Monarco

Monarco

EstiloSamba
Cidade/EstadoSão Paulo / SP
Plays119.676plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

OuvintesCelso Oliveira Do Erre Oliveira Do Erre e outros 658 ouvintes
Celso Oliveira Do Erre Oliveira Do ErreCelso Oliveira Do Erre Oliveira Do ErreCelso Oliveira Do Erre Oliveira Do ErreCelso Oliveira Do Erre Oliveira Do ErreCelso Oliveira Do Erre Oliveira Do Erre
Fã-clubeFátima Maria Ferreira da Silva e outros 17 fãs
Fátima Maria Ferreira da SilvaFátima Maria Ferreira da SilvaFátima Maria Ferreira da SilvaFátima Maria Ferreira da SilvaFátima Maria Ferreira da Silva

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário

Release

Cantor. Compositor.

Filho do marceneiro e poeta José Felipe Diniz (chegou a publicar poemas no Jornal das Moças).
Nasceu no bairro de Cavalcanti e foi criado em Oswaldo Cruz, onde freqüentava as rodas de samba desde pequeno, conhecendo os bambas da Portela, como Paulo da Portela. Recebeu o apelido de "Monarco" aos seis anos.
Aos 11 anos já compunha seus primeiros sambas para blocos do subúrbio.
Em 1950 ingrtessou na Ala de Compositores da Portela, tendo como padrinho e grande incentivado o compositor Alcides Malandro Histórico, de quem tornou-se um dos principais parceiro.
Estudou até o terceiro ano primário.
Em meados dos anos quarenta, ingressou no Bloco Primavera.
Também toca cavaquinho e percussão.
Atuou como diretor de harmonia da Portela.
Além da carreira artística, trabalhou como guardador de carros, feirante e contínuo.
Seu filho Mauro Diniz é arranjador e cavaquinista, além de compositor de sucessos gravados por boa parte de intérpretes da MPB. A neta, Juliana Diniz, filha de Mauro Diniz, é atriz e cantora com disco solo. Marcos Diniz, o outro filho, além de compositor de sucessos, faz parte do Trio Calafrio.
Em 2004 casou-se com Olinda, sua companheira de 10 anos. Neste mesmo ano, foi lançada sua biografia pela Coleção Perfis do Rio, da Editora Relume - Dumará/RioArte, escrita pelo cavaquinista Henrique Cazes.
No ano de 2005 foi homenageado como enredo do G.R.E.S. Unidos do Jacarezinho, classificando a Escola no décimo lugar do Grupo de Acesso B. Neste mesmo ano recebeu da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro a condecoração pelos seus 72 anos de vida e mais de meio século dedicado à música brasiliera, mais específicamente ao samba. A Medalha Pedro Ernesto foi iniciativa da ex-vereadora Lícia Canindé (Ruça) e do vereador e ator Stepan Nercessian.

Playlists relacionadas