Lawmaker

EstiloRock
Cidade/EstadoSão Paulo / SP
Plays484plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comentários

Filtrar Por:
Daniel ToniniBaixo
Wagner PongeluppiBateria
Marcelo TrivelliGuitarra
Ver mais integrantes

Release

Apostando em uma fórmula que prioriza a qualidade das composições sem deixar espaço para virtuosismos baratos, a banda Lawmaker vem a cada dia mais se destacando e se consolidando no cenário musical ganhando fãs e admiradores.

Tocando um Heavy Metal que não se enquadra nos rótulos convencionais, vem também jogando por terra os preconceitos, ainda existente, com relação ao gênero. O “knowhow” dos músicos é o “cartão de visitas” desta banda. O baixista Daniel Tonini é produtor musical e fonográfico filiado à Associação Brasileira de Música (ABRAMUS) e vem se destacando nos últimos anos por excelentes trabalhos e recebendo constantes elogios da crítica especializada. É também colunista de revistas, sites nacionais e internacionais e professor de contrabaixo. É ainda formado em direito, “credencial” para prestar serviços relacionados a registros, direitos autorais e afins.
O baterista Wagner Pongeluppi é formado pela Universidade Livre de Música (U.L.M.) e carrega consigo a marca de sempre ser aplaudido de pé em seus solos e workshops. Já Marcelo Trivelli é formado e graduado pelo Instituto de Guitarra e Tecnologia (I.G.&T.) tendo sido discípulo do genial Mozart Mello. O vocalista Daniel Muñoz tem vasta experiência no underground do Brasil e do exterior, tendo cantado os mais diversos estilos e gêneros musicais. É ainda professor de canto e de idiomas. Por fim, Fred Jason, além de formado em música pela Unicamp, é tecladista das bandas Dream Theater cover e Yngwie Malmsteen cover.
Contudo, a banda não visa competir ou se mostrar melhor do que qualquer outra visa apenas levar suas músicas aos amantes do Rock em todas as suas vertentes para que esses dêem o seu veredicto.

O trabalho da banda, originalmente formada pelos músicos Daniel Tonini (baixo), Wagner Pongeluppi (bateria), Rodrigo Toledo (guitarra) e Nelson Claro (vocal) no ano de 1998, começa a ser notado no final de 1999, com a gravação do CD demo “Eyewitness”, que por sua vez, obteve enorme aceitação por parte da crítica especializada classificando o trabalho como muito acima da média, definição dada, aliás, pela revista Roadie Crew (Nº23) que colocou a banda como destaque em sua seção especializada.

Porém, embora apontasse para um futuro promissor, a banda ficou inativa durante alguns anos devido a problemas internos que resultaram nas saídas de Nelson Claro e, posteriormente, de Rodrigo Toledo no ano de 2000.

Em novembro de 2002 a revista U forces Magazine nota grande qualidade no trabalho e inclui uma das canções do CD em uma coletânea formada por bandas de porte como Pink Cream 69 de Dennis Ward (produtor da banda Angra) e Racer X do guitarrista Paul Gilbert (Mr. Big). Posteriormente, contrata Daniel Tonini para escrever colunas sobre técnicas de contrabaixo e Marcelo Trivelli para escrever “licks” de guitarra. Esses fatos iniciam o retorno da banda que é concretizado em 2003 com Daniel Tonini e Wagner Pongeluppi sendo entrevistados pela revista Union Metal Force.

Em 2004 Marcelo Trivelli é contratado para gravar as guitarras da trilha sonora do comercial da Oi Celulares lançado no VMB 2004 da MTV e depois vinculado em toda América latina na TV aberta e em trailers de cinema. Posteriormente, o mesmo ainda gravaria para a Nokia e para a Rede Globo de televisão. Com isso, momentaneamente, direciona seu foco para sua carreira solo com Maurício Filho assumindo, temporariamente, as guitarras da banda.

Enquanto isso, a banda recebe convites de consideráveis expressões, como a gravação de uma matéria para a ESPN Brasil para exibição em uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Skate. e Daniel Tonini é convidado a escrever colunas sobre técnicas de contrabaixo e produção musical no site Guitar X, site este direcionado a estudantes de música e recomendado por revistas como Cover Guitarra e Guitar Player, e também, pelo jornal Estadão.

Em 2005, contando com uma formação alternativa que trazia Odair Cassani nos vocais e Maurício Filho nas guitarras, a banda grava os primeiros takes do CD demo “Look at the Sun” que coloca a banda mais uma vez como destaque na revista Roadie Crew (Nº74) e ainda protagoniza o inédito fato de, pela primeira vez, um CD demo ser tocado no mais famoso programa do gênero, o Comando Metal da extinta Rádio Rock 89 FM (SP), obtendo grande repercussão positiva, com o programa atingindo, segundo o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), a liderança de audiência no horário, sendo ainda, retransmitido para todo o país e também para o exterior.

Após essa etapa, buscando uma formação mais sólida e comprometida com o trabalho, Marcelo Trivelli reassume o posto de guitarrista em definitivo. Já o novo “frontman” é recrutado fora do país, o talentoso Daniel Muñoz. A banda ainda agrega ao seu “line up” os teclados de Fred Jason.

Com essa atual formação, a banda regrava “Look at the Sun” em 2006 e o resultado imediato foi o ingresso na televisão aberta, pois as músicas do CD passaram a figurar entre as trilhas sonoras de encerramento do programa Rede Tv Esportes da emissora Rede Tv.

“Look at the Sun” protagoniza outro fato inédito, a inclusão do mesmo na seção de Reviews oficiais da revista Roadie Crew (n°94), sendo o primeiro CD demo da história a integrar esta seção devido a sua grande qualidade. Além disso, é nivelado com lançamentos de bandas como Iron Maiden e Slayer recebendo a mesma nota de avaliação. Em seguida, a banda é chamada para gravar o programa de televisão Sleevers, por onde passaram as bandas Angra, Sepultura e outras.

Na seqüência, Daniel Tonini e Fred Jason são convidados a escreverem sobre técnica de seus respectivos instrumentos para o site argentino Sounds and Jams que contava com colaboradores do calibre de Richie Kotzen, Mike Terrana, Eric Martin, Kiko Loureiro e outros.

Em 2007, com o crescente reconhecimento, a banda é convidada a tocar no Centro Cultural São Paulo.

E assim, vem sendo trilhando o caminho para figurar em definitivo no cenário entre as grandes bandas do gênero. Portanto, ouça a banda Lawmaker e compreenda porque ela aposta em uma sonoridade cheia de referências, mas singular no todo!



Playlists relacionadas

Contrate

Home