Tio Zé Bá e Apocalypse Reggae

EstiloReggae
Cidade/EstadoPetrolina / PE
Plays4.540plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

OuvintesMaria de Jesus Silva Almeida e outros 4 ouvintes
Fã-clubemaria samara ribeiro da silva e outros 19 fãs

Comentários

Filtrar Por:

Release

EXISTEM MUITOS SINÔNIMOS PARA A PALAVRA PERSEVERANCA, UM DELES PODE SE CHAMAR APOCALYPSE-REGGAE. FORMADA EM 1997, NA PERIFERIA DA CIDADE DE PETROLINA-PE, A BANDA FAZ UM ENCONTRO DO REGGAE ROOTS COM A UTOPIA QUE ALARDEIA A VIDA DE POBRES E POETAS. AS CANÇÕES DO APOCALYPSE TÊM ATRAÍDO UM PÜBLICO DIVERSIFICADO, PORËM SENSIVEL À GRANDES CAUSAS QUE DESAFIAM O SER HUMANO. NO PRIMEIRO TRABALHO, GRAVADO EM 2000, A BANDA APRESENTA SUA INCLINAÇÃO PARA A CRÍTICA SOCIAL E PARA A VALORIZAÇÃO DE ELEMENTOS DA CULTURA REGIONAL, O QUE FICA EVIDENTE NAS MÚSICAS %u201CDO LADO DO MORRO%u201D E %u201CSOTAQUE NORDESTINO%u201D, RESISTINDO AO PROVINCIANISMO, SEM PERDER A TERNURA. EM 2003, SURGE O SEGUNDO CD: %u201CO MAR%u201D, ONDE A AFETIVIDADE É EXPRESSA EM SUAS LETRAS E MELODIAS.
APÓS PARTICIPAR DE DIVERSOS EVENTOS NA REGIÃO, A EXEMPLO DO FESTIVAL RPV (ROCK PARA VOCÊ), SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, FESTIVAL DO RAIZ e REMIX, FESTIVAL DA PRIMAVERA (PETROLINA-PE) E DO CARNAVAL DA PARAÍBA (PALCO ALTERNATIVO), SURGE O CONVITE PARA UM INTERCÂMBIO COM UM DOS MAIS IMPORTANTES NÚCLEOS DO REGGAE NO NORDESTE: A PRAIA DE CANOA QUEBRADA (FORTALEZA-CE); TIO ZÉ BÁ, VOCALISTA E COMPOSITOR DO APOCALYPSE REGGAE, TRANSFORMA CANOA NUM LABORATÓRIO E CAMPO DE INSPIRAÇÃO PARA OS PRÓXIMOS TRABALHOS, REVELANDO A MATURIDADE E SENSIBILIDADE MUSICAL DA BANDA.
A PRESENÇA DO APOCALYPSE REGGAE NOS MOVIMENTOS EM PROL DA CULTURA AFRO-DESCENTE DESPERTA EM TIO ZÉ BÁ, MAIOR SENSIBILIDADE PARA OS TAMBORES DA MÜSICA NEGRA. FOI O TEMPERO IDEAL PARA ESSE NOVO TRABALHO DA BANDA, %u201CALÉM DO MAR%u201D, QUE SAI DA PERIFERIA CANTANDO A PAZ, O AMOR E O SONHO QUE HERDAMOS DA ÁFRICA.
O NOVO CD APRESENTA DOZE MÚSICAS GRAVADAS, A MAIORIA, NO ESTÚDIO DA BANDA, %u201CARC-RESIST%u201D. AS CANÇÕES TRATAM DE TEMAS SOCIAIS, COMO O PRECONCEITO E O AUTORITARISMO, O QUE FICA EVIDENTE NA MÚSICA %u201C25006-PE (EU NÃO SEI)%u201D; PROBLEMAS AMBIENTAIS, RETRADOS NA CANÇÃO %u201CAQUECIMENTO GLOBAL%u201D; A CONDIÇÃO DO NEGRO NA SOCIEDADE, PRESENTE NA MÚSICA %u201CTÃO NEGRO%u201D E TEMAS ROMÂNTICOS, COMO AS CANÇÕES %u201CCOM VOCÊ%u201D E %u201CVEM, VEM PRA EU TE VER%u201D. AS QUATRO ÚLTIMAS MÚSICAS DESSE NOVO TRABALHO FORAM GRAVADAS EM ACÚSTICO, SINALIZANDO O TALENTO DA BANDA PARA SHOWS NOS MAIS DIVERSOS AMBIENTES.
GILMAR SANTOS (HISTORIADOR)


Playlists relacionadas

Contrate

Tio Zé Bá e Apocalypse Reggae

https://www.palcomp3.com.br/apocalypsereggae/
Home