EstiloForró
Cidade/EstadoRecife / PE
Plays3.007plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

OuvintesMAX MATIAS e outros 14 ouvintes
Fã-clubeJader Frauches e outros 7 fãs

Comentários

Filtrar Por:

Release

Abimael Gomes poeta,compositor e cantor,teve sua base musical fundamentada na igreja evangélica em vista que seus pais eram cantores de coral,começou a compor desde muito cedo na transição da infância para a adolescência , Sua pluralidade criativa fez com que se adaptasse a vários gêneros musicais de modo que a partir de 2007 começou a ouvir suas musicas gravadas por vários interpretes e bandas de vários segmentos dentre os quais grupos de samba,forró estilizados e pé de serra ,duplas sertanejas,cantores românticos e também no segmento gospel.

COMO COMPOSITOR SUAS COMPOSIÇÕES,FORAM E SÃO GRAVADAS POR VÁRIOS ARTISTAS DE NOME REGIONAL E NACIONAL COMO BANDA CALYPSO,COMPANHIA DO CALYPSO,CALCINHA PRETA,MAGNÍFICOS,FORRÓ ANJO AZUL,NODA DE CAJÚ,FORRÓ SANTROPÊ, FORRÓ LIMÃO COM MEL,FORRÓ DO PISTOLÃO,BANDA PISADA SERTANEJA,EDU E MARAIAL,KIKO SALLES E JEANE,CHARLES E FABRICIO.,ELIANE DE LIMA, GRUPO DWETO.GRUPO MOLEJO.ARINA COSTA,LÉO GUILHERME,PAULO MARCIO,ALMIR ROUCHE ENTRE DIVERSOS CANTORES GOSPEL.

CONVIDADO PELO PROJETO MPB PETROBRAS NACIONAL PARA PARTICIPAR DA ABERTURA DO SHOW ACÚSTICO DO RENOMADO CANTOR E COMPOSITOR LUIZ MELODIA,NO TEATRO GUARARAPES. PARTICIPOU DO PROGRAMA CULTURAL DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE PERNAMBUCO.( ALEPE)COM O PROJETO AFRO UM CANTO PARA CADA CONTO. COM O APOIO DA SECRETARIA DE CULTURA E PATRIMÔNIO JUNTO A PREFEITURA DE OLINDA PARTICIPOU DO SARAU INTITULADO RODA AUTORAL, NO SALÃO NOBRE DOM ELDER CÂMARA ,NA BIBLIOTECA PUBLICA DE OLINDA, NO QUAL AGREGOU POETAS E COMPOSITORES PERNAMBUCANOS COM TRABALHO AUTORAL..
COMO CORDELISTA E POETA ALTERNATIVO,ESCREVEU OBRAS COMO: SÓ-LIDÃO, GOTAS DO PENSAMENTO, OS MAROMBEIROS POPAY, ZÉ DAS CABRAS ENTRE OUTRAS.
Trecho do cordel OS MAROMBEIROS POPAY

TÁ NA MODA HOJE EM DIA
UMA TÁ DE MALHAÇÃO.
MULHER LEVANTANDO PESO
TRUNCADA FEITO O CÃO.
HOMEM COM PERNA DE SIBITO
COM O CORPO INSCRITO
A UM SORVETE DE CASCÃO.

TEVE SONETO PUBLICADO NA ANTOLOGIA DE CEM ANOS DO POETA MANUEL BANDEIRA, PROMOVIDO PELA FUNDARPE PARA ESCOLAS PUBLICAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO,
Trecho do soneto que incluiu na antologia dos cem anos do poeta Manuel Bandeira

MALDITO O HALITO QUAL ME FAZ MOVER A VOZ
E O RISO ESQUELÉTICO GERMINADO DO SENTIDO
CALE-SE RITUAL DA VIDA QUE VEIO APÓS
A EXISTÊNCIA EXISTIDA POR TER NASCIDO.

ALÉM DE POESIAS PUBLICADAS EM JORNAIS DO RECIFE.

NO FINAL DE 2011 LANÇOU SEU PRIMEIRO CD AUTORAL MUSICAL, COM O TÍTULO PELAS RUAS DO BRASIL.AS DOZE FAIXAS DO TRABALHO MESCLAM ritmos EXPRESSANDO A MISCIGENAÇÃO DAS RAÇAS E CULTURAS NO NORDESTE DO BRASIL . FOCANDO UMA LINGUAGEM SONORA INDEPENDENTE.TRAZENDO DIFERENTES TIMBRES QUE JUNTOS COMPÕE UM NOVA PROPOSTA MUSICAL,SUBISTITUINDO A TUBA PELO CONTRABAIXO,E TRAZENDO O CLARINETE DENTRO DE UM CONTEXTO MAIS JEZZISTICO,INTRODUZINDO A ZABUMBA E OUTROS INSTRUMENTOS PERCUSSIVOS. COM LETRAS QUE TRATAM DA REALIDADE COTIDIANA, UNINDO ELEMENTOS UNIVERSAIS A ALGUNS SÍMBOLOS REGIONAIS DA NOSSA CULTURA. ABORDANDO QUESTÕES DE INJUSTIÇA SOCIAL E O DIA A DIA NAS GRANDES CIDADES,UMA DAS FAIXAS EM DESTAQUES É NO ÉDEN DE BRENNAND, QUE HOMENAGEIA O DESENHISTA,PINTOR ,CERAMISTA E ESCULTOR FRANCISCO BRENNAND.
TRECHO DA MUSICA; NO EDEM DO BRENNAND, DO CD PELAS RUAS DO BRASIL.

