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Dicas de redes sociais para músicos: impulsione sua carreira

Se você é artista independente e está buscando como trabalhar melhor as suas redes sociais, confira este guia completo sobre como divulgar o seu trabalho musical!

Por: Laryssa Costa

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Não é novidade que o uso de redes sociais para músicos é hoje uma ferramenta poderosa, tanto para divulgação quanto para conexão com o público. Apesar de parecer fácil, cada plataforma possui uma linguagem e tipo de conteúdo diferente, exigindo conhecimento e estratégia personalizadas.

Redes sociais para músicos
Saber como usar as redes sociais de maneira eficiente é fundamental para o crescimento da carreira (Foto: Palco MP3)

Além disso, encontrar o equilíbrio entre todas as redes, sua carreira e o processo criativo pode ser uma tarefa complexa quando não se entende bem o marketing musical. Por isso, preparamos um guia completo para você conhecer melhor cada plataforma e saber como usá-las na sua jornada como artista independente!

Vem com a gente nessa?

Como divulgar o trabalho como músico?

Antes de tudo, é preciso entender no que consiste o marketing musical e como ele é importante para sua carreira. Ele nada mais é do que a promoção da sua música, sua imagem e até seus produtos relacionados, resultando em mais visibilidade e, consequentemente, plays na sua música.

Nesse sentido, as redes sociais são uma das estratégias de marketing para músicos para atingir esse e outros objetivos. Assim como nos palcos, as redes são um espaço para que você possa mostrar talento, referências e projetos, aumentando a conexão com o público.

Além de conectar, elas servem para atrair novos fãs, expandir sua audiência e tornar os shows mais atrativos, consolidando seu crescimento. Logo, se você está iniciando sua carreira musical e/ou quer impulsionar suas próximas etapas, deve encontrar as plataformas certas antes de iniciar suas postagens.

Mas como fazer isso?

1. Escolha as redes sociais certas para trabalhar

Primeiramente, você deve estabelecer objetivos para o uso de cada rede e encontrar o público certo. Para isso, faça perguntas como:

  • O objetivo é o crescimento da sua audiência?
  • Qual é o perfil do seu público?
  • Qual rede social eles usariam mais?
  • O que eles estão consumindo no momento?

A partir dessas respostas, será possível escolher quais plataformas usar, qual linguagem adotar e quais os passos necessários em cada estágio.

Mais do que isso, ressaltamos que, no início, não é preciso se fazer presente em todas. Eles requerem gerenciamento de forma profissional e consistente, o que demanda tempo de produção, análise e ajustes.

Logo, escolha as principais para você investir primeiramente e vá aumentando aos poucos, à medida que elas derem retorno e você for crescendo.

2. Crie um perfil atrativo

Mais do que estar presente nas plataformas, é essencial torná-las atrativas para sua audiência. Para isso, é importante que você invista em uma identidade visual consistente, com cores, imagens e ícones que condizem com seu projeto.

Além disso, informações completas na bio e descrições orientam melhor sobre o seu trabalho. Quer um exemplo? A Beyoncé tem usado seu perfil para sinalizar o local dos shows na descrição da bio do Instagram.

Ademais, não se esqueça das imagens de capa, perfil e capas de vídeo (thumbnail) do YouTube.

3. Desenvolva seu conteúdo estrategicamente

Antes de planejar o seu conteúdo, observe em qual plataforma ele será publicado. Vamos tomar como exemplo o TikTok e o Instagram:

TikTok

É uma plataforma divertida e que conversa diretamente com o público jovem. Ao mesmo tempo, os conteúdos tendem a ser rápidos, com duração de segundos, o que pode impactar no processo de produção do conteúdo.

Nesse caso, além de trechos curtos de músicas e de shows, recomenda-se disponibilizá-las para uso na biblioteca da plataforma. Assim, outros usuários poderão usá-las, e as chances de viralizar são maiores.

Instagram

Já o Instagram, é um espaço que permite o compartilhamento da sua rotina, seja através dos stories, reels ou até mesmo da bio. Aqui, seu conteúdo pode mesclar vídeos sobre ensaios, momentos marcantes da carreira, fotos de shows e muito mais.

Além disso, a plataforma permite o impulsionamento de publicações, o que pode ser útil na divulgação de um álbum ou EP, por exemplo.

