Ana Tereza Cunha

EstiloMPB
Cidade/EstadoSão Luís / MA
Plays1.365plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

OuvintesCarol Cunha e outros 3 ouvintes
Fã-clubeIsabel Cunha e Wanda Cunha e outros 3 fãs

Comentários

Filtrar Por:

Release

ANA TEREZA
leftPORTFÓLIO

Ana Tereza da Cunha Rodrigues ANA TEREZA,ex-integrante da dupla Carol e Ana Tereza (release abaixo), cantora, compositora, e instrumentista, professora de violão e cavaquinho, ministrou aulas particulares de violão, cavaquinho e guitarra durante 02 (dois) anos na Escola de Música Prof.ª Julieta em São Luís - MA.

ANA TEREZA, autodidata, dedica-se à música desde a infância, como participante dos Corais São Joãozinho e Amor e Vida. Foi aluna da Escola de Música do Maranhão. Com 12 anos de carreira musical, toca vários instrumentos de corda nos shows juntamente com sua irmã e parceira (Carol). Divide palcos com grandes nomes da música popular maranhense de São Luís, como Jayr Torres (guitarrista), Chiquinho França (guitarrista), Jeca (percussionista) e outros.

Além de fazer shows pelos vários cantos da cidade, dedica-se a arte de ensinar e, com o mesmo carinho com que toca seus instrumentos, procura adotar maneiras mais facilitadas para o aprendizado de seus alunos.

Atualmente, dedica-se ao curso de Música, após aprovação na Universidade Federal de Sergipe, bem como a divulgação do seu trabalho com shows em diversos cantos da cidade, tais quais: Restaurante Porto Madero, Restaurante Muratto, Museu Gente Sergipana, Toca do Índio, Shopping Riomar, Restaurante Canoas etc.

leftRelease de Carol e Ana Tereza

As cantoras Carol (Ana Carolina da Cunha Rodrigues, 31) e Ana Tereza (Ana Tereza da Cunha Rodrigues, 29), irmãs, nascidas em São Luís/MA, compõem a terceira geração de uma família de poetas, músicos e cantores. Filhas de Osvaldo Monteiro Rodrigues Filho e Isabel Cristina da Cunha Rodrigues, são netas do poeta e Membro da Academia Maranhense de Letras Carlos Cunha (1933-1990), e são apontadas pela crítica musical como a grande promessa da Música Popular Maranhense pela versatilidade e qualidade do trabalho que vêm desenvolvendo.

Elas se dedicam à música desde a infância, como participantes dos Corais São Joãozinho e Amor e Vida. Carol é formada em percussão pela Escola de Música do Maranhão (EMEM) e Licenciada em Educação Artística pela Universidade Federal no Maranhão. Cursa, presentemente, Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Maranhão. Dedica-se ao estudo de violão e instrumentos de percussão (pandeiro, zabumba, bongô, surdo, congas, ganzá, afoxé, matraca, agogô e triângulo). Ana Tereza é aluna da Escola de Música do Maranhão e dedica-se ao estudo de cavaquinho, banjo, guitarra, baixo e violão.

Em 1999 criaram o grupo de pagode Tô Que Tô No Samba com o qual conquistaram espaço nos palcos de São Luís. Em 2000 foram convidadas a participar de vários blocos tradicionais carnavalescos da cidade, mas optaram por apoiar a estreia do bloco O Príncipe da Meia-Noite.

A partir desse ano começaram a fazer apresentações nos diversos circuitos carnavalescos oficiais (Estado e Prefeitura) da capital maranhense, inclusive nos vários Vivas de São Luís (praças públicas em diferentes bairros da cidade) e, mais tarde, também, se apresentaram em temporadas juninas, em shows que passaram a ocorrer todos os anos, a partir de então.

Em 2001 criaram um grupo de samba denominado Ciranda, patrocinado por seus pais e principais incentivadores. O grupo Ciranda destacou-se no Concurso de Pagode, promovido pelo Programa Maranhão TV (TV Difusora, Canal 4/filiada SBT), quando, entre mais de 60 grupos inscritos, classificou-se em 1º lugar nas categorias de melhor música e melhor intérprete.

Em 2002 iniciaram nova trajetória: nasceu a dupla Carol & Ana Tereza, apresentando um repertório que combina clássicos da MPB, importantes nomes do samba e do chorinho brasileiros. Atuando no circuito de eventos, bares e restaurantes da noite de São Luís a partir desta data, a dupla recebeu, no final do mesmo ano, premiação na categoria Talento da Noite, no Prêmio Universidade FM promovido pela Rádio Universidade FM.

