Gilson e Nicinha

EstiloMPB
Cidade/EstadoSorocaba / SP
Plays4.726plays
VER TODAS AS MÚSICAS
Ver mais vídeos

Comunidade

OuvintesAngela Santos e outros 11 ouvintes
Fã-clubemoacir de jesus godinho e outros 11 fãs

Comentários

Filtrar Por:
Gilson CarmonaVoz, Violão
Nicinha AlvesVoz, Percussão

Release

Desde a infância em Itapetininga, Nicinha Alves se vê cercada pela música, a influência de uma família musical, despertou a paixão pelo cantar e pela arte de interpretar. Ainda criança cantava no coral da igreja fazendo solos, declamando poemas e em peças de teatro.
Sua trajetória profissional começa nos anos 80, quando participa, como intérprete, das canções da peça teatral “Francisco o Ato Eterno”, no Teatro Municipal de Sorocaba. Nessa fase participa também de vários festivais de música, em toda a região, quando em 1986 ganha o prêmio de melhor intérprete feminino e o primeiro lugar com a música “Canto de Sereia”, composição de Ivan Robson e Mauricio Serra, no Festival Nossa Música promovido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
Ao longo dos anos participa de bandas como o Grupo “Nascente” (Sorocaba) em 83, grupo de Serenata “Cancioneiros d'outrora” (SP) em 99, grupo de Serenatas “Cantarilho” (Sorocaba) em 2000, atualmente vocalista do grupo Escafandro (Sorocaba).
Através da “Carambola Produções”, de Sergio Feres, em SP, Nicinha participa da gravação de trabalhos de vários artistas entre eles, Nilson Ribeiro (O Ninho das Coisas), Gereba (Forró da Baronesa), Zé Paulo Medeiros (Caminhante), Jyca Y Turcão ( Musica afrocaribeña), Claudio Lacerda ( Alma Lavada) , e shows com a dupla Jica Y Turcão, Paulo Simões, João Ormond entre outros. Ainda através da Carambola Produções, participou como vocalista no SESC Consolação com o cantor e compositor Paulo Simões, com a participação especial de Almir Sater.

Gilson Carmona, filho de uma tradicional família de comerciantes em Sorocaba, estudou Arquitetura, quando em meados dos anos 80 descobre que sua verdadeira vocação estava na música, apresenta-se em bares e eventos, passa a compor e apresentar suas músicas em Festivais. Nessa época conhece Nicinha e juntos passam a desenvolver um trabalho musical, onde percebe-se a afinidade de vozes e a mesma preferência pelo estilo. Há quase 30 anos estão juntos e em parceria, a dupla se apresentou em festivais de música em Jundiaí, Guareí, Sorocaba e região.

BARES:
Entre muitos pode-se destacar:
CAMPINAS – Cafezal em Flôr, Paioça do Caboclo, Velho Valentim e Via Roça.
SÃO ROQUE – Bar Bacco e V8.
SOROCABA – Bar Depois, Armazém, Bar do Bozó, Porções Bar, Mandala Choperia, Carioca Bar, entre outros, e eventos em Sorocaba e região.

PROGRAMAS DE TV: Entre eles pode-se destacar:
Mulheres em Desfile (TV Gazeta).
Célia e Celma ( Canal Rural).
Viola Minha Viola (TV Cultura com a dupla Jica Y Turcão).
Programa Partitura (TV Local da Net – Sorocaba).
TV Sul Itapetininga.


DISCOGRAFIA:
O resultado dessa parceria, conta com a gravação de 3 trabalhos:
LIBERDADE ( LP – 1991 - independente) - trabalho independente com músicas autorais.

TERRA MOLHADA ( CD – 1998 - independente) onde a dupla remasteriza as músicas do LP Liberdade e grava o clássico DISPARADA de Théo de Barros e Geraldo Vandré, nessa faixa do CD foram agraciados com a participação especial de Rodrigo Sater na viola.

O OURO DA FÉ (CD – 2002 - Linc Sorocaba) nesse trabalho a dupla presta homenagem a um importante personagem do cenário cultural Sorocabano, o médium João de Camargo e grava também músicas em parceria com outros artistas , o destaque do CD O OURO DA FÉ, fica por conta das músicas de renomados artistas como Osvaldinho Viana (Pedra de Rio), Paulo Simões (Peña), Zé Paulo Medeiros (Chuva e Terra) entre outros.
Ainda nesse CD Gilson e Nicinha contam com a participação especial das vozes de Paulo Simões, Maria Alcina e Lula Barbosa e Hamilton Griecco (Mica) na gaita.


A combinaçao das vozes e a perfeita hamonia dos timbres, é o que destaca o trabalho da dupla.
E percebe-se também, o cuidado ao escolher o repertório, e com um estilo próprio, sem fugir a essência do autor, desenvolvem o arranjo vocal, e a seleção das músicas prima por conter canções que emocionam o público, viajando num universo musical sem pré conceitos ou seguindo obrigatoriamente um único estilo. Apresentando-se atualmente em bares, eventos e festivais em Sorocaba e região.

Gilson & Nicinha seguem a carreira, e estão trabalhando num projeto para comemorar 30 anos de parceria, e a idéia do projeto consiste em apresentar as músicas mais pedidas nos bares onde trabalharam, durante todos esses anos.

Playlists relacionadas

Home