Banda Bué Da Fixe

EstiloAxé
Cidade/EstadoSalvador / BA
Plays19.022plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

OuvintesDila Miron e outros 11 ouvintes
Fã-clubeVinicius Rodrigo e outros 33 fãs

Comentários

Filtrar Por:

Release

BANDA BUÉ DA FIXE


Axé de cara nova.

"De onde vem esse som que não me sai da cabeça". A introdução de O Som que Vem da Rua, sucesso da Bué da Fixe, combina muito bem com a musicalidade que a banda de axé vem imprimindo no seu trabalho desde que foi criada, no primeiro semestre de 2008. Com a proposta de "fazer música boa, um show alegre com muitas surpresas", traz na liderança o jovem e talentoso Allan Spínola, de 25 anos, com 14 dedicados à música.

E Bué da Fixe, de onde vem? O nome curioso da banda é uma gíria muito usada em países que falam a língua portuguesa fora do Brasil. Significa "muito bom" ou "muito legal" e reflete a energia positiva que emana do grupo a cada apresentação.

O grupo, a princípio criado em Lisboa por Allan Spínola e amigos brasileiros, ?Os Bué da Fixe?, não tinha o som parecido com o que banda se propõe a tocar atualmente. Para Allan, a temporada em terras lusitanas seria de dois anos para, de volta ao Brasil, montar sua própria banda. Mal sabia ele que o sonho se tornaria realidade antes disso. Seu antigo patrão resolveu apostar no garoto e veio para o Brasil em 2008 para lançar a ?Bué da Fixe?, banda sensação do carnaval de 2009.

A banda iniciou sua jornada agitando a Parada Gay de Salvador em 2008 e em 16 de dezembro fez seu lançamento oficial numa festa super concorrida em Salvador, que também pode contar com a presença do MC Buchecha. Já em 2009, esteve presente no maior festival de música do país, o Festival de Verão de Salvador. Também durante o verão, agitou a cidade com os ensaios todas as sextas-feira, numa badalada boate da cidade.

Tudo isso preparou a banda para entrar com pé direito na maior festa popular do Mundo: o carnaval.
A banda puxou os Blocos Requebra, Polimania e o Broder e pode sentir toda a emoção que é participar dessa festa tão grandiosa. A multidão entusiasmada, mostrou, cantando O som que vem da rua na ponta da língua, o quanto gostou e aprovou da nova sensação da Bahia. Tanto que a banda ganhou, através de votação popular, os prêmios de Banda Revelação do Carnaval 2009 pela Rádio Piatã e Cantor Revelação do Carnaval 2009 pela Rádio Sucesso FM. E este reconhecimento ainda rendeu a indicação do cantor Allan Spinola para o Troféu Dodô e Osmar 2009 como cantor revelação do carnaval 2009.

A trajetória apenas começou. O vocalista Allan Spínola promete a todos muitos shows, de qualidade para o público baiano e brasileiro. Em fase de pré-produção, a Bué da Fixe vem preparando um novo show, com mais maturidade e buscando sempre a qualidade musical. Essa é a Bué da Fixe pra você!


ALLAN SPÍNOLA


Pode parecer prematuro falar dessa forma, mas quem já viveu seus carnavais e vê Allan em ação, percebe nitidamente que o artista carrega consigo a mesma estrela que brilha no seleto time do axé music. Além do talento, o cantor vem de uma longa trajetória musical, iniciada aos 11 anos. "Comecei a cantar em um coral na igreja Batista onde dei meus primeiros passos e aprendi bastante. A partir daí, decidi que gostava mesmo de música. Fiquei lá até os 14 anos. Em casa, desafinava com vergonha de que minha família soubesse que cantava bem. Parei de cantar por um tempo até voltar aos 18 anos, quando ensaiei uma música gospel para a missa de um tio. Toda a família ficou surpresa com a homenagem e também comigo", conta o cantor.

Vendo o talento de Allan, seus primos, que tinham um grupo de samba, convidou-o para ser vocalista da banda. A partir desse momento ele resolveu investir na carreira musical. Em 2004 foi backing vocal da banda de axé Balada Nova. ? Foi assim que cantei num trio pela primeira vez. Fiquei na banda sete meses", relembra o artista, que deu um tempo da carreira para ir trabalhar em Portugal.

Mas o melhor estava por vir e Allan nem imaginava que o sonho dele estava prestes a se realizar. Na tentativa de melhorar sua vida financeira, nosso vocalista foi morar em Lisboa, capital portuguesa, onde trabalhava em uma loja de antiguidades. Às sextas-feira freqüentava barzinhos que cantores brasileiros faziam shows e começou a fazer algumas participações. Passados alguns meses, ele se juntou com amigos e formou ?Os Bué da Fixe?. O dono da loja onde trabalhava tinha ido numa dessas noites me ouvir cantar e gostou muito. Um dia, perguntou sobre os meus planos e disse que ia me ajudar no projeto da banda de axé, se tornando meu empresário". Mas antes de retornar ao país, incentivado pelo empresário, Allan passou por uma preparação vocal, que incluiu aulas de canto lírico.

Sem restrições musicais, Allan Spínola traz como ídolos, artistas de várias vertentes da música baiana, como a cantora Ivete Sangalo, os cantores Xanddy, do Harmonia do Samba, Tatau e Luiz Caldas. "Gosto também de Chico Buarque, Simone, Rita Lee e curto muito o som de The Cranberries e Mika e Keane, meus preferidos de fora. Me espelhei muito em alguns destes", revela.

De timbre forte e presença cativante, o cantor mostra-se um herdeiro do ritmo pronto para arrastar multidões sobre um trio elétrico.



Playlists relacionadas

Contrate

Home