Roquinho do Forró

EstiloForró
Cidade/EstadoConceição do Coité / BA
Plays238.594plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

Ouvintesraimundo filho e outros 233 ouvintes
Fã-clubeTelis Santos e outros 92 fãs

Comentários

Filtrar Por:
NelinhoAcordeão
NeneTeclado
NegoBacking Vocal
Ver mais integrantes

Release

O forró pé-de-serra é considerado a forma original de fazer forró, criada por Luiz Gonzaga. Sua base musical está na sanfona, na zabumba e no triângulo (tríade estabelecida por Gonzaga). A partir dele surgem outras formas de forró como os estilos eletrônicos e o forró universitário.

Tal qual conhecemos hoje, o forró universitário foi um movimento iniciado na década de 1990 em contraposição ao forró eletrônico. Ele é um estilo que mistura o forró tradicional (pé-de-serra) com outros estilos musicais.

Seu nome se dá ao fato do estilo ter sido amplamente aderido por jovens universitários do sudeste do país – onde o movimento se iniciou. É com o forró universitário que o trio, sanfona, zabumba e triângulo, passa a ser acompanhado por instrumentos elétricos – embora ainda se guie pelo forró tradicional.

Assim como a música, a forma de dançar forró no estilo universitário também é diferente. O “dois pra lá dois pra cá”, tão comuns nos forrós, foram substituídos por uma dança mais elaborada, que adapta passos da dança de salão. Em Salvador, o forró universitário – quanto música – começou a despontar no ano de 2000, a partir do sucesso nacional do grupo Falamansa.

Morando em Salvador, o mineiro Fabiano Costa Rodrigues, apaixonado pelo estilo, muito criativo e excelente dançarino, começou a dar aulas de forró universitário em academias soteropolitanas em outubro de 2001 (Ebateca, Asbac, Dance e Templo), espalhando o movimento do Forró Universitário pela cidade. Nascia assim o grupo de dança FORROZEANDO.

Em meados de 2002, junto com alguns amigos, Fabiano montou a BANDA FORROZEANDO – de mesmo nome do seu grupo de dança. Com violão, percuteria, baixo, triângulo, sanfona e zabumba a banda buscava fazer o forró tradicional dos mestres Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos e artistas conteporâneos. Dentro desta proposta eles também faziam novas roupagens de músicas consagradas do cancioneiro brasileiro de grandes artistas, como Ednardo, João Bá, Jorge Benjor, dentre outros. Em fevereiro de 2003 gravaram no Studio JD - Salvador-BA, o CD DEMO denominado "É TEMPO DE DANÇAR".

Caminhando em paralelo ao grupo de dança, com a ajuda da produtora Áurea de Jesus, amiga de Fabiano, a Banda Forrozeando se apresentou em muitas casas de shows de Salvador, além de se apresentar em cidades do interior. Infelizmente, no ano de 2005, Fabiano, o líder da banda e professor do grupo Forrozeando, faleceu – o que determinou o fim da banda e comprometeu as atividades do grupo de dança.

Em 2007, Helber Crisnan Costa Rodrigues, irmão de Fabiano, que também dava aulas pelo grupo, assumiu a Forrozeando em um novo espaço, a Universidade Federal da Bahia (2007 a 2010) e desde então o administra visando retomar a parcela de alunos que perdera durante o período em que esteve desativada como meta prioritária. A Forrozeando deixou de ser o único grupo de dança de forró universitário. Alguns dos principais alunos de Fabiano, mesmo antes de seu falecimento, montaram outros grupos – que hoje, junto com a FZ, constituem um mercado de dança do forró universitário.

Como diferencial, além da tradição, a Forrozeando passou a prezar pela qualidade de suas aulas e pelo bom relacionamento com os seus alunos, investindo em métodos inovadores e em ferramentas de relacionamento.

As aulas da Forrozeando são estruturadas por classes: iniciante I e II, intermediário e avançado – Em todos os turnos, noite (segunda e quarta), manhã e tarde (aos sábados). As aulas, que em seu inicio eram realizadas em academias da cidade, passando pela UFBA, hoje acontecem no Garcia.

Playlists relacionadas

Contrate

Roquinho Produçoes

(75) 9975 - 2320http://www.roquinhodoforro.com

Roquinho do Forró

EstiloForró
Cidade/EstadoConceição do Coité / BA
Plays238.594plays

01 forró bola na rede roquin

Composição: Desconhecido

Roquinho do Forró ainda não enviou a letra e o clipe dessa música

26.896

plays

Comentários

Filtrar Por:

Playlists relacionadas à musica

Home