NELSON CHARRET

EstiloChoro
Cidade/EstadoNiterói / RJ
Plays24.092plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

Ouvintes e outros 122 ouvintes
Fã-clube e outros 9 fãs

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário
Imagem de NELSON CHARRETNELSON CHARRETViolão, Piano

Release

Nelson Charret nasceu no Rio de Janeiro, no bairro de Todos-os-Santos, em 1942. Desde sua adolescência dedicou-se ao aprendizado de violão de seis cordas, mas foi somente após sua aposentadoria que passou a encarar com seriedade este estudo. Seu amor pela música o fez visitar, em 2004, a cidade de Conservatória – a cidade da seresta, onde todos tocam um violão e cantam - situada no município de Valença, RJ
Ao conhecer os irmãos Borges, apaixonou-se pelo trabalho maravilhoso destes dois seresteiros que criaram o projeto “Em cada casa uma canção”, que consistia em inaugurar uma placa com o nome de uma música que marca para sempre a residência onde é colocada e onde os seresteiros da Serenata a cantam para os residentes que se deleitam ao ouvirem sua canção preferida os despertando na madrugada em sua porta. Naquela primeira noite, ao lado deles e de muitos outros seresteiros e de uma multidão encantada com a redescoberta do romantismo hoje quase esquecido, acompanhou a Serenata de rua (que, todas as sextas e sábados sai às onze horas do local onde ficava o Museu da Seresta que já não mais existe). A cidade e a ideia de aliar-se àqueles que defendem a música tradicional brasileira lhe cativou ao ponto de se mudar para lá em 2005, passando a integrar, a princípio, o grupo da Serenata.
Naquela ocasião, também se uniu a um grupo de músicos que apresentavam um espetáculo ao ar livre, à noite, denominado Serenoite, que lá acontece até hoje, ás sextas e sábados, às 21:30 (desde que não chova). Juntamente com os músicos Carlito, Ronaldinho do Cavaquinho, Tuniquinho, Braz, Chiquinho, Amaury, Cachorrão, Juarez de Brito, Sorriso e muitos outros passou a tocar com os diversos seresteiros, cantores de diversos estilos que se apresentavam aos turistas encantados em reviverem os bons tempos musicais brasileiros, quando nossa genuína música era muito mais valorizada.
Entre 2006 e 2009 participou diversas vezes, juntamente com Ronaldinho do cavaquinho, do show “A História do Chorinho” que acontecia nos finais de semana na Capela do Hotel Fazenda Florença. Esse show apresentava os primórdios do choro e a vida de Waldir de Azevedo.
Em 2007, começou a compor choros, serestas e sambas e concluiu que necessitava aprender mais sobre música. Assim, estudou harmonia e ritmo com o Professor Frederico Martius de Carvalho Fontella Moreira, o “Fred da flauta”, o que o capacitou a transpor para o papel as suas composições musicais.
Nos dias atuais, juntamente com sua esposa Sandra Belém Charret, uma grande intérprete da MPB, participa de diversas atividades na cidade de Conservatória: Serenoite, Serenata, Solarata, Tardarata, Chorinho na Praça e do programa de calouros anual “Eu também sei cantar”.
Nelson, até a presente data, já compôs mais de setenta choros, valsas, sambas, emboladas e músicas de bossa nova, estando em vias de lançar um CD de chorinho a ser vendido nas pousadas da cidade, cujos recursos obtidos serão destinados ao Lar dos Velhinhos de Conservatória.
No momento, divide sua residência entre as cidades de Niterói e Conservatória, onde, com sua esposa, continua a se apresentar em quase todos os finais de semana.

Playlists relacionadas

Contrate

Fernando Gaspar

(21) 7898 - 9651 | (21) 99702 - 4020https://www.palcomp3.com.br/NELSONCHARRET/