Fernando Rosa

EstiloMPB
Cidade/EstadoFortaleza / CE
Plays10.292plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

OuvintesGiidecio Jesus e outros 10 ouvintes
Fã-clubeSimone Sousa e outros 35 fãs

Comentários

Filtrar Por:

Release

"Uma das mais gratas revelações da música feita no Ceará nos últimos tempos atende pelo nome de Fernando Rosa. Cantor, compositor e violonista, integrou diversos grupos, acompanhou vários intérpretes e maturou seu leque de influências musicais, de raízes firmes no regional e olhares abertos para horizontes universais, constituindo a tessitura de um trabalho que tem aquilo que falta mesmo a muitos bons escritores de canções: uma personalidade autoral, um sotaque próprio." Dalwton Moura


Fernando Rosa, músico, compositor e intérprete natural de Fortaleza, iniciou sua carreira musical com 14 anos de idade como baixista da Banda do Colégio Sete de Setembro.

Em 2000 concluiu o Curso de Extensão em Música da Universidade Federal do Ceará – área de concentração: violão, onde estudou com professores como Tarcísio Lima, e em 2004 ingressou no curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Ceará.

Fez várias apresentações em teatros e programas de televisão. Foi violonista por dois anos do grupo vocal Cinco em Ponto, com o qual fez shows no Centro Cultural Dragão do Mar, no Teatro do IBEU e em outros estados.

Entre os vários festivais dos quais participou, foi considerado uma revelação no Festival promovido pela Prefeitura de Fortaleza em 2001. Também foi classificado para concorrer ao Festival de Novos Talentos promovido pelo The Wall Bar em 2002, ao Festival de Camocim/2002, considerado referencial em festivais no Estado do Ceará, e aos Festivais de Meruoca e de Músicas Juninas promovido pela FUNCET, ambos em 2004, tendo neste último conquistado o primeiro lugar com a canção Trancelim. Em 2006 conquistou o prêmio de melhor letra pela canção Invernada no III Festival de inverno da Meruoca, e o segundo lugar no II Prêmio UECE de Música, com a canção Jardins. Ainda este ano foi selecionado para a Mostra SESC da Música Cearense em Juazeiro do Norte, com a canção Invernada.

Em maio de 2003 estreou o show Guaramiranga, apresentado no Teatro Emiliano Queiroz, onde alcançou a terceira maior bilheteria deste ano. Em 2004 foi selecionado para o Circuito Cultural Banco do Brasil, abrindo o show de Alceu Valença. Neste mesmo ano realizou show em homenagem ao compositor Chico César, uma de suas influências musicais, apresentado no Theatro José de Alencar, no Projeto Sexta com Música.

Em outubro de 2004 lançou seu primeiro CD, Guaramiranga, no programa Cultura Musical no Centro Cultural BNB. Em 2005 se apresentou em dois dos mais importantes Centros Culturais em Fortaleza: Centro Cultural Oboé e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Neste mesmo ano tem a canção Coivara selecionada para integrar o CD Centro Cultural Banco do Nordeste 2004.

Em janeiro de 2006 apresentou, em temporada no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o show De Passagem, onde mostrou suas composições em parceria com outros autores. Ainda este ano foi selecionado para o III Prêmio SECULT de incentivo às Artes no Ceará, na categoria Montagem de espetáculo, com o show De Passagem. Prepara-se para lançar em breve seu segundo CD, Embornal do Tempo.

Atualmente coordena o Núcleo de Música do Espaço Ser Jovem em Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, além de ser professor de violão e teoria musical e pesquisador bolsista pela FUNCAP/UECE.

Playlists relacionadas

Contrate

Simone Sousa

(85) 8867 - 0148 | (85) 3082 - 8395http://www.fernandorosa.com.br
Home