Caixa Acústica

EstiloJazz
Cidade/EstadoTeresópolis / RJ
Plays42.573plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

OuvintesLeão Prosa e outros 187 ouvintes
Fã-clubeRoselves Alves e outros 100 fãs

Comentários

Filtrar Por:
Rodrigo VeigaBateria
Antonio RibeiroSaxofone, Flauta
Arthur De PallaBaixo
Ver mais integrantes

Release

A história do Quarteto Caixa Acústica se inicia em 1999, quando 4 amigos decidiram, percebendo que tinham afinidades musicais entre si, formar uma proposta de sonoridade que, em primeiro lugar, agradasse aos próprios integrantes e, então, se refletisse no trabalho. Daí surge então, outro instrumentista e, o antes quarteto, torna-se Quinteto Caixa Acústica.
A partir daí a união destes cinco instrumentistas interessados em fazer boa música fez surgir o Quinteto Caixa Acústica. Sendo todos os integrantes do Quinteto grandes apreciadores da boa música instrumental e popular brasileira.
No inverno de 2000, o Quinteto gravou seu primeiro CD Demo, no Manhattan Studio, no Rio, para que pudesse mostrar seu trabalho de forma mais eficaz e também para que parte da sonoridade do momento ficasse ali registrada.
O Quinteto Caixa Acústica possuía, na época, diversos meios de divulgação, entre eles: cartazes, cartões, site, apresentação digital, demonstrando dinamismo e vanguarda.
No final do ano de 2005, dois integrantes da antiga formação: Antônio Ribeiro (sax e flauta) e Rodrigo Veiga (bateria), resolveram reativar as atividades do Quinteto Caixa Acústica, suscitando em todos que já haviam acompanhado o grupo, a expectativa de vê-lo em atividade novamente.
No início de 2007, o Caixa Acústica reativou sua presença na Internet %u2013 inativa desde 2003 com a saída de seu site do ar %u2013 através do grande portal de música, o famosíssimo MySpace. Através do Space Caixa Acústica (www.myspace.com/caixaacustica), já foram agendados diversos shows e a partir de janeiro, está prevista uma tournée pela Europa.

No ano de 2007, o Caixa Acústica abriu o festival VISA de Jazz na Região Serrana do Rio de Janeiro. Além desta, foi convidado pelo segundo ano consecutivo para abrir o Festival SESC de Inverno em toda a região, contando com grande presença do público e aclamação da crítica.
No mesmo ano foi assunto de matéria na revista especializada em instrumentos de sopro Sax & Metais (edição setembro/07), aclamado como grupo revelação no cenário instrumental brasileiro.

O Quarteto também foi convidado por Vanja Santos, cantora brasileira atuante na Dinamarca, para integrar sua banda na tournée que fará pelo Brasil a partir de dezembro em cidades como Rio, Brasília e São Paulo.

FORMAÇÃO:
Bateria %u2013 Rodrigo Veiga

Iniciou seu interesse pela música na igreja, começou seus estudos em Teresópolis. Rodrigo logo percebera a necessidade de estudar fora. Recebeu ensinamentos de grandes ícones da música brasileira, como Márcio Bahia e Èlcio Cáfaro. Músico de crescente destaque no meio instrumental, já acompanhou artistas como Victor Biglione, João Castilho, Ronaldo Diamante, André Rodrigues, Alex Rocha, Paulo Midosi entre outros. Rodrigo é aclamado pelo meio como uma das revelações na bateria, tanto por sua sofisticação quanto por sua mobilidade para transitar em diversos estilos diferentes. Foi músico fixo integrante da turnê %u201CPra Sempre Elis%u201D que correu Portugal, com shows em casas de grande renome como Teatro Tivoli e Sá da Bandeira em 2007. É endorsee da marca de tênis para bateristas UrbanBoards, estando ao lado de outros músicos como Cláudio Infante, Dennis Chambers, Aquiles Priester entre outros. Participou da gravação de álbums de artistas de grande renome, como Carlos Papae (compositor da música Noite Traiçoeira) e também atuou em gravações com o grupo Kades Singers, consagrado grupo vocal evangélico. Rodrigo Veiga é atualmente um dos endorsees dos tênis para bateristas UrbanBoards (www.urbanboards.com.br), estando ao lado de bateristas como Dennis Chambers, Cláudio Infante e outros na representação da marca pelo mundo.

Sax Alto e Flauta - Antônio Ribeiro

Observando diversos músicos na igreja que freqüentava, Antônio Ribeiro despertou certo interesse pela música e escolheu, como instrumento de iniciação, a flauta.
Após alguns anos dedicados ao estudo da flauta em diversos modos galgou novos passos, passando então para o sax alto, explorando toda sua musicalidade e ampliando seu repertório, passando a percorrer os caminhos do pop, fusion e do brazilian jazz. Já tocou com artistas como Zeppa (guitarrista do Jorge Vercilo), além de participar de vários projetos de música no Estado do Rio. Atua também como produtor, onde já produziu apresentações de Paulo Calasans, Carlos Balla, Arthur Maia, Fernando Vidal entre outros expoentes da música brasileira.

Teclados %u2013 Henrique Branco

Também iniciando sua vida musical através da vertente gospel, Henrique aperfeiçoou seus conhecimentos em diversos lugares e com os mais variados mestres de piano e teclado. Entre eles Rogério Vieira, Adriano Souza e Marco Brito %u2013 este último, tecladista do Ivan Lins. Já foi chamado inúmeras vezes para atuar como tecladista com artistas de renome do meio gospel. Tem desenvolvido trabalhos na área de standards de jazz, acompanhando diversos artistas e passou a acompanhar o Caixa Acústica a partir do início de 2007.

Baixo %u2013 Arthur de Palla

Um dos mais novos integrantes do Caixa Acústica, também é jovem na idade, mas experiente no meio musical. Arthur de Palla, baixista, já estudou guitarra e contra-baixo com nomes conceituados do meio musical e recebeu grande influência de seu pai, também baixista, Claussi Ramos. Além de seu pai, recebe influências também de Richard Bona, Marcus Miller, Mark King, Arthur entre outros. Destaca-se por sua velocidade e precisão técnica, além de um excelente e amplo repertório de improviso.

Playlists relacionadas

Contrate

Antônio Ribeiro

(21) 9220 - 5325http://www.myspace.com/caixaacustica
Home