- Meu Amigo Blues349 plays
- Blues A Rosa (Orgânico)309 plays
- O Álcool Me Persegue (Radio Edit)450 plays
- N.J.J.J.11 plays
- Blues Do Covarde (Radio Edit)1.085 plays
- De Cara No Blues II (Orgânico)824 plays
- Na Trilha Do Blues4.876 plays
- Na Trilha Do Blues [Shut Up]2 plays
- Rockin' 10 Years Later2 músicas, 2020
- Na Trilha do BluesSingle/EP, 2020
- O AndarilhoSingle/EP, 2020
- Release16 músicas, 2016
- 06:23Distintivo Blue - Meu Amigo Blues - CCCJL Sessions #007392 visualizações
- 03:57Distintivo Blue - Blues a Rosa (Orgânico)336 visualizações
- 09:00Distintivo Blue - O Álcool Me Persegue - CCCJL Sessions #010247 visualizações
Comunidade
Comentários
Release
Fundado em 2009, oDistintivo Blueé o projeto musical autoral de Plácido Oliveira Mendes (também conhecido porI. MalföreaouJoe Malfs), cantor, compositor, produtor e pesquisador musical de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. Pensado inicialmente como uma banda de blues, atuou desta forma, até 2016, com o definitivo desmembramento enquanto “coletivo”, apesar de ter sido fruto, desde o princípio, de sua liderança e iniciativa individual.
O projeto foca-se, conceitualmente, na tríade blues-rock-country, tendo lançado vasta obra autoral a partir de 2010. Assim, por diversas vezes representou Vitória da Conquista no cenário do blues brasileiro em eventos, programas radialísticos, televisivos, coletâneas (muitas vezes enquanto único representante da região nordeste, como nos volumes 1 e 2 da coletânea Máfia da Mortadela, formada, essencialmente por bandas da região sudeste), podcasts (oBLUEZinada!, de autoria do artista, foi o primeiro podcast conquistense publicado e o primeiro do Brasil produzido por uma banda de blues, como parte de um grande projeto de pesquisa e divulgação sobre o gênero, formado por um website, uma zine e o podcast homônimos) e outros.
Após a pandemia de COVID-19, o artista passou a gravar e produzir suas músicas (incluindo videoclipes) de forma solitária, utilizando os recursos disponíveis, tornando-as profundamente mais conceituais e refletindo mais fielmente suas ideias, como a cançãoO Andarilho, que reflete sobre o problema dos animais de rua. Com o retorno das atividades presenciais, passou a se apresentar com amigos, em formatos diversos.
Em 2023, junta-se novamente ao bateristaNephtali Bitencourt(membro de 2015 a 2016) para uma reestruturação, assumindo o contrabaixo e convidandoWeldon França(guitarra e voz), experiente e conhecido músico da "velha guarda" do blues-rock conquistense, enquanto buscam, sob o formato "power trio", mais um integrante para complementar o conceito. A proposta atual é manter o foco em músicas autorais, em contraponto à enxurrada de nostálgicos "shows-tributo" que têm dominado o ambiente musical há anos.
Como sempre se deu desde 2009, ainda que oDistintivo Bluetraga um conceito bastante pessoal, permite e incentiva a livre expressão musical de cada um dos novos membros, admitindo a música muito mais enquanto arte (uma das mais potentes e sofisticadas formas de expressão humana) que enquanto "produto" direcionado a atender aos padrões do mercado cultural.
Todos os links: http://linktr.ee/distintivoblue