Darwinson

EstiloMPB
Cidade/EstadoGoiânia / GO
Plays2.717plays
VER TODAS AS MÚSICAS
Ver mais vídeos

Comunidade

Ouvintesmaria evani da silva lima e outros 6 ouvintes
Fã-clubeNadja Abreu e outros 3 fãs

Comentários

Filtrar Por:
Jader Gomes de AraújoBateria
Nonato MendesBaixo
Emídio QueirósGuitarra Solo
Ver mais integrantes

Release

Darwinson é cantor, compositor, poeta, instrumentista, produtor e inventor do "Contrabaixolão" (instrumento de 8 cordas, que une baixo e violão) . Com três cds gravados, já tocou ao lado de Hermeto Pascoal, Toninho Horta e outros grandes, além de ter parcerias com Paulinho Pedra Azul, José Miguel Wisnik (gravado por Gal Costa, Zizi Possi, Caetano Veloso e outros) e Roberto Riberti (Autor de "Passageiro", tema da novela "Os Gigantes" da Rede Globo e Um "Velho Ateu", que foi gravada por MPB4 e Beth Carvalho). Ganhou 51 prêmos em festivais de música pelo país e já se apresentou em lugares como SESC Pompeia/SP (2008), Sala Clamores/Madrid-Espanha (2016), Teatro Dragão do Mar/Fortaleza-CE (2001), entre outros.

Nascido em Goiânia/Go/Brasil, começou a tocar flauta-doce aos 6 anos e aos 8 anos de idade, adotou o violão como instrumento principal. Músico autodidata, começou a se apresentar regularmente em Goiânia em 1984, no Pátio Verde, bar de seu padrastro, o radialista e apresentador de TV, Silvio Medeiros. Sua mãe Darci Silva, eleita Rainha do Rádio de Goiás/64, teve grande influência em sua musicalidade. Ex-acadêmico da Faculdade de Ciências Sociais (Univ. Fed. de Goiás), continuou seu interesse pelas questões sociais e filosóficas, além da preocupação estética e líteromusical já existente em seu trabalho, valorizando sua brasilidade e ao mesmo tempo, antenado com as inovações e tendências do mundo em que vive.

Seu primeiro cd, Vôo dos Sons, foi gravado em Fortaleza-Ce (no Vila Studio de Adelson Viana), cidade onde morou de 97 a 2001, patrocinado pelo governo cearense, graças a atitude de um dos maiores músicos do Brasil e do mundo: HERMETO PASCOAL, que ao encontrar Darwinson se apresentando em uma casa de shows, dia 10/09/1998, em Fortaleza/CE, subiu ao palco e com sua escaleta, o acompanhou durante quase uma hora. Quando terminou sua participação inusitada, fez um pedido ao público presente, dentre eles, funcionários e representantes da cultura local, que patrocinassem o músico, além de lhe fazer vários elogios. No ano seguinte, Hermeto Pascoal parou seu show no Teatro de arena do C. Cultural Dragão do Mar em Fortaleza/CE, por 5 minutos, para que seu público ouvisse Darwinson, que estava tocando perto do teatro, numa casa de shows. Posteriormente, lhe convidou para participar de dois shows seus, um em Fortaleza-Ce, ano 2000 e outro em Pirenópolis-Go, em 2001.Além de Hermeto, Darwinson teve seu talento reconhecido por outros grandes músicos como, Toninho Horta que o chamou para algumas participações em shows, João Bosco, que além de ceder a abertura de seu show ao músico (Goiânia-Go/1992), anos depois, citou o compositor goiano em sua entrevista a um jornal de Goiás (O Popular - 7/10/99).

RÁDIOS:

Suas músicas são executadas em várias regiões do Brasil, além de romperem a fronteira brasileira e tocarem na Europa (Portugal, Espanha e na Fraça Darwinson teve dois especiais, em 2010 e 2011, com uma hora de duração tocando suas músicas em 24 rádios, simultaneamente, em todo o país), foi entrevistado pelas rádios RTVE e Rádio Bossa FM, ambas de Madrid/Espanha, além rádios da U.S.A. e outras rádios internacionais.

FESTIVAIS:

Representando o estado de Goiás, Darwinson recebeu 49 premiações em mais de 70 participações em festivais de música, em diversos estados brasileiros (SP, MT, MG, PR, GO, PA, ES, TO, BA) nas categorias: melhor cantor, melhor instrumentista, melhor letra, melhor música e outros.
Dentre os festivais e seus concorrentes, se destacam: (FEMP-S.J. do Rio Pardo/SP/92: Jorge Vercilo, Celso Viáfora, Sérgio Natureza), (CARREFOUR/92: Chico César, Eduardo Dusek), (IGARAPAVA/SP/95: Moraes Moreira, Roberto Menescal, João Donato, Jhonny Alf, Sérgio Santos, Kléber Albuquerque, Filó Machado), (BOA ESPERANÇA/MG: Fátima Guedes, Lenine, Lô Borges e Lula Barbosa), (FERCAPO/CASCAVEL/PR: Vicente Barreto, Jean Garfunkel) .

