Imagem de capa de Bando de Seu Pereira

Bando de Seu Pereira

EstiloForró
Cidade/EstadoSão Paulo / SP
Plays136.093plays
Ver mais vídeos

Comunidade

OuvintesAurilucemenezez e outros 3.536 ouvintes
Fã-clubeForroquia Banda e outros 14 fãs

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário
Imagem de Vinícius PereiraVinícius PereiraVoz, Baixo
Imagem de Carlos AmaralCarlos AmaralGuitarra
Imagem de Giba SantanaGiba SantanaPercussão
Ver mais integrantes

Release






O Bando de Seu Pereira nasce depois do estouro da barragem da Samarco (Mariana – MG), no ano de 2015. Na época, o músico - ainda exclusivamente instrumentista - e permacultor, Vinícius Pereira (Seu Pereira) foi até Minas Gerais trabalhar com as comunidades atingidas pela lama.
Nas ações, sempre coletivas, conheceu outros artistas e ativistas ambientais. Foi ali, às margens do “mar de lama” que o Rio Doce tinha se transformado, que Seu Pereira percebeu o potencial de sensibilizar e unir presente na canção e então decidiu cantar. “A cada roda na praça de cada vilarejo nós cantávamos. E o povo ia chegando, se aproximando…” conta, o músico.
Nascido em São Paulo, cidade por ele apelidada em uma de suas composições de “Capital do Nordeste”, Seu Pereira viu no forró - um ritmo popular, poético e, ao mesmo tempo, divertido, uma boa maneira de maneira de dialogar com os moradores da maior metrópole brasileira. Para ele, o forró ressoa como mensageiro dos grandes temas da capital paulista. “Além da migração que, como sabemos, ajudou a construir a cidade, o imaginário do sertão, sua seca e miséria - dais quais o migrante que foge não sem esperança, tem similaridades com a São Paulo de hoje - a ‘terra da garoa’ que cada vez mais deixa o título para trás, enfrentando clima e realidade cada vez mais áridas.” Reflete, Vinícius.
O encontro de Seu Pereira com outros 3 músicos que vinham pesquisando música tradicional brasileira com muita atenção ao forró, dá mais força a essa proposta. Forma-se então o Bando do Seu Pereira: – Vinícius Pereira (contrabaixo acústico e voz); Giba Santana e Guegé Medeiros (percuteria) e Carlos Amaral (guitarra).

Playlists relacionadas