Estrambelhados

EstiloRegional
Plays374.264plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

OuvintesAládio Dullius e outros 1.520 ouvintes
Fã-clubeRoberta Couto e outros 96 fãs

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário
Imagem de Netto CamposNetto CamposVoz, Teclado
Imagem de Flávio JuniorFlávio JuniorTrombone
Imagem de Lucas AugustoLucas AugustoTrompete
Ver mais integrantes

Release

A banda ?Estrambelhados? representa uma nova geração musical na singular cidade de São Luiz do Paraitinga, localidade já conhecida por ser um ícone cultural paulista. Surgiu inserida em um ambiente de pesquisa da cultura popular local ? sendo todos integrantes profissionais também da área da educação e artes - auxiliando na divulgação dos grupos folclóricos, destacadamente as congadas, moçambiques, folias, zelando sempre pela continuidade da tradição musical da cidade e trazendo novas propostas.
Nascida na esteira de influências de símbolos musicais locais como: ?Paranga? ? importante grupo musical regional que participou do movimento ?Lira Paulistana? nos anos 80; Elpídio dos Santos ? principal compositor das trilhas sonoras dos filmes de Mazzaropi; e a Corporação Musical São Luiz de Tolosa ? fundada há mais de duzentos anos e que é, ainda, referência em quaisquer festas de São Luiz do Paraitinga, os Estrambelhados se colocaram a frente de um desafio: como criar uma nova musicalidade que fosse responsável pela manutenção das tradições culturais da cidade ? e da cultura brasileira ? inserida em um novo momento, frente a uma nova geração dita por tantos globalizada, massificada...?
O tão conhecido Carnaval luizense de marchinhas é um evento que vem crescendo exponencialmente e lida com esta questão da massificação cultural constantemente, contudo é mantenedor da participação popular como elemento fundamental foi o caminho mais profícuo encontrado pelos integrantes para criar uma nova banda e uma nova proposta musical.
Um dos pontos altos deste Carnaval, sobretudo do ponto da produção cultural, é o festival de Marchinhas Carnavalescas realizado semanas antes da grande festa e que existe há mais de duas décadas. Ele é o principal responsável pela composição de um acervo que já passa de duas mil canções e que engrandece este movimento. No ano de 2001, os jovens músicos que hoje formam os Estrambelhados, alcançaram a segunda colocação neste tradicional evento com a composição ?Estrambelhados? ? daí o nome do grupo ? e, passaram a ser reconhecidos pela própria comunidade como uma nova geração co-responsável pela musicalidade da cidade.
Animados com este impulso formou-se o grupo que desde então vem se apresentando em diversas localidades levando sua principal proposta: pesquisar, interpretar e recriar a cultura popular luizense ? e brasileira ? atingindo todos os públicos com uma linguagem contemporânea que não ?destrambelha? suas raízes! E isso passa pelo campo musical ? que é seu prioritário ? mas envolve propostas cênicas, de figurino, de criação de oficinas entre outras.

Playlists relacionadas

Contrate

Rafael Cursino

(12) 8111 - 0277 | (12) 3671 - 1123http://www.bandaestrambelhados.com.br/