ESTILO MUSICAL:

Seu trabalho é voltado para a música popular brasileira e outras influências, com grande diversidade rítimica e sonora, como o baião, samba, embolada, bossa-nova, funk, reagae, valsa-brasileira, afoxé, blues e outros, além da fusão desses rítimos. Suas letras, abordam diversos temas urbanos, existenciais, amorosos, sociais e outros.


PRINCIPAIS SHOWS:

Madrid-Espanha:
1) Sala Clamores Jazz, em 18.05.2016; 2) Rock Palace, dia 19.05.2016 e 3) Teatro Umbral de Primavera, dia 22.05.2016.

São Paulo-SP:
1) Casa de Cultura do MBoi Miirim/95;
2) 16 (desesseis) shows para o Projeto Arte Nas Ruas/95,96 e 97. (dentre os locais: Av. Paulista, em frente ao MASP, Pça. da Sé, Pça. da República, Praça da Liberdade, Av. São João e outros);
3) Teatro da Aliança Francesa do Butantã participação em show musical - 1996;
4) Choperia do SESC Pompéia Participação na Mostra RSMB/ago/2008, com vários artistas locais;
5) Bar Brahma part. Esp. Show de Roberto Riberti/ago/2008;
6) Villagio Café 1996;
7) Outros.

Fortaleza-Ce:
1) Projeto Petrobrás de Música Anfiteatro do Centro C. Dragão do Mar lançamento do cd Vôo dos Sons, abrindo o show de Chico César e Paulinho Moska/JAN/2001; 2) Teatro do Centro C. Banco do Nordeste 01/11/2000 e 04/10/2006;3) Anexo do Teatro José de Alencar Projeto BEC Seis e Meia/24/04/98;

Brasília DF: 1) Feitiço Mineiro/2001, 2002, 2006 ; 2) Outros.

Goiás-Go: 1) V Fica Fest. De Cinema Ambiental/2002, 2008 e em 2013 (abrindo show de Paulinho da Viola).

Pirenópolis-Go:1) Festival de Música Canto da Primavera/11/10/2001 e em 2003; 2) Teatro Pirineus participação no show de Hermeto Pascoal/13/10/2001.

Goiânia-Go: 1) Teatro Piguá/Martin Cererê Projeto Ponte- Ao lado de Nilson Chaves e G. Correia - 20/3/2003);2) Circuito Cultural Banco do Brasil Projeto Tendas Culturais, abrindo o show de Alceu Valença em 2004; 3) 1º Executiva In Concert/Rádio Executiva FM paticipação especial na banda The Big Gyn Band/14/05/95; 4) Darwinson e Celso Viáfora (parceiro de Ivan Lins), no Teatro Cambury/03/12/2004; 5) Teatro do Sesc Proj. Vozes de Goiás - 30/08/2005; 6) Centro C. Oscar Niemeyer (Proj. Um Gosto de Sol) out/2006.7) Proj. Goiânia Canto de Ouro/T. G. Ouro/ 2008, 2009, 2010 e 2011.

Maringá-PR, Belém-PA, Araguaína-TO, Rio de Janeiro-RJ e outros.

PARTICIPAÇÕES E ABERTURAS DE SHOWS:

Dividiu o palco, cantando e tocando ao lado de Jorge Vercilo (Casa do Engenho - Fortaleza CE/1999), Toninho Horta, Hermeto Pascoal, Nilson Chaves, Roberto Riberti, além de abrir shows de Milton Nascimento, Fagner, João Bosco, Paulinho da Viola, Chico César, Paulinho Moska, Fausto Nilo, Zé Renato, Tunai, Cláudio Nucci, e outros.

PARCEIROS E INTÉRPRETES DE SUAS COMPOSIÇÕES:

Dentre seus parceiros de composições, podemos citar: Paulinho Pedra Azul/MG (um dos mais conhecidos artistas de Minas Gerais), Roberto Riberti/SP (Autor do hit Passageiro e Um Velho Ateu), José Miguel Wisnik (professor da USP, escritor e compositor gravado por Gal Costa, Zizi Possi e outras), Ricardo Silvestrin/RS (ganhador do prêmio Jabuti de literatura), e de Goiás: Marcos Caiado e Laércio Correntina. Suas composições já foram gravadas por Salomão di Pádua/DF e de Goiás: Yara de Mello, Larissa Moura, Camilla Faustino, Maurício Villas Boas, entre outros artistas. Celso Viáfora, Nilson Chaves, gravaram como participações especiais no 2º CD de Darwin Rocha e Tadeu Franco, cantou Eu Canto, composição de Darwin Rocha e L. Correntina, no 1º cd do mesmo.

PARTICIPAÇÃO EM CDS DE OUTROS AUTORES:

Na Beira do Cais (de Joaquim Ernesto): Um cd gravado em 1999, com os melhores artistas do Ceará interpretando músicas de Joaquim Ernesto, dono do Cais Bar afamado bar que fez história na praia de Iracema/Fortaleza/Ce.

Playlists relacionadas

Home