Ilana Ventura

EstiloForró
Cidade/EstadoRecife / PE
Plays1.891plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

OuvintesJorgiana Rocha e outros 7 ouvintes
Fã-clubeRICARDO AUGUSTTO e outros 31 fãs

Comentários

Filtrar Por:

Release

ILANA VENTURA nasceu no Recife, mas tem raízes interioranas. A veia musical provém do avô, Zé Preto, conhecido como um grande cantador de cocos na Zona da Mata Norte, em Surubim, na década de 60, sendo bom no improviso. O trabalho como cantora começou em 1994, participando de festivais de música em escolas e universidades, ficando com os prêmios de melhor canção e melhor intérprete no Arte Contato/94, do Colégio Contato, e segundo lugar geral do Unicanto, da Universidade Católica de Pernambuco, em 1995. Dona de uma interpretação singular, em 13 anos de apresentações públicas, cantou samba, bossa nova, maxixe, chorinho, rock, coco e muito forró.

Na própria Universidade Católica de Pernambuco, onde estudou Direito e Jornalismo, ainda hoje participa do grupo musical MPB UNICAP, que tem 25 anos de tradição na instituição e já revelou artistas do porte de Geraldinho Lins, André Rio e Riva Le Boss.

Também é integrante da Orquestra de Frevo 100% Mulher, criada há cinco anos pela musicista da Banda da Cidade do Recife, Carmem Pontes, e formada apenas por mulheres. A orquestra já acompanhou artistas como o cantor Edson Cordeiro, e foi convidada pelo saudoso Mestre Salustiano a se apresentar no Festival de Inverno de Garanhuns e na Casa da Rabeca do Brasil, na Cidade Tabajara, em Olinda.

Participou como backvocal de alguns shows do cantor de forró e sanfoneiro Jorge Neto e da gravação do CD do músico em homenagem a Accioly Neto e Xico Bizerra. Fez arte do Coral do Concurso de Música Carnavalesca da Prefeitura do Recife, em 2006, participando também da gravação do CD com as músicas campeãs. Participou da gravação de sete CDs do grupo MPB UNICAP e reuniu todas as canções que interpretou no CD ?Ilana Ventura?.

Com uma bela voz e interpretação marcante, ILANA VENTURA apresenta o seu primeiro trabalho em CD, intitulado ?Parceiros no Forró?. A cantora faz uma homenagem aos compositores que trocam conhecimento e experiência, música e poesia - em parceria - para criar canções nordestinas de qualidade, beleza e verdade. Com arranjos leves e modernos, criados por Gennaro, um dos maiores sanfoneiros do Brasil, o disco reúne canções inéditas e regravações de sucesso.

No repertório de ?Parceiros no Forró?, ILANA VENTURA incluiu 14 faixas compostas por parceiros pernambucanos, cearenses e paraibanos, entre eles, músicos e poetas de reconhecimento nacional como Nando Cordel, Accioly Neto, Cátia de França, Jarbas Mariz, Petrúcio Amorim e Rogério Rangel, além da presença da nova safra de poetas do forró de qualidade como Xico Bizerra, Bráulio Medeiros, Junior Vieira, Roberto Cruz, Fábio Carneirinho e Alex Pereira.

Os destaques estão nas regravações de ?Quatro Cravos? (Cátia de França/Jarbas Mariz), executada na década de 80 por Marinês e Gilberto Gil; em ?Chororó? (Nando Cordel e Accioly Neto) e ?Meu regaço? (Félix Porfírio e Noel Tavares). A canção intitulada ?Primeiro eu?, revela o talento de novos compositores como Marquinhos Maraial e Beto Caju. E ainda, a poesia de Xico Bizerra e Bráulio Medeiros, na canção inédita ?Quero meu Sertão de volta?, clama pelo retorno dos costumes do interior do Nordeste.

Playlists relacionadas

Contrate

Shows

(81) 9987 - 7619 | (81) 8678 - 9526http://www.ilanaventura.com.br
Home