Babilak Bah

EstiloMPB
Cidade/EstadoBelo Horizonte / MG
Plays6.288plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

OuvintesGabriel Carvalho e outros 16 ouvintes
Fã-clubeBonde Sem Freio e outros 14 fãs

Comentários

Filtrar Por:

Release

BABILAK BAH
Curriculum Vitae

Babilak Bah (Gilson César da Silva)
Data de Nascimento em 01 de janeiro de 1964.
Paraibano.
Poeta, músico, compositor, arranjador, percusssionista, pesquisador e poeta.
Formação autodidata com curso de extensão em música na Universidade Federal da Paraíba/1986.

Iniciou sua trajetória artística com o teatro de rua em 1985. Tem realizado pesquisas pelo Brasil em busca do conhecimento da sua multiculturalidade e ritmia. Já morou em Recife, Salvador, Maranhão, Santa Catarina, Buenos Aires e, atualmente, reside em Belo Horizonte.
Durante sua trajetória artística, participou de vários cursos e Workshops com artistas de renome como Nana Vasconcelos, Doudou Rose, Hermeto Pascoal e grupo UAKTI, além de festivais como o Panorama Percussivo Mundial em Salvador/Ba e de Ritmos Brasileiros em Belo Horizonte/MG.
Desde 1998 realiza um trabalho de pesquisa e composição percussiva denominado ?Enxadário: Orquestra de Enxadas?.
Atualmente, coordena oficinas de música e literatura com públicos diversificados.

Tem quatro livros de poesia publicados.

Lançou o vídeo ?documentário ?Curacões? ?discussão antropológica e poética sobre o corpo através de entrevista com poetas brasileiros abordando o tema: o cu e o coração, junto com o livro Corpo letrado em 2009.

Principais Shows ?carreira solo

2010 -Feira Música Brasil em Belo Horizonte
-Conexão Vivo de Música ? shows em Belo Horizonte e Salvador tendo como convidado o DJ Chico Corrêa.
-Brasil Rural Contemporâneo ?Brasília
-Terças Poéticas
-
-2009 ?Feira da Música de Fortaleza a partir de seleção pública.
-Conexão Vivo de Música em cidades de Minas Gerais e Campinas/SP tendo como convidado: Mauricio Tizumba, Sérgio Pererê, Benjamin Taubkin e Chico Corrêa.

-2008 ? Foi o único artista de Minas Gerais selecionado para a Caravana Pixinguinha 2007 / ministério da Cultura/ Funarte, realizando shows em Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, entre outras cidades, em janeiro de 2008 tendo como convidado o músico Eduardo Dussek.

-2008 ? Desde 2006 tem aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura projeto de tournê para apresentação do espetáculo ?Zenpreto? e ?Enxadário: Orquestra de Enxadas? integrando o ?Conexão Telemig Celular /atualmente Conexão Vivo? realizando shows e oficinas em diversas cidades do interior de Minas Gerais e em Belo Horizonte. -No projeto ?Conexão Telemig Celular de Música? apresentou no dia 12 de agosto de 2003 o show ?ZenPreto? tendo como convidado o músico e violinista Jorge Mautner e o maestro Nelson Jacobina.

-Aprovou na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de 2003 e 2004 o Projeto ?Enxadário: Orquestra Experimental de Enxadas? para dar continuidade as suas pesquisas timbrísticas e percussiva e registrar as composições em CD. Com o Enxadário tem se apresentado em importantes eventos em Minas Gerais e outros estados: ?IV Encontro Mundial de Centros de Ciência/RioCentro/RJ?, ? Itaú Cultural/SP? ?Fórum das Artes ?Ouro Preto e Mariana?, Projeto ?Música Independente/ Palácio das Artes/BH, Prata da Casa/SESC POMPÉIA/SP, entre outros. Teve duas de suas composições selecionadas pelo edital Rumos Itaú Cultural em 2006 e esteve na programãção dos ?Melhores do Prata da Casa? / Sesc Pompéia /SP.