No início de 2003, no III Festival Maranhense de Músicas Carnavalescas (promovido pelo Sistema Mirante de Comunicação, Canal 10/filiada Rede Globo) a dupla recebeu prêmio como Melhor Intérprete, e a música defendida pelas irmãs (PAIXÃO E MAGIA, OH LALÁ FOFÃO, do compositor Oberdan Oliveira), classificou-se também em 1º lugar.
Carol & Ana Tereza, ao optar por um repertório eclético, continuam a fascinar o público nos eventos para os quais são convidadas, como o 4º e 5º Congressos Musicais promovidos pela Ordem dos Músicos do Maranhão (São Luís/MA, em 2003 e 2004, respectivamente), e o Show Círculo de Talento, promovido pela Rádio Universidade FM, no Prêmio Universidade FM em 2003. Prova da aceitação das cantoras pelo público se refletiu ao final de 2005, quando mais uma vez a dupla recebeu a premiação na categoria Talento da Noite, no Prêmio Universidade FM promovido pela Rádio Universidade FM.

A dupla foi selecionada como representante do estado do Maranhão para participar da IV Feira da Música 2005 (Fortaleza/CE), no período de 17 a 21 de agosto. No evento e nos shows em Fortaleza foi divulgado o CD A Fim de Você, chamando a atenção de vários meios de comunicação para entrevistas, entre eles, a TV Diário, a TV União, a TV Cultura e a Rádio Universitária de Fortaleza.

Carol & Ana Tereza deram início em 2005 à participação em todas as apresentações comemorativas ao Dia Internacional da Mulher (8 de março) entre 2005 e 2008 no Show Mulheres de Upaon-Açu, promovidos pela Secretaria de Estado da Cultura (SECMA/MA). Além disso, lançaram seu primeiro CD, intitulado A Fim de Você, no segundo semestre de 2005, num trabalho que mesclou músicas de autoria própria, de autores maranhenses e nacionais, reaggae, samba, regravação de chorinho (Urubu Malandro de Louro e João de Barro) até um sucesso dos anos 60 (Banho de Lua de F. Migliacci e B. de Filippi). Compositores como Antonio Vieira, Marcelo Guimarães, Gerude, César Nascimento, César Roberto, Glad, Carlos Cunha, Wanda Cunha, Isabel Cunha, Jarbas Nojosa e outros estão presentes neste CD (que teve produção de Marcus Lussaray).

Dando continuidade a carreira nos palcos de bares e restaurantes nas noites de São Luís e marcando presença no cenário estadual, estrearam em 10 de novembro de 2006 o show Preciso de Alguém (Teatro Alcione Nazaré) e, em novembro de 2007, participaram na I Semana de Música do Maranhão (no Teatro Arthur Azevedo, comemorativo ao Dia Internacional da Música) e promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (SECMA/MA).

Em 26/01/2008 participaram do 8º Festival Maranhense de Música Carnavalesca (promovido pelo Sistema Mirante de Comunicação, Canal 10/filiada Rede Globo) com a música Dois Carnavais (de Carol Cunha e Wanda Cunha) e, na seqüência, foram convidadas e cumpriram agenda artística nas Programações do Carnaval e do São João da Maranhensidade em 2008, promovidas pela Secretaria de Estado da Cultura (SECMA/MA).

Como reconhecimento da versatilidade e qualidade vocal e instrumental da dupla, Carol & Ana Tereza fizeram em 30/09/2008 o Show de Abertura do grupo 14 Bis (Centro de Convenções de São Luís) no projeto MPB Petrobrás promovido pela Petrobrás e Ministério da Cultura.

A dupla foi selecionada para participar da IV MOSTRA SESC GUAJAJARA DE ARTES(2009).Em janeiro de 2010 participaram do 9º Festival Maranhense de Música Carnavalesca (promovido pelo Sistema Mirante de Comunicação, Canal 10/filiada Rede Globo) com a música Beija Flor no Paraiso (de Carol Cunha e Wanda Cunha).

Em janeiro de 2010 participaram do 9º Festival Maranhense de Música Carnavalesca (promovido pelo Sistema Mirante de Comunicação, Canal 10/filiada Rede Globo) com a música Beija Flor no Paraiso (de Carol Cunha e Wanda Cunha)

Em março de 2010, realizaram show pelo Dia Internacional da Mulher promovido pela Secretaria de Desenvolvimento do Maranhão.
Em fevereiro de 2011 o CD A fim de você foi reeditado, com novo projeto gráfico de capa e encarte. Em 12 de fevereiro do mesmo ano a dupla fez show de abertura da apresentação de Adriana Calcanhoto em São Luís.

