Banda EPOPEIA

Cidade/EstadoChapecó / SC
Plays7.495plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

OuvintesRoselves Alves e outros 22 ouvintes
Fã-clubeRoselves Alves e outros 48 fãs

Comentários

Filtrar Por:
Fernando SbeghenPercussão, Bateria
Liza Baixo, Backing Vocal
Elizandra A. BuenoVoz
Ver mais integrantes

Release

Epopeia nasceu em Chapecó-SC, por ex-integrantes de outras significativas bandas já extintas dentro do cenário do rock regional. Começou suas atividades em meados de 2001, com uma proposta inicial dentro do que se chamava rock progressivo/psicodélico. Desde o início, prezou pelas composições próprias, além de algumas releituras musicais de bandas afins. Neste tempo a banda foi quarteto, quinteto e trio. Contando com um ‘5º elemento’: Anderson Amaral – saxofone e flauta transversal, que toca em algumas apresentações com a banda, atualmente Epopeia é um quarteto composto por:

* Fernando Sbeghen (Maninho) - bateria; Liza - baixo & voz;
* Herman G. Silvani (Niko) - guitarra & voz; Eliz Bueno – vocal.

Passado o tempo, Epopeia adquire voz própria, numa sonoridade que vai além da formalidade dos rótulos, divagando entre o popular e o erudito. Pode-se dizer que se trata de uma banda de ‘rock contemporâneo psicodélico’, em que, ao ouvirmos seu som, nos vem a mente (e aos ouvidos), algumas referências do passado (anos 1960/70: Garage Rock, Psicodélico, Progressivo, passando pelo Jazz, Salsa, Soul/Funk), e do presente. Bandas e artistas como: The Raconteurs, King Crimson, La Máquina de Hacer Pajaros, The Mars Volta, The Cream, The Who, Pink Floyd, Jimi Hendrix Experience, The Electric Prunes, Velvet Underground, Doctor Deseo, Radiohead, The Dead Weather, Os Mutantes, Patrulha do Espaço, Plástico Lunar, Sopro Difuso, Bacamarte, Som Nosso de Cada Dia, Goran Bregovic, Buena Vista Social Club, Beethoven... entre outros, são algumas referências musicais. Além da música, Epopeia tem referências na literatura e poesia modernas, cinema, fotografia e artes plásticas.

Epopeia é uma banda que se move para além dos palcos, participando de projetos de cunho sociocultural. Ao longo do tempo já tocou em casa de shows, festas, bares, praças públicas, feiras e eventos nacionais, universidades, teatro do SESC, festivais (Grito Rock, Psicodália, FEMIC, entre outros), rádios, programas de televisão (com destaque para um projeto da MTV que levou o nome de: ‘MTV procura com Cachorro Grande – bandas do Sul’. Neste projeto, a MTV e a banda Cachorro Grande, escolheram por pesquisa e seleção, 17 bandas do Sul do país. As bandas escolhidas participaram da gravação de programas que foram ao ar em Novembro de 2008, com reprises em 2009. Uma espécie de ‘Road Movie/Reality Show’ onde as bandas tocaram ao vivo sob os olhos da Cachorro Grande e produção do programa. Sendo uma das duas selecionadas da Região Oeste, Epopeia teve um bom destaque no programa); Integrou um documentário universitário, histórico e jornalístico, junto a banda Repolho, sobre os dois precursores do rock independente/autoral a gravar discos (compactos/EP’s) no Sul do país: Tyto Livi e Grupo Nozes; Foi a 2ª banda de Chapecó e do Oeste catarinense (depois dos Variantes) a ser convidada (selecionada) a tocar no Psicodália (maior festival – multilinguagens - de música e rock independente/autoral do Sul, um dos maiores do Brasil), tendo um bom destaque nele; É uma das bandas idealizadoras do projeto ‘Entrevero de Rock’, um ‘coletivo’ das bandas autorais da cidade de Chapecó, que tem por objetivo criar mais espaços e valorizar a produção própria, além de favorecer a troca de experiência entre as mesmas (o ‘coletivo Entrevero’ realiza a ‘edição Velho Oeste – Chapecó’ do Grito Rock, o maior festival em rede do mundo.

A banda possui três discos/CD’s gravados de forma independente: “...canções noturnas & outras contravenções sonoras...” - 2007 (demo); “em mo.vi.men.to” – 2009; “ComPacto: Epopeia ao vivo no estúdio Gruta do Monge – região do Contestado” – 2012.

Dando ênfase às ‘composições próprias’, Epopeia traz em si algo de poético e caótico. Com uma energia típica das bandas de ‘garage rock’, doses de experimentalismo do ‘rock psicodélico-progressivo e Fusion-Jazz’ e uma levada ‘soul/funk’, tudo numa linguagem contemporânea, a banda caracteriza-se principalmente pela energia, timbres intensos e presença de palco. Estes são alguns elementos que dão cor ao estilo musical/sonoro da banda.

Uma banda que produz um som contemporâneo sem negar as referências do passado (e não prendendo-se nelas a ponto de reproduzi-las). “Epopeia, além de música, é movimento...”

* Epopeia : Poema longo sobre história fascinante; que narra assunto grandioso.

a Epopeia continua...

Playlists relacionadas

Contrate

Home