Cecitônio Coelho

EstiloMPB
Cidade/EstadoVitória / ES
Plays29.892plays
VER TODAS AS MÚSICAS
Ver mais vídeos

Comunidade

OuvintesCarlos Alexandre e outros 27 ouvintes
Fã-clubeMarianne e outros 76 fãs

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário
Imagem de Cecitônio CoelhoCecitônio CoelhoVoz, Violão, Cavaquinho
Imagem de Datan CoelhoDatan CoelhoFlauta
Imagem de Otávio RibeiroOtávio RibeiroBaixo
Ver mais integrantes

Release

O músico e compositor Cecitônio Coelho, nascido aos 11 de maio de 1964 na cidade de São Mateus, norte do Espírito Santo. Filho de Zulmira Ferreira e Oraldo Coelho, ex-maestro da "Lira Mateense" banda penta-campeã dos encontros de bandas civis no estado, regida desde 1975 pelo seu irmão Datan Coelho. Cecitônio Participou de um programa de calouros promovido por uma banda de baile local, que aconteceu de dezembro de 1975 á setembro de 1977 tendo sua final no parque de exposição dentro da festividade distrital de São Mateus, conquistando o primeiro lugar com a música "Serafim e seus filhos" de Rui Maurity.
Em 16 de junho de 1978 Cecitônio e seu irmão Datan Coelho, fundaram o Regional Pizindim, grupo de chorinho e gafieira onde Cecitônio tocava cavaquinho e violão. Pizindim, apelido de Pixinguinha foi o nome escolhido por se tratar de um dos mais importantes nomes da nossa música instrumental, e também por se encaixar com a proposta do grupo.
Em 1979 o regional passou a se chamar "Banda Pizindim", com proposta de baile e modificações como a inclusão de baixo, guitarra e cantores, alem de incluir no repertório, músicas de Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Banda de Pau e Corda, Quinteto Violado, e alguns sucessos populares, adaptados em arranjo regional, com shows em todo o estado do Espírito Santo, norte de Minas Gerais e sul da Bahia.
Em abril de 1980 participou como músico, cantando e tocando trompete e guitarra na peça "Os Palhaços Não Podem Morrer" do GRUMATA (Grupo Mateense de Teatro Amador) que venceu o Festival de Teatro Amador de Vitória naquele ano, se apresentando no Teatro Carlos Gomes, com os atores Euclides Rampineli Filho e Antônio Eduardo Barbosa.
A peça se passava no picadeiro de um circo, com bandinha executando marchinhas tradicionais, com flauta, violão, guitarra, contrabaixo, trompete, trombone, bateria e voz. Na bandinha de circo, Cecitônio tocava violão e trompete, além de cantar as canções; "Sonhos de um Palhaço", de Antônio Marcos, e "Somos Todos Iguais Nesta Noite", de Ivan Lins, acompanhado por Datan Coelho (flauta transversal e trombone), Bené (contrabaixo e guitarra) e Valdir Batera (bateria).Cecitônio Coelho permaneceu na Banda Pizindim como cantor e guitarrista até 27 de julho de 1992 quando decidiu seguir carreira sólo, tocando em bares e restaurantes em Vitória e Vila Velha.
Além da banda Cecitônio produzia suas composições e participou do primeiro festival da canção da cidade de Montanha em 1979 com o blues "O Guarda Maluco" de Datan Coelho. Participou dos festivais em Pinheiros até setembro de 1988 sendo premiado em todos, sendo mais importante, o que aconteceu no ano de 1987 conquistando o terceiro lugar com "A Dona da Calçada" composição de sua autoria, o segundo lugar e melhor arranjo com "Mato", sua canção com texto de Datan Coelho.
