João Capdeville

João Capdeville

EstiloMPB
Cidade/EstadoRio de Janeiro / RJ
Plays150.880plays
Ver mais vídeos

Comunidade

OuvintesGomes Gomes e outros 362 ouvintes
Gomes GomesGomes GomesGomes GomesGomes GomesGomes Gomes
Fã-clubeBruno Correa e outros 19 fãs
Bruno CorreaBruno CorreaBruno CorreaBruno CorreaBruno Correa

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário

Release

Quando a palavra “Pausa” surge em mente, se pensa em uma longa jornada e parece um título pouco provável para quem está apenas começando. Mas esse é o nome do trabalho de estreia solo do cantor e compositor carioca João Capdeville, lançado em 2014. O EP produzido por Diogo Strausz (Alice Caymmi, Castello Branco) com cinco faixas autorais e intimistas canta um cotidiano simples e melancólico, trazendo para as canções influências poéticas e musicais que vão de Pink Floyd a Cartola. Um começo de carreira que traz em sua poesia e melodia toda uma jornada de vida, experiências e aprendizado.

Com um background que vem do rock, João incorporou às suas composições vivências pela América do Sul e Espanha, mas sem deixar de lado as origens. O resultado são músicas que passeiam com desenvoltura por uma sonoridade que remete tanto ao virtuosismo do violão de Paco de Lucía e Yamandú Costa quanto à fluidez poética da bossa nova e da MPB de Vinicius e Chico, passando por notas de baião, samba e uma gama de ritmos.

Os cursos em escolas como o Conservatório Brasileiro de Música e o Instituto Villa-Lobos foram apenas o início. Como autodidata, João desenvolveu um estilo próprio de tocar e cantar que o levou a bandas e projetos variados e, em seguida, à carreira solo. Nessa nova fase, sua voz e violão ganharam a companhia da bateria de Patrick Laplan (Eskimo, Biquini Cavadão, Los Hermanos), o teclado e programações de Donatinho e o baixo de Nathanne Rodrigues - músicos que o acompanham no palco, em apresentações envolventes.

“Minha intenção é sempre mostrar ao público quem sou de fato e levar minhas canções a cada vez mais pessoas. Foi um jeito que encontrei pra botar certos sentimentos e sensações pra fora. A partir do momento que eu compartilhei o disco com outros, minha intenção era encontrar alguém que se identificasse com tudo que estava expressando ali”, explica o cantor.

Essa diversidade de linguagens é um dos motivos porque o título fica claro logo na primeira faixa, apesar de “Pausa” ser apenas a última. João bebe da fonte musical cultivada em casa pelo pai, cantor amador, e pela mãe, pianista clássica, para criar uma sonoridade única. Os tons que surgem com a nostalgia de “Lembra?”, a esperança de “O mundo vai girar” e a despedida de “Sua Vitória” criam uma harmoniosa mistura que se torna, de fato, uma pausa, um momento para relaxar.

“O objetivo era conseguir fazer com que as pessoas se transportassem para uma atmosfera diferente, onde pudessem prestar atenção em coisas que às vezes passam despercebidas. No meu caso, como as canções são extremamente íntimas e pessoais, ao escutá-las, acabo parando para ouvir o meu interior”, avalia.

Se para o cantor é a oportunidade de olhar para dentro, para o ouvinte é a chance de olhar para fora e experimentar novas sensações, percepções e emoções. Dê uma pausa no que você está fazendo e confira agora a música de João Capdeville. “Pausa” está disponível para audição e download em http://www.joaocapdeville.com/

Playlists relacionadas

Contrate

Algazarra Produções

(21) 4141 - 8195 | (21) 98870 - 8004http://www.joaocapdeville.com/