-Em 2007 aprovou na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de BH o projeto ?Enxadigma? com o qual criou sete novos instrumentos a partir das enxadas e passou a se apresentar com o quarteto de enxadas com o qual associa suas pesquisas ritmicas, efeitos eletrônicos e perfomance.

-Entre outros realizou vários shows em BH e cidades do interior: ?Diálogo das Águas?; ?Canto da Estrada Aberta?; ?O Terceiro Elemento?; ?Afroprogressividade?; ?Ritmos Florais?; ?Rapsódia Aérea.

-Lançou quatro livros de poesia, sendo o ultimo ?CORPOLETRADO? que vem com um vídeo documentário ?CURACOES? e uma instalação plástico-poética a partir de suas reflexões sobre o corpo e a arte na contemporaneidade.

Atividades de coordenação na saúde pública em Belo Horizonte

-Desde 2001 é coordenador das oficinas de música e literatura dos Centros de Convivência Venda Nova e Providência do projeto de saúde mental da Prefeitura de Belo Horizonte e articulador de ações de saúde e cultura desses serviços coordenando várias atividades: encontros de discussão de casos, eventos como o desfile do dia Nacional de Luta Antimanicomial, o projeto Samba, Loucura e Feijoada com apresentações musicais e debates sobre samba e loucura em espaços culturais da cidade de BH.

-Criou em 2002 o grupo musical ?Trem Tan Tan? ?resultado de suas oficinas com portadores de sofrimento mental no projeto de saúde pública da Prefeitura de Belo Horizonte, tendo lançado o CD de mesmo nome. O grupo tem recebido solicitações para apresentações em importantes eventos da cidade como o Seminário Sociedade Inclusiva ?PUC / MG e foi selecionado para participar do III Festival de Arte, Criatividade e Recreação da Ilha da Madeira em Portugal, além da Mostra de Arte Insensata/ Casa do Conde/ Espaço Funarte/2008. O Trem Tan Tan foi selecionado no edital ?Loucos pela Diversidade? do Ministério da Cultura em 2009.
Participou do ?Loucos por Música? realizando shows em Salvador e Rio de Janeiro abrindo shows de artistas de renome como Chico César, Beth Carvalho, João Bosco, Margareth Menezes, entre outros.
Produtor Musical do 2o CD do grupo ?Samba Abilolado? previsto para ser lançado no primeiro semestre de 2011.

CDS
-Participou do disco ?Canto da estrada aberta? de Gilberto Mauro.
-Participou do disco ?Margens Plácidas? da Banda Sagarana.
-Produziu o CD ?Trem Tan Tan? como resultado da oficina com usuários de saúde mental do Centro de Convivência Venda Nova, lançado em 17 de dezembro de 2002 no Galpão Cine Horto. Relançou este CD em setembro de 2003 na Fundação de Educação Artística de MG.
-Criador e compositor do CD ?Enxadário: Orquestra de Enxadas? lançado em 2006.
-Participou do CD ?Dona Jandira? em 2008.
-Diretor Musical do CD ?SAMBA ABILOLADO? TREM TAN TAN.

PUBLICAÇÔES
-?Pulsão de vida? ? Jornal Estado de Minas / março/2000 / caderno PENSAR.
-Ritmo e globalidade ? Jornal O Tempo /março/2000/ caderno Magazine.
-?Navalha na Alma? - Suplemento Literário de Minas Gerais /junho de
2000.
-?Cultura do baticum? ? Jornal Estado de Minas /junho de 2001 / caderno PENSAR.
-Tambor de Língua ou Logos do Caos- suplemento Literário de Minas Gerais/ fevereiro de 2006.



BABILAK BAH ?GILSON CÉSAR DA SILVA
WWW.BABILAKBAH.COM.BR
WWW.MYSPACE.COM/BABILAKBAH
WWW.YOUTUBE.COM/BABILAKBAH
31 34966282 / 99139650


Playlists relacionadas

Home