Imagem de capa de Gabriel Lelis
Gabriel Lelis

Gabriel Lelis

Cidade/EstadoSão João del Rei / MG
Plays1.433plays
Ver mais vídeos

Comunidade

OuvintesJerônimo de Andrade Silva e outros 126 ouvintes
Jerônimo de Andrade SilvaJerônimo de Andrade SilvaJerônimo de Andrade SilvaJerônimo de Andrade SilvaJerônimo de Andrade Silva
Fã-clubeNaquele Tempo e outros 7 fãs
Naquele TempoNaquele TempoNaquele TempoNaquele TempoNaquele Tempo

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário

Release

Gabriel Lelis é artista independente de São João Del Rei. Cantor e compositor, se apresenta nas casas de shows de São João Del Rei e região desde 2009 e vem lançando suas músicas autorais em áudio e vídeo desde 2020. Gabriel é um dos fundadores do "Block 'n Roll", bloco de carnaval sanjoanense com shows das bandas de Rock da cidade em plena folia. O bloco fez parte da programação oficial do carnaval do município por quatro anos e hoje acontece de forma independente.
Ele estreou com o single "O Choro é Livre" no dia 05 de novembro de 2020 (dia nacional da cultura), que rendeu três videoclipes, sendo a versão original da música, o “making off” (lançado em 17 de novembro) e uma versão instrumental, alternativa a original (lançado em 28 de novembro) em parceria com o projeto “iinverna” do músico e produtor Edder Davin, que também é responsável por produzir em seu estúdio as músicas de Gabriel Lelis.


Em 25 de dezembro de 2020, Gabriel lançou o single "Roça Gerais", que retrata o dia a dia de mulheres e homens residentes das zonas rurais de Minas e do Brasil. A música "Roça Gerais" nasceu para exaltar a importante força dos trabalhadores rurais, pessoas do campo e pequenos agricultores do país que, apesar da desvalorização do setor primário, desigualdade social e dificuldade de acesso à informação, luta bravamente dia após dia para criarem suas famílias e viverem com dignidade, tirando da terra seu sustento. A ideia surgiu enquanto Gabriel estava no Povoado do Lopes, na zona rural da cidade de Senhora de Oliveira, na região da Zona da Mata, na casa dos seus sogros. Nessa região muitas das pessoas trabalham em grandes plantações de café, carvoeiros, extração de minérios ou mesmo se sustentam com pequenas plantações familiares. Esse é o cenário onde surgiu "Roça Gerais", em letra e melodia. A gravação da música e do vídeo foi realizada em São João Del Rei e o clipe mostra imagens da Serra do Lenheiro. A canção enaltece a música caipira com ritmos de palmas e pés característicos do Catira, também conhecido por Cateretê; chocalhos, bumbo e triângulo de Maracatu, e claro, utilizando a viola caipira nos arranjos. O cantor participou em 2021 com a música "Roça Gerais", da "Mostra Terceira Margem: Territórios da Identidade", realizado em São João Del Rei pelo Grupo "Teatro da Pedra".

Em 21 de abril de 2021, lançou o compacto "Uns Punk" com letras que incitam revolução e transformação social. A música "Revolução", assim é nomeada por ser uma ode ao espírito revolucionário do povo. A música "Tem um Punk pra Você" é uma mensagem direta contra o fascismo, o patriarcado, a burguesia e o conservadorismo. Desejo que para cada fascista, machista ou negacionista, haja um Punk para combatê-los.Estes compactos, juntamente com os singles já lançados e com outras músicas que estão sendo gravadas, farão parte do primeiro LP de Gabriel, denominado "Ao Ponto de Cru".

O álbum de estreia: "Ao Ponto de Cru"

Lançado dia 27 de setembro de 2021, o álbum trás, além dos singles já lançados, músicas inéditas que compõem seu estilo musical versátil, como Rock, MPB, Rap, Punk e Progressivo, tendo o álbum como um todo um conceito direcionado ao espírito revolucionário.

Preocupado com as relações interpessoais, com a conscientização da classe trabalhadora e a emancipação intelectual dos ouvintes e espectadores, Gabriel transparece sua arte intrínseca utilizando de suas experiências pessoais, do cotidiano alheio, temas políticos e críticas metafóricas à sociedade brasileira para compor seus versos, melodias e trabalhos visuais.

Gabriel Lelis no YouTube

Playlists relacionadas