No dia 4 de Dezembro de 1993 de volta aos festivais, aconteceu a final do primeiro festival da canção de Boa Esperança (ES), e lá estava Cecitônio com a canção "Estrela Morena" de sua autoria, conquistando o primeiro lugar e melhor arranjo.
Cecitônio Coelho montou o "Show Vitória" apresentado no dia 25 de Setembro de 1998 na FAFI, nos dias 7 e 8 de Novembro de 1998 no Teatro Carlos Gomes, no dia 17 de Janeiro 1999 na Arena de Camburí em Vitória / ES e no dia 4 de Fevereiro de 1999 na Praia de Gurirí em São Mateus dentro do projeto cultural promovido pela Petrobrás.
No ano de 2000 apresentou o autoral "Show Vitória" no Teatro Metrópolis da UFES dentro do projeto "Quinta Nossa Musical", além de participar dos shows de Danilo Diniz, Dennise Pontes e Márcia Coradine dentro do mesmo projeto, que vem incentivando artistas e bandas capixabas, dentro do circuito universitário, com seu espaço aberto aos trabalhos autorais.
Em 2000 / 2001 participou de gravações das cantoras Simone Itaboray e Márcia Coradine, além de ter sua música "Tapete Mágico" no CD "Atmosfera Clara" e a música "Corazón Arrebatador" no 2° CD da cantora e compositora Dennise Pontes, que assina os textos.
Em julho de 2001 Cecitônio participou da gravação de uma faixa do CD da cantora e compositora Nô Stopa, filha do cantor Zé Geraldo, à convite do músico Alexandre Lima da banda Manimal, que é produtor musical do CD. Cecitônio Coelho, gravou dois violões de base e sólo, e o CD conta ainda com participações de outros músicos capixabas.
Em 19 de Novembro de 2004 Cecitônio Coelho participou de uma palestra sobre "cordel" com o poeta maranhense; Jorge Sales, dentro do projeto "Conversa com o Escritor" com os acadêmicos de Pedagogia e Biblioteconomia da IESP/UNIGRAN em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. No dia 20 de Novembro, se apresentou no "Teatro Fernanda Montenegro" em show de composições próprias, onde aconteceu o lançamento do livro; O Reino Encantado do Cordel "A Cultura Popular na Educação" do escritor Rubenio Marcelo, que é titular da cadeira nº 35 e Secretário-Geral da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. No domingo dia 21 de novembro, Cecitônio se apresentou na residência de Pierre Adri, editor da revista "Destaque" que cobre o meio sócio-político-cultural do estado de Mato Grosso do Sul, onde aconteceu o lançamento do CD "A Arte Maior de Rubenio Marcelo e Jorge Sales", sendo que Cecitônio atua como intérprete, músico e arranjador em quatro faixas.
Cecitônio Coelho integrou a caravana IV do "Projeto Pixinguinha 2005" acompanhando a cantora Marcela Lobo pelas regiões Centro-Oeste e Norte, onde seguiram; Zé da Velha (tocava com Pixinguinha) e Silvério Pontes (tocava na Banda Vitória Régia do cantor Tim Maia), acompanhados pelos músicos; Charles da Costa, Alessandro Couto Cardoso e Netinho do Pandeiro.
Na Caravana IV (centro-oeste/norte) seguiram também o cantor Marcos Sacramento, acompanhado pelos músicos; João Hermeto e Rodrigo Jesus, todos do Estado do Rio de Janeiro. Cecitônio Coelho interpretou cordéis da parceria; Jorge Sales/Rubenio Marcelo/Cecitônio Coelho em show autoral _ sexta-feira, dia 11 de janeiro de 2008 na Fundação Casa de José Américo, localizada na Av. Cabo Branco, nº 3336 - Cabo Branco _ João Pessoa/PB.