Por fim, dá para estreitar laços nas listas de transmissões, respondendo enquetes e comentários e até utilizando a função “melhores amigos” de maneira estratégica.

Uma das dicas para músicos iniciantes é: se possível, utilize ferramentas para agendamento ou planeje os posts com antecedência. Dessa maneira, você reduz o estresse de gerar um conteúdo de última hora.

Por fim, tenha sempre em mente que é melhor a consistência do que a quantidade. Mais vale um post bem feito do que cinco de menor qualidade publicados no mesmo dia.

4. Utilize hashtags e palavras-chave eficazes

As hashtags e as palavras-chave servem para “etiquetar” a sua publicação em meio às milhares que vão ao ar todos os dias. Elas podem ser de acordo com o tema, nome do álbum, cidade ou região, ou ainda pelo o que está em alta nas buscas.

Ao realizar um bom SEO para Youtube, por exemplo, é possível classificar os vídeos de acordo com o gênero musical e oferecer uma descrição mais completa. Além da plataforma de vídeos, o Instagram, o TikTok, o X (antigo Twitter) e demais redes também permitem o uso de hashtags como forma de agrupar melhor os conteúdos.

Então, a dica é: escolha hashtags e palavras-chave mais assertivas e evite usá-las em excesso. Assim, suas publicações serão encontradas mais facilmente.

5. Invista em vídeos

Dá para criar uma ligação sólida com seus fãs e diversificar o conteúdo de forma mais orgânica por meio dos vídeos. Para isso, investir em clipes criativos, covers de artistas que te inspiram e registros do processo de composição pode ser um bom caminho.

Ao fazer conteúdos com palavras-chave e relacionados a outros temas, você está dizendo ao algoritmo seu estilo de conteúdo. Portanto, ele passa a te indicar para possíveis fãs que curtiriam seu trabalho.

6. Interaja com seus seguidores

Ninguém gosta de conversar sozinho, não é mesmo? Nas redes sociais, não é diferente. Além de deixar os fãs mais próximos, manter uma interação constante melhora o engajamento.

Por isso, não hesite em responder comentários, gerar enquetes nos stories e apostar nos canais de transmissão, como o do Instagram.

Assim, seus seguidores se sentirão especiais e se manterão fiéis por mais tempo. Faltou espaço na agenda para responder a todos? Uma curtida nos comentários ou visualização nos stories já ajuda bastante.

Caso a demanda aumente e exija que uma equipe faça essa interação, reforce que o tom de voz deve sempre ser o mesmo do artista.

7. Faça parcerias e colaborações com outros artistas

O que a Juliette tem em comum com a Marina Sena e a Luiza Sonza com a Demi Lovato? Ambas apostaram nas colaborações como forma de impulsionar a carreira! Assim, uma artista é apresentada ao público da outra, ampliando a audiência de todos os envolvidos no feat.

Além disso, ao fazer a parceria com outro artista, você mostra versatilidade e ensina ao algoritmo sua nova atuação. Assim, ele passa a te indicar também para vídeos e perfis relacionados.

8. Divulgue os lançamentos

Agora que você já sabe do poder das redes sociais para músicos, está na hora de utilizá-las para divulgar o seu lançamento. Para isso, você pode utilizar o feed de seus perfis para gerar expectativa, com uma imagem enigmática, instigando os seus fãs a desvendarem o segredo.

Em seguida, compartilhe nos stories mais sobre o processo de produção, inspirações e referências. Ao mesmo tempo, que tal soltar uma frase solta marcante do próximo single?

Ao captar a atenção dos fãs, você pode incentivá-los a fazer o pré-save, gerar uma contagem regressiva e repostar reações do público após o lançamento.

Mas não pense que é porque sua arte já chegou ao mundo que suas redes precisam parar de ser atualizadas. É necessário um acompanhamento pós-lançamento para manter o público fiel com curiosidades sobre a história de cada letra, versões acústicas e até novas parcerias.

Hora de investir nas suas redes sociais, artista independente!

Agora que você conferiu essas dicas de redes sociais para músicos, está na hora de começar a gerenciar as suas! Para isso, acompanhe nossas dicas de carreira e compartilhe com quem também pode ser ajudado.

Boa sorte!

Laryssa Costa