1. Página inicial
  2. blog
  3. Aposta
  4. Conheça Lipe Valentte, revelação do arrocha novo

Conheça Lipe Valentte, revelação do arrocha novo

Por: Fernando Paul

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Fala, amante da música! Se você curte descobrir novos nomes da arte sonora brasileira, fique ligado! Aqui, você vai saber quem é o cantor Lipe Valentte, uma das grandes revelações do chamado arrocha novo

Nesse sentido, vamos detalhar a trajetória do artista, pontuando seus maiores feitos e destacando os últimos lançamentos. Além disso, também falaremos um pouquinho sobre o arrocha, esse gênero tão marcante da nossa cultura.

Este artigo promete! Portanto, continue conosco. 😉

Uma palavrinha sobre o arrocha novo

Antes de mais nada, bora entender a origem do gênero? Vamos lá! O arrocha surgiu  na cidade de Candeias. na Bahia, unindo música e dança. Assim, é influenciado por ritmos como bolero, seresta, bachata, brega, axé e forró, entre outros.

O gênero se tornou conhecido nacionalmente na década de 2000, sempre mais presente na periferia. Por isso, foi alvo de preconceito pela população de maior poder aquisitivo. Porém, rompeu diversas barreiras e hoje está presente em diversos setores da sociedade. 

O nome do gênero vem do verbo “arrochar”, que significa comprimir ou apertar. Ou seja, essa expressão foi muito usada por alguns artistas pioneiros da sonoridade, que instigavam o público a dançar coladinho. Falando nisso, alguns dos grupos e cantores que estão marcados na história do arrocha são Trio da Huanna, Ademir Marques, Asas Livres, Silvano Salles, Lairton e seus Teclados, Márcio Moreno, Pablo e Nara Costa, entre outros. 

Acima de tudo, o arrocha tem como principais características sonoras a presença de teclado arranjador, batida eletrônica, saxofone e violão. Pode ser lento ou agitado. Seja como for, costuma abordar relações amorosas, caindo como uma luva para dançar em casal.

Chamado de arrocha novo, a modernização recente do gênero foi a responsável pela sua consolidação em todo o Brasil. Refrescado por jovens artistas, como o próprio Lipe Valentte, a sonoridade tem dialogado com tendências atuais, além de usar a internet e as mídias sociais como potentes ferramentas de divulgação.

A trajetória do cantor Lipe Valentte

Lipe Valentte, nova promessa do arrocha novo
Quer ouvir arrocha novo? Conheça Lipe Valentte (Foto: Divulgação)

Felipe Valente Santos nasceu na cidade de Cametá, localizada no estado do Pará. Atualmente com 22 anos de idade, ele foi criado em Limoeiro do Ajuru, um pequeno município da região. Recentemente, mudou-se para a capital Belém.

Com o nome artístico de Lipe Valentte, ele é um artista independente que ataca em várias frentes. Em outras palavras, é cantor, compositor, digital influencer e modelo fotográfico. 

Paixão de infância

Nesse contexto, a paixão pela música surgiu bem cedo. Seu pai, Odinaldo de Novaes Santos, conhecido popularmente como Babalu Novaes, é cantor, compositor e guitarrista. Então, o pequeno Lipe cresceu envolto por sons e cantorias. Logo, passou a soltar a voz e criar suas próprias composições. Desde então, nunca se separou da música.

Dessa forma, a primeira apresentação oficial ocorreu aos sete anos de idade, no púlpito da Igreja Imaculada Conceição. Na comunidade, Lipe integrou diversos grupos musicais, além de ser salmista e participar do Coral Magnificat

Destaque em concursos

No entanto, tudo era um hobby para Lipe – até que ele resolveu participar de concursos de canto no começo da adolescência. Assim, no ano de 2012, conquistou o primeiro lugar da categoria mirim do Show de Calouros de Verão de Limoeiro, promovido pela prefeitura da cidade. Sim, desde pequeno ele já era diferenciado!

Além disso, Lipe marcou presença em eventos importantes da região, incluindo o Festival do Açaí, que tradicionalmente atrai muitos visitantes no mês de novembro. Por fim, chegou a se apresentar até em programas de TV por meio do projeto cultural Multicampiartes. Trata-se de uma iniciativa da Universidade Federal do Pará, da qual Lipe recebeu seu certificado de canto.

Carreira solo

Lipe Valentte acaba de dar o start em sua carreira como cantor solo. Dessa forma, ele lançou no último mês de novembro seu primeiro single, “Vou Dar A Volta Por Cima”. 

Disponível em todas as plataformas, a composição aposta no arrocha romântico para capturar o coração dos ouvintes. Em contrapartida, a música não abre mão da batida marcante e da produção envolvente.

O refrão gruda na cabeça e torna a faixa uma forte candidata a estar entre as mais tocadas neste verão. Saca só:

“A vida é tão bela, encontrei minha costela 

Te amo, minha cinderela 

Te amo, minha cinderela”

Baixe o app do Palco MP3 para ouvir mais músicas!

Fala para gente: muito inspiradora a história do cantor Lipe Valentte, não é mesmo? O artista tem um grande talento, uma voz envolvente e um carisma sem igual. Resultado disso, é apontado como uma das grandes revelações do arrocha novo.

Então, se você quer ouvir mais músicas desse gênero tão rico e contagiante, não perca tempo e faça o download do app do Palco MP3. Disponível tanto para  iOs quanto para Android, o aplicativo permite que você baixe músicas e discos completos, acompanhe playlists e muito mais! Por exemplo, há uma seção especial de arrocha para você se deliciar. Muito legal!

Aqui, encerramos o artigo de hoje. Valeu pela presença! Grande abraço, até a próxima. 

Fernando Paul