Cabeça de Alface

Cidade/EstadoFlorianópolis / SC
Plays51.409plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

OuvintesCLAUDIO SAFADÃO e outros 2 ouvintes
Fã-clubeBonde Sem Freio e outros 19 fãs

Comentários

Filtrar Por:
carol vidalVoz, Violão, Percussão, Gaita, Backing Vocal
aline macielVoz, Violão, Triângulo, Percussão, Backing Vocal
Luiza ItocazuXilofone, Percussão, Flauta, Backing Vocal

Release

CABEÇA DE ALFACE foi formada em 2003 por três estudantes de Letras da UFSC, Aline Maciel, Carol Vidal e Thiago "Blanchot" Pires. As letras compostas têm influências da corrente literária Nonsense da qual fazem parte os escritores Lewis Carroll, autor de Alice no País das Maravilhas, Edward Lear (The Book of Nonsense) e Samuel Beckett (Esperando Godot). A maior influência musical são Os Mutantes. Cabeça de Alface possui mais ou menos 30 composições próprias passando por vários gêneros musicais: rock, punk-rock, samba, blues, bossa-nova, rock psicodélico, música árabe e espanhola.

Aline, Carol e Thiago tinham em mente não apenas formar uma banda mas achar uma maneira de expressar a linguagem do absurdo, divulgar o nonsense e também unir elementos que mostrassem que podemos ousar de nossa linguagem das mais diversas formas, sabendo que o dicionário não é o limite. A música “O Percevejo”, de autoria dos três, foi a primeira de muitas composições que mais tarde surgiriam da produtiva parceria entre Aline e Carol.

Com a entrada do baixista Rodrigo, o grupo começou a trabalhar nos arranjos das músicas, mas logo Rodrigo deixou a banda. Thiago também saiu para formar mais tarde o Vomitorama. Aline e Carol seguiram com a banda e se apresentam no Bar Flamengo em outubro de 2003. Na busca de um baixista a banda chamou Marcelo "Farinha" que também contribuiu para os arranjos e ajudou a compor "Junqueira" mas logo Marco Aurélio o substituiu e passou um longo período com o Cabeça de Alface. Em 2004 o baterista Renê entrou na banda. O grupo passou a ensaiar semanalmente o que resultou em mais experiência musical. Junto com essa experiência, Aline e Carol decidiram que a forma acústica seria mais adequada à proposta da banda, direcionando o foco para a letra das músicas. A flautista Luisa “Tibicina” já comparecia aos ensaios semanais, mas somente com a proposta de uma música acústica que os arranjos de flauta puderam ser melhor trabalhados.

A formação atual é Aline Maciel (vocal, violão e percussão), Carol Vidal (vocal, violão e harmônica) e Luísa Tibicina (flauta transversa).




Discografia

* Pure Super Nonsense - demo (2003) - CD


Shows Prinicpais

* Auditório Henrique da Silva Fontes - CCE - UFSC (Jul, 2003)

* Performance de "O Percevejo" - Festa da Revista Poité -
Café Matisse (Ago, 2003)

* Bar Flamengo - Monte Verde - Florianópolis (Out, 2003)

* Oficina "Música no ensino da cultura latina"
(XVIII Semana de Letras) - UNIVALI - Itajaí (Out, 2003)

* Festa no Básico - CCE - UFSC (Nov, 2003)

* Auditório Henrique da Silva Fontes - CCE - UFSC (Dez, 2003)


Mídia
* Entrevista no programa Ponto Som - TV Capital (Out, 2003)


Playlists relacionadas

Contrate

Home