Em 26/08/11 a dupla fez show em Praça Pública no Festejo da Igreja São Luís Rei de França.

Em 23/10/11 a dupla fez show em Praça Pública no Festejo da Igreja São Francisco e Santa Clara.

Em 2012 a dupla se apresentou nos seguintes locais: no Bar Canto da Cultura, Restaurante Estrelato Grill, Oásis Beach, no Bar Feijão de Corda Botequim e outros.

Em janeiro e fevereiro de 2012 a dupla faz shows carnavalescos nas praças: Canto da Cultura, Viva João Paulo, Nauro Machado, patrocinados pela SECMA (Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão).

Em 23/08/12 a dupla fez show em Praça Pública no Festejo da Igreja São Luís Rei de França.

Em 04/09/12 a dupla participa do Sarau de “Poesia nos 400 anos” em comemoração aos 400 anosda cidade de São Luís.

Em 06/09/12 a dupla faz uma participação no musical “Cabaré”, no Teatro Alcione Nazareth, interpretando a música Ilha Magnética, de César Nascimento e Poema: Canção sem rima para uma ilha, do poeta maranhense Carlos Cunha.

Em 20/09/12 a dupla faz parte do show “Cantos e Encantos”, promovido pelo TRT-MA (Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão.), onde interpreta a música Paixão e Magia Oh Lá Lá Lá fofão, de Oberdan Oliveira. Música esta que foi vencedora do III Festival de Música Carnavalesca (2003), promovido pela TV Mirante, onde a dupla conquistou também o prêmio de melhor intérprete.

Em 05/10/12 a dupla é selecionada para a II Mostra de Música Onde Canta o Sabiá, promovida pelo SESC – MA, onde interpreta a música Tribo de poetas de autoria de Wanda Cunha e Carol Cunha. Neste projeto, foram selecionadas 12 músicas que irão compor um CD, que será lançado em 2013.

Em 12/10/12 a dupla fez show em Praça Pública, no Festejo da Igreja Nossa Senhora de Nazaré, no Círio de Nazaré -2012.

Em fevereiro de 2013, a dupla apresenta-se na Madre Deus juntamente com outras artistas, em shows carnavalescos patrocinados pela SECMA (Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão). Apresenta-se no SESC, fazendo o carnaval infantil, em duas seções.

Em março de 2013, a dupla é convidada para fazer show na Academia Viva Água pelo Dia Internacional da Mulher.

Em janeiro de 2013, a dupla é contratada para fazer show na cidade de Barreirinha/MA.

Em dezembro de 2014, a duplaé contratada para fazer show na cidade de São João dos Patos/MA.


Em dezembro de 2015, a dupla se apresenta na cidade de São João dos Patos/MA.

Em29 de julho de 2016, Ana Tereza éselecionada pela SECMA (Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão) para fazershow junino realizado na Cidade Operária, com o belíssimo show intitulado Ana e a lua. A artista que antes fazia dupla com sua irmã, Carol Cunha, inicia sua carreira solo buscando sua individualidade vocal.

Em 19 de fevereiro de 2017, no pré-carnaval, Ana Terezaatravés da SECMA (Secretaria de Estado da Cultura), apresenta o show NO Espigão, FOLIA EM 04 (QUATRO) CORDAS.

Em 27 de fevereiro de 2017, Ana Tereza faz show Carnavalesco no SESC TURISMO,atravésdo Edital de Credenciamento nº 02/2017.

Em maio de 2017, a artista é chamada para shows em festas comemorativas.


Em setembro de 2017,Ana Tereza se apresenta noCIRCUITO ESPIGÃO 2017, HABILITADA DO EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nª 07/2017/CSL/SECTUR

Em 23 de outubroAna Tereza se apresenta no Sesc Turismo por ocasião da Festa dos Comerciários, com repertório de samba.( EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 05/2017).

Emabril/2018, Ana Tereza apresenta, juntamentecom sua irmã Carol Cunha, show intitulado REENCONTRO, no Restaurante Malagueta, com casa lotada.
Em maio/2018, Ana Terezaapresenta na Praça Benedito Leite, na Feirinha de São Luís, show juntamente com sua irmã, Carol Cunha.
Em outubro/2018, Ana Tereza faz show na XVEdição da Esquina da Arte.

Playlists relacionadas

Contrate

Ana Tereza Cunha

(98) 99235 - 3885https://www.palcomp3.com.br/anaterezacunha/
Home