GRUPO FATO

EstiloMPB
Cidade/EstadoCuritiba / PR
Plays28.255plays
VER TODAS AS MÚSICAS
Ver mais vídeos

Comunidade

OuvintesPaulo Deablo e outros 48 ouvintes
Fã-clubeGrace Filipak Torres e outros 46 fãs

Comentários

Filtrar Por:
Ulisses GalettoVoz, Violão, Baixo
Daniel FagundesVoz, Violão, Guitarra
Grace TorresVoz, Teclado, Programações, Piano
Ver mais integrantes

Release

FATO

O FATO é um grupo curitibano que, à sua maneira, elabora musicalmente a produção de diversos poetas e compositores da cena independente.
O grupo desde 1994 desenvolve pesquisas e experimentações que consolidaram uma sonoridade e estilo bem peculiares, reconhecidos positivamente por críticos no Brasil e no exterior (matérias disponíveis no site www.fato.org ).
Segundo Rodolfo Stroeter, ?o FATO mescla de forma inaudita a tradição (do Fandango do Paraná, por exemplo) com o inusitado, percorrendo uma trajetória que, a partir da visão do Sul brasileiro, abrange o Brasil moreno, urbano, rural, nordestino e muitas vezes sideral?.
Em 1995, o primeiro CD, ?Fato?, com produção musical de Antonio Saraiva, teve ótima aceitação pelo público e pela crítica.
O segundo álbum foi lançado em 1997, com produção musical de Paulo Brandão (Aquarela Carioca): ?Fogo Mordido?, lançado também na Europa pelo selo independente Berimbau..
Após diversas apresentações pelo Brasil, em 1999 o FATO gravou o terceiro CD, ?Oquelatá Quelateje?, com produção musical de Rodolfo Stroeter (Pau Brasil). Em 2000 o Grupo apresentou o show ?Oquelatá Quelateje? com grande sucesso na capital paranaense. O destaque: a percussão com os pés (tamancos de madeira do fandango paranaense) aliada à percussão de instrumentos, além do cenário confeccionado por artesãos paranaenses e o figurino com elementos regionais brasileiros e mundiais. Ainda em 2000, o show ?Oquelatá Quelateje? foi para a Sala FUNARTE e Espaço Cultural Sérgio Porto, no Rio de Janeiro; São Paulo, no Centro Cultural São Paulo e SESC no projeto ?Balaio Brasil?, que reuniu artistas de todo o país na capital paulista. O FATO também foi assunto de matéria exclusiva do programa Metrópolis da TV Cultura (SP).
Em 2001 a rádio americana KZUM FM fez um programa dedicado ao Grupo. Em setembro, a Rede STV exibiu, na série ?Balaio Brasil?, um programa em que o FATO foi destaque nacional pela sua relevância artística e por aproveitar as sonoridades do fandango paranaense de forma criativa e inovadora.
Em 2002 o FATO tocou no II Fórum Social Mundial (Porto Alegre) para mais de 3000 pessoas; teve suas imagens e videoclipe divulgados para 16 milhões de lares nos EUA através da Rede ?Link TV?.
O quarto CD do Grupo, ?Oquelatá Vivo?, gravado em shows em Curitiba (2000) e em São Paulo (2002), foi lançado em 2002.
Em 2003 o FATO estreou o show ?Atamancados?, com arranjos que utilizavam instrumentos inventados pelo próprio Grupo. As temporadas foram em Curitiba e São Paulo, além de 20 escolas públicas de Curitiba. O programa ?Expresso Brasil?, veiculado pela TV Cultura (SP), destacou novamente a relevância do trabalho do Grupo e, ainda nesse ano o FATO deu início à produção de um documentário comemorativo de seus 10 anos, lançado em 2004.
Em 2005 o FATO se apresentou com a Orquestra Sinfônica do Paraná com músicas, arranjos e orquestrações assinadas pelo grupo. No mesmo ano, a convite da Secretaria de Cultura do Paraná, fez quatro shows no Carreau du Temple, em Paris, no Ano do Brasil na França, com calorosa recepção.
Em 2006 o FATO lançou o CD MÚSICAPRAGEADA em um show que combinou influências eletrônicas com a pesquisa de ritmos e sonoridades tradicionais.
Em 2007 o FATO foi destaque em programa da série ?Destino Brasil Música ? um outro som?, apresentada por Pedro Luis no Canal Brasil.
Em 2008 o FATO realizou o show Balaio de FATO, com a participação de convidados de 4 estados brasileiros: Siba (Pernambuco), Maurício Pereira (São Paulo), Antonio Saraiva (Rio de Janeiro) e Arthur de Faria (Rio Grande do Sul), além de show em São Paulo, pelo Projeto Rumos Musicais, do Itaú Cultural.

Playlists relacionadas

Contrate

OQ Produções

(41) 3336 - 8015 | (41) 9953 - 3445http://www.fato.org
Home