A quatro anos, participa do GRUPO ILHA que toca exclusivamente sambas de Chico Buarque, João Nogueira, Paulinho da Viola, Candeia, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa, Martinho da Vila, Adoniran Barbosa, entre outros, configurando "A Nata do Samba" e teve seu show apresentado no FEMUSQUIM _ Festival de Musica de Botequim (Morro dos Alagoanos/ES), no Palco Aberto Para o Samba (Teatro Carmélia/ES), no Armazém (Porto de Vitória/ES), e participou do programa "Eu Sou o Samba" exibido pela TVE.
Entre os meses de Setembro e Outubro de 2008 Cecitônio Coelho participou da gravação do CD 2009 dos sambas enredos das escolas de samba de Vitória/ES, como arranjador e violonista de 6 e 7 cordas no Studio Scala.
No dia 21 de Outubro de 2008 Cecitônio Coelho participou do Show ELBA RAMALHO A FLOR DA PARAÍBA _ Concebido e Dirigido por Juca Fardin _ Convidada Especial: Elba Ramalho _ Participações Especiais: Marcela Lobbo (voz), Jully Victória (voz), Idalina Dornelas (voz), Dennise Pontes (voz), Cecitônio Coelho (violão de 7 cordas), Mirano Schuler (acordeon), Coral Infantil (30 crianças da Rede Municipal de Viana) e 5 coreografias com alunos da rede municipal de Viana e de Vitória. Realizado no Teatro Municipal de Viana/ES, no dia 21 de outubro de 2008 às 15:00 h. _ Direção Musical: Cecitônio Coelho.
No dia 5 de Dezembro de 2008 Cecitônio Coelho participou como arranjador e violonista, além de interpretar a música "São Benedito" na gravação do CD & DVD "Cantos de Vitória" com criações musicais de alunos do ensino fundamental de Vitória/ES. Este projeto foi realizado pelas Secretarias de Educação, de Turismo, pela CDV (Centro de Desenvolvimento de Vitória) e Prefeitura Municipal de Vitória/ES.
No dia 10 de Dezembro de 2008 Cecitônio Coelho participou como violonista do show da cantora Marcela Lobbo com a dupla gaúcha Kleiton e Kledir dentro do Projeto Seis e Meia no Teatro Carlos Gomes em Vitória/ES, com direção da Cajú Produções.
No dia 19 de Dezembro de 2008 Cecitônio Coelho participou do show da cantora Dennise Pontes em homenagem à Clara Nunes no Teatro do Sesi, sito à Rua Tupinambás, n° 240, Jardim da Penha_VitóriaES. Participaram os músicos; Cecitônio Coelho, no violão, Roger Bezerra, no teclado, Gleydson Santos, no cavaquinho, Marlon Aloyr, na bateria, e Kássio, na percussão.
No dia 11 de Março de 2009 Cecitônio Coelho participou do show das cantoras Dennise Pontes e Fátima Guedes, dentro do Projeto Seis e Meia no Teatro Carlos Gomes em Vitória/ES, com direção da Cajú Produções.
No dia 13 de Maio de 2009 Cecitônio Coelho participou com o GRUPO ILHA, acompanhando as cantoras Vera da Matta e Dona Ivone Lara, dentro do Projeto Seis e Meia no Teatro Carlos Gomes em Vitória/ES, com direção da Cajú Produções.
No dia 20 de Maio de 2009 Cecitônio Coelho participou do show "Tributo a Bezzera da Silva" com as participações do compositor e humorista Dicró e do filho de Bezerra da Silva, Tuca da Silva (Thálamy), realizado no Teatro Carlos Gomes em Vitória/ES, com direção de Elaine Rovena.
Nos dias 10 e 11 de Setembro de 2009 Cecitônio Coelho participou do 13° FEMUSQUIM (Festival de Música de Botequim) no Morro dos Alagoanos em Vitória/ES, com o Grupo Ilha, a cantora Vera Da Matta e o cantor Ataulpho Alves Junior.
No dia 12 de Setembro de 2009 Cecitônio Coelho participou do Show da cantora Andrea Ramos com o Grupo Ilha na abertura do show de Martinália no Ginásio do Álvares Cabral em Vitória/ES.
Entre os meses de Setembro e Outubro de 2009 Cecitônio Coelho participou da gravação do CD 2010 dos sambas enredos das escolas de samba de Vitória/ES, como arranjador e violonista de 6 e 7 cordas, e violões aço no StudiUsina.
