EstiloRock
Cidade/EstadoUrussanga / SC
Plays72.741plays
VER TODAS AS MÚSICAS
Ver mais vídeos

Comunidade

OuvintesCLAUDEMIR VEZU e outros 115 ouvintes
Fã-clubeDavi e outros 123 fãs

Comentários

Filtrar Por:

Release

Quem gosta de baladas a rock?n?roll, passando pelo blues, pode embarcar tranquilo neste DVD Acústico da banda catarinense Gera Fornasa e Bandalheia. São 85 minutos de boa música com uma formação afiada de 18 músicos e as participações especiais de Nasi, ex-IRA!, Leo Henkin e Serginho Moah da banda Papas da Língua. Não se trata de uma retrospectiva da carreira de 24 anos da banda. São apenas cinco músicas já gravadas, um cover e nada menos que 12 inéditas, além de uma canção de cada um dos convidados.

Gera conta que é um homem de banda, integra a Bandalheia desde sua formação em 1987, com um som que vai do blues ao hard rock. Para este lançamento, seu nome foi destacado para facilitar a divulgação. O Acústico mantém a pegada dos três discos elétricos da banda. Gera tem uma voz grave e rascante que rende tanto nas canções mais agitadas como nas lentas.

A Bandalheia é natural da cidade de Urussanga, em Santa Catarina, terra do vinho e do carvão, como diz Gera. A gravação foi no Teatro Municipal Elias Angeloni, da cidade catarinense de Criciúma, escolhido por ter as condições logísticas para a gravação do DVD, lançado também em Blu-Ray com 20 canções e, em CD, com 14 faixas.

Os convidados gravaram uma canção da banda e outra de sua autoria. Assim, Nasi cantou Cidadão Silva e a sua O Outro Lado da Moeda com seu timbre rouco. Leo Henkin, líder do Papas da Língua, junto com Serginho Moah, um dos melhores vocalistas de rock do país, apresentaram a sua No Calor da Hora e Estrelas, dos anfitriões. As canções tem climas diversos conforme os arranjos peçam sopros ou cordas. Algumas tem seus climas sustentados por piano e órgão, como a balada Longe da Moto, com direito a um belo vocal soul de Adriana Melo.

Os sopros esquentam canções como Cão Vagabundo, Despertar e Contigo e contribuem para a suavidade de outras, como É Isso Então. O quarteto de cordas acentua o clima romântico das baladas Razões, História e Lápis e Papel. Além das canções dos convidados, o repertório tem uma versão de Hey You, da banda setentista canadense Bachman, Turner Overdrive e o grand finale com Unchain My Heart, de Bobby Sharp, sucesso de Ray Charles, numa versão mais próxima da gravação de Joe Cocker, pelo timbre arranhado de Gera Fornasa.

A direção de imagem é de Rodrigo Giannetto, que usou nove câmeras para a captação. O começo é original, com a câmera fora da sala do teatro, as portas abrem, ela desce o corredor até dar uma panorâmica do palco. A iluminação não é estourada, há um bom equilíbrio entre claro e sombra, o que permite uma melhor apreciação da luz do show. Inserções em preto e branco dão um contraste interessante. A edição não se concentra demasiadamente no vocalista, com um aproveitamento acima da média da banda em takes que mostram a execução e os músicos em ângulos diversos. As imagens do vocalista, Gera, muitas vezes são deslocadas do centro da tela para os cantos, o que amplia a informação das cenas.

A gravação do áudio é de Edson Ilieri com as mixagens em 2.0 e 5.1 feitas por dois craques, Marcelo Sussekind e Roberto Lly. Em 5.1 há um bom aproveitamento do surround, geralmente restrito às palmas do auditório na mixagem convencional. O direcionamento de instrumentos para as caixas traseiras provoca um envolvimento maior do ouvinte com a música, um recurso que trabalha a favor da sonoridade consistente desta superbanda.

A Bandalheia é formada por Gera Fornasa (violão e voz), Marcos Birolo (baixo), Duda Trombim (violão solo) e Bicudo de Ávila (bateria e vocal). Para o DVD muitos reforços: Márcio Petraco (violão, slide, bandolim e viola), Regis Leal (direção musical, piano e Hammond), Sérgio Villarin (piano e Hammond), Bedai (percussão), Ellen Dambros, Ronald Cordeiro Jr e Adriane Melo (vocais), Luzimar Primiano e Ezequias de Paula (violinos), Fernando Rech (viola) e Clodoaldo Nunes (cello), Jean Carlos Rodrigues (trompete), Henrique Trombim (trombone) e Tayrone Mandelli ( saxofone e arranjos de metais).

Com uma turma de excelentes músicos e um repertório que alia o comercial ao bom gosto não tem erro. Nas 14 músicas do CD e nas 20 do DVD temos bons momentos de diversão com excelenets canções.

Playlists relacionadas

Home