Irah Caldeira

EstiloForró
Cidade/EstadoRecife / PE
Plays272.939plays
VER TODAS AS MÚSICAS
Ver todos os álbuns

Comunidade

Ouvintes e outros 679 ouvintes
Fã-clubeJana Dantas e outros 35 fãs

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário

Release

Dona de tantos talentos, o cantar foi o que mais se destacou. A mineira-pernambucana Irah Caldeira traz em suas composições influências de manifestações culturais de diversos estados brasileiros e de inúmeros gêneros musicais. Iniciou sua carreira musical na década de 90 ao deixar sua terra natal, Minas Gerais, e viajar pelo Norte/Nordeste brasileiro em busca de novos ritmos. No Maranhão, no Pará e na Bahia aprendeu vários ritmos folclóricos típicos da região. Mas foi em Pernambuco, anos depois, que decidiu fixar residência e desenvolveu um trabalho musical centrado na cultura popular nordestina.

Com dois DVD's e 15 CDs gravados, Irah Caldeira já gravou músicas de Alceu Valença, Nando Cordel, Maciel Melo, Xico Bizerra, Petrúcio Amorim, Luiz Gonzaga, Jacksom do Pandeiro, Zé Dantas... Essa grande intérprete do cancioneiro brasileiro já é conhecida por realizar pesquisas sérias durante a escolha do repertório, em função disso, já descobriu diversos talentos. Em 2009, atenta às dificuldades das mulheres compositoras, reuniu 15 canções de compositoras nordestinas e fez, através do Funcultura, o CD "Marias... Das Dores... Daluz!- Mulheres Compositoras do Nordeste", projeto pioneiro na história da música brasileira.

Já participou de mais de 50 álbuns (CD's e DVD's) de diversos artistas, além de projetos como ‘Música de Pernambuco’, ‘Valsas Pernambucanas’, e ‘Forroboxote’. Em suas gravações já teve participação de Dominguinhos, Elba Ramalho, Santanna – O Cantador, Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Camarão, Aurinha do Coco, dos repentistas Rogério Meneses e Raimundo Caetano, dentre outros grandes artistas. Comprometida com a cultura e com uma qualidade impecável na escolha das músicas que compõe os seus CD's, conquistou grande respeito da crítica por aliar autenticidade e técnica no seu repertório.

Essa mineira genuína, mas com o coração tipicamente pernambucano, comemora 18 anos de carreira e já alcançou o reconhecimento e o carinho do público. Prova disso são os títulos de cidadã recifense, pernambucana, caruaruense e tabirense, além de títulos como "Mulher Evidência 2016", Troféu Acinpe (prêmio da música pernambucana) de melhor CD, melhor DVD e melhor cantora, em todas as vezes que concorreu.

Além do grande comprometimento com a cultura do nosso país, Irah Caldeira prova com sua doçura e carisma a artista competente que é, e cativa cada vez mais, públicos de toda parte do País.



Lançamento 2017: CD 'FLOR DO DIA'

Neste CD, Irah mostra sua versatilidade trazendo canções com sonoridade diferente, investindo em mais leveza e menos instrumentos. Os xotes e toadas são os grandes trunfos, mas o forró tradicional está garantido. Traz composições de Flávio Leandro, Nilson Chaves, Celso Viáfora e clássicos de João Silva, mas a grande aposta do disco são canções de jovens compositores descobertos pela artista. Lá da região do Pajeú, Raphael Moura e Thyelle Dias são os novos talentos escolhidos para compor o repertório do disco. O novo álbum foi produzido pela própria artista em parceria com o sanfoneiro, Luizinho de Serra.

Playlists relacionadas

Contrate

Irah Caldeira

(81) 9729 - 1501 | (81) 9539 - 2572www.irahcaldeira.com.br