Carla Gomes

Carla Gomes

EstiloMPB
Cidade/EstadoBelo Horizonte / MG
Plays25.355plays

Comunidade

OuvintesRodrigo Lorenzato e outros 74 ouvintes
Rodrigo LorenzatoRodrigo LorenzatoRodrigo LorenzatoRodrigo LorenzatoRodrigo Lorenzato
Fã-clubeMarco Alves e outros 74 fãs
Marco AlvesMarco AlvesMarco AlvesMarco AlvesMarco Alves

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário

Release

Carla Gomes
O Brasil é o país das cantoras e Carla Gomes se destaca por sua brasilidade. Nascida em Belo Horizonte, e formada nos bares e casas de shows da capital de Minas Gerais, essa moça de voz que conquista tem a ginga e o suingue no sangue, o samba e o pop no pé e, na cabeça, a tranquilidade de quem sabe o que faz, aquela que o verdadeiro filho da pátria amada deve ter.
Compositora de belas canções, intérprete com personalidade de músicas que não foram hits (mas agora prometem ser) e violonista (autodidata) de mão cheia, a artista mineira está lançando o seu primeiro disco, O Tempo Sou Eu. Com produção de Liminha, um dos responsáveis pelo sucesso de muitas feras do nosso país, o álbum é 100% brasileiro.
A paixão pela música brasileira despertou na época em que Carla Gomes começou a cantar e a tocar violão, aos 12 anos. Primeiro, na Capela de São Pedro, na comunidade da vila Ventosa, onde morava. Depois, com a ajuda das revistas de cifras, aprendeu seus primeiros acordes de Legião Urbana. Em 1997, conheceu aquele que seria seu primeiro parceiro: Bercy. Com ele, vieram as primeiras experiências tocando na noite. Clube da Esquina, Pato Fu, Marisa Monte, Chico Buarque, João Bosco, Tom Jobim e João Gilberto permearam o repertório da artista, que, depois, conseguiu espaço em projetos culturais e teatros para mostrar seu talento, inclusive no samba.

Em 2011, no Rio de Janeiro, Carla Gomes ganhou o prêmio no Festival Carioca da Gema voltado para novos talentos do samba. Junto, vieram outros trabalhos, entre eles a primeira atuação da artista no musical Zumbi, de Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal, dirigido por João das Neves.

Toda essa experiência serviu para Carla virar uma voz a serviço da música do nosso país. Patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, o CD O Tempo Sou Eu é uma prova disso.

O disco

O Tempo Sou Eu começa com uma releitura do pop mineiro. A primeira faixa do disco é Baixada News, uma composição de Samuel Rosa e Chico Amaral gravada pelo Skank em seu primeiro disco e que já fazia parte do repertório da cantora. Para compor essa atmosfera, Carla e Liminha convidaram ninguém menos que os músicos do Cidade Negra (Toni Garrido, Lazão e Bino Farias).

Em Sem Cais, composição de Caetano Veloso em parceria com Pedro Sá, Carla Gomes abusa do suingue e do soul, conquistando um excelente resultado. Não era pra menos. Além da doce, mas potente voz de Carla e de seu violão, a faixa conta com o auxílio luxuoso de Fernando Vidal nas guitarras, Stephan San Juan na bateria, Marcos Suzano na percussão, Rodrigo Tavares nos teclados, além de Liminha tocando baixo, violão, guitarra e percussão (programação MPC).

Só Eu e Mais Ninguém é um pop suingado inédito de Vinícius Cantuária e merece atenção: "Igual navegar amar é preciso", canta Carla. A releitura de Se Você, de Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra, virou um ijexá diferente. Dengo, Cafuné Chamego é um sambalanço assinado por Pretinho da Serrinha, Rogê e Gabriel Moura, trio responsável por vários hits radiofônicos. A gravação contou com a participação de Serginho Trombone. 4 Horizontes é um samba composto por Pedro Luís e Lenine que ganhou interpretação intimista na voz de Carla Gomes e no pandeiro de Marcos Suzano.

O bloco de composições de Carla Gomes não é maior do que o de releituras, mas é tão potente quanto. Tanto nas canções que assina sozinha quanto nas parcerias que fez com Liminha durante o processo de gravação, há personalidade e unidade. A primeira que aparece no disco, O Tempo Sou Eu, dá nome a esse trabalho porque explica tudo. "A pele negra marrom chocolate / Vento afoito me rouba o telhado / Coração forte de sangue vermelho / Abro a porta pro tempo que chega", canta Carla, abrindo portas e janelas para a realização desse projeto que tanto sonhou.

Carla se mostra bastante também em Com Calma: "Sempre com calma vou viver assim bem de mansinho", entoa a moça tímida que vem conquistando seu espaço bem devagarzinho, quietinha como uma boa mineira faz. Tenho Você é promessa de hit em qualquer rádio de música brasileira: parceria com Liminha, a canção começa com "Laraiá" e "Ieraiê" que hipnotizam e levam o ouvinte a se deliciar mais ainda com a belíssima letra da dupla. Também de Carla e Liminha, Saber Melhor Quem é Você é uma música pronta para o sucesso.

A mensagem final está na penúltima canção do disco e a última de Carla Gomes do repertório. "Acredite nos teus olhos que miram", diz a letra de Acredite. Como uma boa filha da terra adorada, Carla Gomes mirou e acertou em cheio! Tempo Sou Eu tem tudo para colocar a artista no posto de revelação da música brasileira.

Swing e sensibilidade são marcas registradas no trabalho desta mineira de Belo Horizonte que vem se destacando no cenário musical mineiro e conquistando público por onde tem se apresentado.
Contatos:
55-31-3075-1007
55-31-8675-9482
contatocarlagomes@yahoo.com.br
www.carlagomesmusica.com.br

Playlists relacionadas

Contrate

Carla Gomes

(31) 3075 - 1007 | (31) 8675 - 9482http://www.carlagomesmusica.com.br/