça de enviar fotos e vídeos, alimentando o desejo de ir novamente. 

Além das redes sociais, não se esqueça que blogs, revistas, jornais e outdoors ainda são bem vindos, trazendo mais visibilidade para o show. Logo, sugira ao contratante verificar as mídias de circulação local mais relevantes, para divulgar o evento por entrevistas, matérias e releases com as principais informações. 

Mídia-kits, fotos, links de músicas e clipes são bem-vindos aqui. 

6 – Confira sua documentação

Alguns shows podem ser feitos para prefeituras, projetos com incentivo à cultura ou outros órgãos governamentais. Por isso, a venda e as contratações podem ser mais burocráticas, exigindo a participação em edital e cumprimento de exigências legais. 

Logo, ter uma série de documentos à mão, RG, CPF e CNPJ como artista, orçamento detalhado e formatação de projeto é imprescindível. Não apenas para agilizar a formalização, mas, para que o contratante veja sua agilidade e seriedade com sua carreira, solicitando-o mais vezes. 

7 – Conheça seu próprio trabalho

Por fim, nada melhor do que conhecer o seu trabalho para saber como vendê-lo! Ao conhecer os seus diferenciais, você terá mais segurança para oferecer o seu show, negociar valores, contornar objeções e conquistar novas possibilidades. 

É hora de decidir como divulgar show

Agora que você já sabe as etapas que envolvem a divulgação, é normal que todas as estratégias possam parecer confusas ou sobrecarregar sua rotina produtiva. Para isso, o ideal é contar com uma equipe com experiência para orientar em cada etapa e mostrar as diferentes possibilidades de como divulgar shows. 

Para isso, conte com a equipe do Palco MP3! Temos um time especializado no sucesso de artistas independentes e que podem ajudar, de maneira assertiva, em estratégias de como divulgar shows. 

Logo, não fique aí dando bobeira e entre em contato conosco

Laryssa Costa