“NEM O FREUD TERIA EXPLICADO
SE A ARTE SENTASSE EM SEU DIVÃ,
PARA FALAR SOBRE OS DEDOS DE BRENNAD
E DA SUA ESSÊNCIA GENIAL.
ASSIM COMO A ARTE ARMORIAL;
EM GRANDEZAS AS DUAS SÃO IRMÃS”.







EM 2012 COMPÔS O TRABALHO MUSICAL UM CANTO PARA CADA CONTO,NO QUAL CANTA E CONTA DE UMA FORMA LÚDICA, A HISTORIA DE ALGUNS NEGROS ESCRAVOS TRAZIDOS PARA O BRASIL NO PERÍODO COLONIAL, DESDE AS VIAGENS NOS PORÕES DOS NAVIOS, A CHEGADA NAS FAZENDAS E ENGENHOS DE CANA DE AÇÚCAR,OS CASTIGOS MAIS INIMAGINÁVEIS,OS AMORES SEPARADOS,AS FUGAS PARA OS KI LOMBOS E COMO ISSO INFLUENCIOU O BRASIL DE HOJE.LEVANDO O OUVINTE A REFLEXÃO EM PROL DA LUTA PELA IGUALDADE E PELA JUSTIÇA SOCIAL.

TRECHO DA MUSICA; EU CHORO EM IORUBÁ, DO TRABALHO MUSICAL UM CANTO PARA CADA CONTO
“ ORA IOIÔ EU JURO A VOSMECÊ,
FUI LÁ PRA VÊ UM AZULÃO.
PRA QUE SUNCÊ IRÁ FURAR MEUS OLHOS,
NÃO VI SINHÁ NO RIBEIRÃO”.






ESTÁ FINALIZANDO PARA ESTE PRIMEIRO SEMESTRE DE 2015 O CD DE FORRÓ AUTORAL CONSELHO DE AMIGO,MISTURANDO ELEMENTOS RÍTMICOS COMO FORRÓ SAMBADO,FORRÓ COCADO,XAXADO,XOTE E BAIÃO.FALANDO DO AMOR , DE PAIXÕES MAL RESOLVIDAS, E DE REENCONTROS.COMO ABIMAEL SEMPRE DIZ ESSE SOM VAI PEGAR VOCÊ PELO PÉ DO OUVIDO, ATÉ A PONTA DO PÉ.” NO MAIS,PRIMANDO ACIMA DE TUDO, POR UM BELO TRABALHO DE QUALIDADE ARTÍSTICA E CULTURAL.
TRECHO DA MUSICA; UM GRANDE AMOR, DO CD CONSELHO DE AMIGO.

“UM GRANDE AMOR,
É UMA CAIXINHA DE SURPRESA NESTA VIDA.
ARDE NA ALMA COMO SE FOSSE UMA FERIDA,
QUANDO O ABRAÇO APROXIMA OS CORAÇÕES.
UM GRANDE AMOR,
ENCONTRA FORMAS PARA SE VÊ CONSTANTEMENTE,
DE MUITA COISA NÃO PRECISA SIMPLESMENTE;
SÓ QUER UM POUCO DE CARINHO E ATENÇÃO”.

E O CD DE SERESTA AUTORAL COISAS DE CASAIS QUE CONTA A HISTÓRIA DE UM AMOR QUE POUCO A POUCO VAI SE DESGASTANDO PELO CIÚME E TRAIÇÕES ATÉ CULMINAR NA SEPARAÇÃO,FICANDO O SENTIMENTO DE SAUDADE E LEMBRANÇA.
ABIMAEL TROUXE NO PROJETO COISAS DE CASAIS UMA INFLUENCIA DE MUSICA MEXICANA COM OS SOLOS DE TROMPETES . E NO RITMO UMA LEVEZA DE CHORINHO AO SOM DO PANDEIRO E CAVAQUINHO.UMA MISTURA DANÇANTE E UMA SONORIDADE NOVA PARA DENTRO DESTE GÊNERO.

TRECHO DA MÚSICA ; MENTIRAS,DO CD COISAS DE CASAIS

SE EU INVENTO VOCÊ ACREDITA
SE EU FALO A VERDADE VOCÊ IGNORA.
SE EU ME ATRASO VOCÊ ME CRITICA
ME GRITA PERGUNTA POR QUE ESSA HORA.
ME EXPLORA ME BOTA NO CANTO.
ME CHAMA DE SANTO COM A CARA DE FERA.
MAIS DESABA E DIZ QUE ME ADORA.
SE EU FALO EM IR EMBORA AÍ SE DESESPERA.

Playlists relacionadas

Contrate

Verônica Lucia

(81) 8335 - 6800 | (81) 9595 - 1186https://www.palcomp3.com.br/abimaelgomesnoforro/
Home