Falta de motivação no trabalho: como resolver esse problema?

Ouvir episódio
A falta de motivação no trabalho é uma realidade comum na vida de milhares de brasileiros.
Isso pode acontecer por diversas razões, desde a ausência de reconhecimento no ambiente corporativo até a existência de alguma condição psicológica, como ansiedade e Burnout.
Entretanto, além de ser prejudicial para a saúde mental do colaborador, essa falta de motivação pode impactar negativamente o desenvolvimento da empresa, com baixa produtividade e alta rotatividade de funcionários, por exemplo.
Por isso, preparamos este artigo para dar dicas de como manter a motivação no ambiente de trabalho para que os seus colaboradores se sintam motivados a desempenhar os seus papéis na empresa. Boa leitura!
Qual é a importância da motivação no ambiente de trabalho?
Manter a motivação no ambiente de trabalho é essencial tanto para o desempenho da empresa quanto para a saúde física e mental dos funcionários.
Nesse sentido, alguns dos principais benefícios de cuidar desse aspecto são:
Cuidado com a saúde mental dos colaboradores: funcionários desmotivados tendem a apresentar diversas condições de saúde mental, como ansiedade, estresse e a Síndrome de Burnout. Portanto, criar um ambiente motivado reduz as chances de os indivíduos desenvolverem essas questões.
Melhora da produtividade: colaboradores motivados são mais produtivos, uma vez que se sentem mais dispostos a realizar suas tarefas com excelência.
Maior possibilidade de alcançar as metas e objetivos: a motivação também faz com que os funcionários se sintam mais dispostos a alcançar as metas da empresa. Assim, mesmo quando surgem obstáculos, eles persistem mais.
Melhora do clima organizacional: o clima organizacional se torna mais positivo e harmônico quando todos os colaboradores estão motivados e realizados em suas funções.
Redução do absenteísmo e da rotatividade: uma vez que os funcionários se encontram motivados, eles faltam menos de trabalho e se mantém por mais tempo na empresa, o que reduz a rotatividade e aumenta a retenção de talentos.
O que causa a falta de motivação no trabalho?
Diversos fatores podem desencadear a falta de motivação no trabalho, desde questões pessoais até aquelas relacionadas à empresa. Contudo, as mais comuns são:
Salários baixos
O sentimento de que o salário é incompatível com as tarefas desempenhadas na empresa é um dos principais causadores da falta de motivação. Somado a isso, quando os benefícios oferecidos pela organização não são competitivos, a insatisfação aumenta mais.
Falta de reconhecimento
Profissionais que não se sentem reconhecidos em seu ambiente de trabalho se sentem desmotivados e reduzem a sua produtividade. Afinal, além do salário, o reconhecimento é um outro motivador essencial para a sua performance e satisfação com o trabalho.
Líderes despreparados
Um líder arrogante, que não oferece feedback aos colaboradores e nem os inspira pode contribuir enormemente para a falta de motivação dentro da empresa.
Ambiente de trabalho tóxico
Uma empresa que não tem uma boa cultura organizacional, que não se mostra disposta e aberta a ouvir os seus colaboradores, que é impositiva e não consegue resolver os conflitos interpessoais existentes tende a desconectar os seus colaboradores, fazendo-os se sentir insatisfeitos e desmotivados.
Carga de trabalho excessiva
A sobrecarga de trabalho pode desencadear diversas questões, como estresse, Burnout, ansiedade e, consequentemente, a perda de motivação.
Dificuldade para conciliar a vida pessoal com a profissional
Muitos funcionários não conseguem conciliar a vida pessoal com a profissional, seja por causa da carga de trabalho excessiva ou por alguma questão particular. Isso pode culminar no adoecimento da saúde mental e também na desmotivação para trabalhar.
Como aumentar a motivação no trabalho?
Sabendo como a falta de motivação no trabalho pode ser prejudicial para os seus colaboradores e para a sua empresa, é necessário sempre estar atento aos menores sinais para evitar impactos negativos para a organização....
Falta de motivação no trabalho: como resolver esse problema?