Imagem de capa de Cristina Madeira
Cristina Madeira

Cristina Madeira

Plays893plays

Comunidade

OuvintesGerlanio Fortunato e outros 52 ouvintes
Gerlanio FortunatoGerlanio FortunatoGerlanio FortunatoGerlanio FortunatoGerlanio Fortunato
Fã-clubeHeheff159 e outros 3 fãs
Heheff159Heheff159Heheff159

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário

Release

Cristina Madeira é uma cantora e compositora portuguesa, sua principal referência é o Fado.É, de há alguns anos a esta parte, uma voz promissora do Fado, essa corrente coletiva, que representa a essência da identidade e da alma portuguesa, reconhecida pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade.
A sua única atividade foi e será sempre sobre a cultura que envolve o vasto universo do Fado. Estamos a falar de Carla Cristina Madeira de Sousa, nome artístico, Cristina Madeira, que nasceu em Lisboa, Bairro Alto, em 17 de Abril de 1969.
Sua intimidade com o Fado começou muito cedo. Ao ouvir Amália Rodrigues, Cristina sentia uma mistura de alegria e tristeza, mas não sabia discernir o que prevalecia nesta explosão dos sentimentos. Esta menina nascida em pleno coração do Bairro Alto sempre soube que o seu destino estava na música.
Detentora de uma voz que se demarca desde tenra idade, o primeiro contacto com o mundo artístico, foi no ano de 1978, tinha a Cristina Madeira apenas 8 anos de idade. Pela primeira vez cantou nos arraiais dos Santos Populares, em Lisboa, pelas Festas da Cidade até ser convidada, em 1979, para cantar o Fado para os idosos, nas festas organizadas pela Junta da Freguesia do Bairro Alto. Paralelamente, esteve também envolvida no canto lírico, no Coro da Capela Nossa Senhora de Bonança, no Largo do Rato.
Quando canta entra noutro universo, porque o Fado para Cristina tem uma envolvência profunda e muito especial que nasce na pureza profunda da sua alma e se envolve através da sua expressão facial e gestual com o público, que apesar de não entenderem o português, sentem a melodia do seu Fado. Na verdade a riqueza destas duas linguagens, a verbal e a não-verbal, conseguem penetrar fundo no público de Cristina Madeira.
Dos fadistas que admira, a primeira preferência vai para Amália, esta grande Senhora, que nos deu a conhecer ao mundo na sua maravilhosa voz, onde cantou as suas próprias composições e os poetas como Camões e Pessoa, entre outros. Amália foi e é a sua maior cúmplice, a fonte inesgotável que a tem levado pela vida fora até aos dias de hoje.
A interpretação do seu Fado tem sido em redor das Casas de Fado, Lisboa. Tem também atuado em eventos privados epúblicos, bem como em
espetáculos noutros países, como o Brasil, Marrocos, Espanha, Itália, Alemanha, Áustria, Itália e Roménia, entre outros.

Playlists relacionadas

Contrate

Norma Portal - Agente Artística

https://cristinamadeira.wordpress.com/