Escurinho

Cidade/EstadoJoão Pessoa / PB
Plays1.510plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

Ouvintes e outros 6 ouvintes
Fã-clubeRicardo Machado e outros 3 fãs

Comentários

Filtrar Por:

Release

Pernambucano, de Serra Talhada. Compositor, cantor e percussionista, atua também no teatro como ator e na criação de trilhas. Sua formação musical vem da sua experiência com o pai que se apresentava cantando em festas e a convivência com as manifestações populares do interior do nordeste.
Em Catolé do Rocha quando emigrou na década de 70 fundou com alguns amigos, entre eles o cantor paraibano Chico César, o grupo “FERRADURA” marcando os festivais e shows do sertão paraibano. No começo dos anos 80, na vinda para João Pessoa, participou do grupo “Jaguaribe Carne” junto com Paulo Ro e Pedro Osmar. Nesse período, trabalhou como percussionista em varias bandas de baile, e participou da gravação de discos de alguns artistas paraibanos. No teatro foi premiado em 1992, pela criação e execução da trilha sonora do espetáculo “Vau da Sarapalha”, no XIII Festival Nacional de teatro em São Paulo. Em 2008, o artista volta a dividir o palco novamente com o cantor Chico César já com trabalho próprio, no projeto Afinidades no Sesc Santana em São Paulo.
Paralelo a sua atuação em festivais de musica e teatro, idealizou e montou em 1995, o show “LABACÉ” (palavra de origem desconhecida, mas de grande significado no vocabulário nordestino. Quer dizer barulho, algazarra, ruído, grande movimentação) de caráter experimental, dando início a uma série de apresentações em João Pessoa, cidades do interior da Paraíba e outros cidades do Nordeste.
Um ano depois, “LABACE” passa a contar com a participação do guitarrista, arranjador e compositor Alex Madureira, assumindo uma performance mais pop. Nasceu a necessidade de registrar e ampliar este trabalho com a gravação de um CD lançado em Março de 1998. O trabalho foi apresentado em shows por outras cidades além de João Pessoa, como Garanhuns (IX Festival de Inverno de Garanhuns/99), Recife (Abril pro Rock/99, PE no Rock/99/00, Pátio de São Pedro/01), Salvador (Julho em Salvador /98, Festival de Musica e Artes Olodum /99), São Paulo (Chico César e outros beradêros/98), Natal (Mada/01), com grande aceitação por parte do publico. Também já participou de programas televisos como o “Som na Rural” com o apresentador Roger de Renor, dentre outros.
Em dezembro de 2003 o artista lança o segundo cd “Malocage”, também com boa aceitação do público e da crítica. Com esse trabalho Escurinho recebeu convite para tocar no Rio de Janeiro (Projeto Palco Sobre Rodas/04), São Paulo (Itaú Cultural – Projeto Toca Brasil/04) e foi selecionado para o Projeto Pixinguinha 2004/2005, FENART/04/05 (Festival Nacional de Arte da Paraíba), Rumos do Itaú Cultural/05, IV Mercado Cultural Via Magia em Salvador/05, Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza e Cariri/06, e Feira da Música em Fortaleza/06. Em abril de 2006, assinando contrato com a gravadora Atração, lançou o seu primeiro dvd, resultado da gravação do show no projeto Toca Brasil. No mesmo ano, realizou shows na Espanha, Bélgica, Suíça e Itália acompanhando o cantor Chico César. O Princípio Básico, seu terceiro cd, patrocinado pelo BNB através do Programa de Cultura Banco do Nordeste/BNDES foi lançado em 2013. Esse ano, o artista está lançando o seu 4º cd “CIRANDA DE MALUCO Vol 1” com o patrocínio do FIC – Fundo de Incentivo a Cultura Augusto dos Anjos, e também apresenta o show do mesmo nome em praças públicas através de projeto aprovado pelo FMC – Fundo Municipal de Cultura.
Interprete performático, Escurinho traz em sua música uma poesia urbana de caráter social, numa fusão de ritmos que vai do xote ao reggae; do experimentalismo ao rock; do forró ao baião; do caboclinho ao boi de reizado; dos ritmos afros e tribais, do maracatu ao coco de embolada.

Playlists relacionadas

Contrate

Home