No dia 23 de Outubro de 2009 Cecitônio Coelho participou do Show de lançamento do CD Simplesmente da cantora e compositora Simone Itaboray. O álbum contém 11 faixas, apresentando composições próprias e de parceiros como Cecitônio Coelho, e inclui canções de compositores nacionais como; Flávio Venturini, Kleiton e Kledir, e Tribo de Jah.
No dia 11 de Novembro de 2009 Cecitônio Coelho participou do show das cantoras Jully Victória e Luciana Mello, dentro do Projeto Seis e Meia no Teatro Carlos Gomes em Vitória/ES, com direção da Cajú Produções.
No dia 2 de Dezembro de 2009 o Dia Nacional do Samba foi comemorado na Ilha do Samba, em Vitória, abrindo a ?II Mostra Capixaba do Samba: O Carnaval do Brasil começa Aqui?, organizada pela prefeitura da Capital.
Um grande show, com direção musical de Cecitônio Coelho, que reuniu as cantoras Vera da Matta, Dennise Pontes, Teresa Cristina, Jully Victória, Juana Zanchetta, Dorkas Nunes, o sambista Edson Papo Furado, e ainda a participação da Escola de Samba de Unidos de São Torquato.
A Ilha do Samba fica na Ilha da Fumaça (entrada em frente ao INSS, na Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, Bento Ferreira, Vitória).
No dia 16 de Dezembro de 2009 Cecitônio Coelho acompanhou o sambista Lajota da Velha Guarda do Samba Capixaba e o cantor e compositor Monarco da Portela no Armazém Porto da Codesa no centro de Vitória/ES.
No dia 20 de Fevereiro de 2010 Cecitônio Coelho participou do Projeto CORDAS, idealizado e criado por Marcelo Ribeiro (violão 6 cordas), com Cecitônio Coelho (violão 7 cordas), Ricardo Mendes (violão 6 cordas).
O Repertório consiste em músicas instrumentais para violões, como; Paco de Lucia, Al Di Meola, John McLaughlin, Gipsy Kings, chorinho e música popular brasileira.
O Cordas apresentou-se pela primeira vez na inauguração da empresa espanhola de mármore Consentino no dia 23 de fevereiro de 2010 e no dia 26 de Fevereiro de 2010 durante o Jantar de Honra oferecido pela TV Vitória/Record ao Grupo Itapemirim e Chocolates Garoto em Guarapari_ES.
O Cordas apresentou-se no dia 23 de Março de 2010 e apresenta-se no dia 20 de Abril de 2010 às 20:00h. no Day By Day localizado na Rua Eslebão Linhares (esquina com a Rua Joaquim Lírio), n° 15, loja 8 - Telefone: (27) 3227-1734 _ Shopping Day by Day na Praia do Canto_Vitória/ES.
O Cordas apresentou-se no dia 9 de Abril de 2010 na festa de reabertura do IATINHO no Iate Clube do Espírito Santo localizado na Rua Sagrado Coração Maria - Praia do Canto_Vitória/ES - Tel.: (27) 3225 0422
Cecitônio Coelho participou do Projeto "Agora às Sete" no show do cantor e compositor acreano Sérgio Souto com abertura do Grupo Moxuara no dia 14 de Julho de 2010 no Theatro Carlos Gomes em Vitória/ES, com direção da Cajú Produções.
Cecitônio Coelho participa do Projeto "Agora às Sete" no show de Rogerinho do Cavaco com Jair Rodrigues no dia 8 de Setembro de 2010 no Theatro Carlos Gomes em Vitória/ES, com direção da Cajú Produções.
Atualmente, Cecitônio Coelho vem trabalhando na finalização do CD "PEDACINHOS DO BRASIL" que tráz composições próprias com arranjos de Datan Coelho e as participações especiais do Grupo Moxuara e da cantora Dennise Pontes _ com patrocínio da Lei Rubem Braga.

Playlists relacionadas

Contrate

Cecitônio Coelho

(27) 3314 - 1535 | (27) 9805 - 9250http://www.cecitonio.xpg.com.br/