Imagem de capa de Duo Amarela
Duo Amarela

Duo Amarela

EstiloMPB
Cidade/EstadoPorto Alegre / RS
Plays4.556plays

Comunidade

OuvintesLucas Soares e outros 398 ouvintes
Lucas SoaresLucas SoaresLucas SoaresLucas SoaresLucas Soares
Fã-clubeL e outros 1 fãs
LL

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário
Imagem de Vivien KaminskiVivien KaminskiVoz
Imagem de Mariana SchumacherMariana SchumacherVoz, Violão

Release

Em Julho de 2019, Mari e Vivi, um casal de carioca e gaúcha, começaram a fazer aulas de canto. A diversão era tanta que ficou impossível não querer profissionalizar o hobbie em ofício diário. Por isso, elas decidiram lançar um clipe cover da música Porta-retrato da compositora Pietra Keiber (https://www.youtube.com/watch?v=e03hOTL-6UI) para assim entender como seria a aceitação do público. No entanto, antes de tudo era preciso um nome que definisse a dupla. Então, surgiu a ideia do Amarela com o intuito de reforçar toda a resistência que existe em volta do ato de amar outra mulher.

Com o retorno positivo de amigos e familiares diante do primeiro clipe, criou-se a necessidade de fazer um canal no youtube (https://www.youtube.com/channel/UC8-Y6PyOUtFLq96Zd6xVmOg?view_as=subscriber) e uma página no instagram (https://www.instagram.com/duoamarela/) para a inserção semanal de covers, a fim de aumentar o público e melhorar a comunicação com eles. Ao passar do tempo, surgiram composições autorais e naturalmente a vontade de jogá-las no mundo através de um EP.
Claro que com a chegada da pandemia as coisas não eram tão simples, então
Mari e Vivi tiveram que comprar equipamentos de home studio (placa de som, monitores de áudio, microfones, cabos etc) para que a gravação acontecesse em casa de forma segura. Elas contaram com a ajuda do Andrius Cruz, professor de canto, e do Paulo Neto no arranjo, direção e produção musical, captação, mixagem e masterização. O trabalho nas cinco músicas do EP (Trouxe paz, Como é que faz, Aqui e agora, Saudade e Doa-se aconchego) foi feito em conjunto desde Agosto de 2020, sendo lançado no dia 27 de Novembro de 2020 (https://sl.onerpm.com/9496689471?_ga=2.122292683.156538081.1607109011-2122693352.1607109011).
As composições musicais contam sobre a história do relacionamento com a intenção de disseminar o amor entre duas mulheres e espalhar a mensagem de leveza através da música. Acredita-se que assim se levanta a bandeira LGBTQIA+ de uma forma sutil e extremamente contagiante. As inspirações para esse trabalho são Maria Gadú, Nando Reis, Adriana Calcanhoto, AnaVitória, Outroeu, Tiago Iorc entre tantos outros nomes da MPB.

Canal do Youtube com as músicas autorais, EP, covers e bastidores:
https://www.youtube.com/channel/UC8-Y6PyOUtFLq96Zd6xVmOg

Live no palco do espaço 373 realizada em junho de 2020:
https://www.youtube.com/watch?v=g5uZoU-FMlA&t=3890s

Em 2022 os planos são os melhores possíveis! Lançamento de mais um EP, gravação de 2 videoclipes e um documentário sobre a presença da mulher no cenário da produção musical.

Playlists relacionadas