João Carlos Ribeiro

EstiloGospel
Cidade/EstadoRio de Janeiro / RJ
Plays551plays
VER TODAS AS MÚSICAS
Ver mais vídeos

Comunidade

OuvintesJoão Carlos Ribeiro e outros 6 ouvintes
Fã-clubePriscila Lima e outros 5 fãs

Comentários

Filtrar Por:

Release

João Carlos Ribeiro Nunes, filho de: Matilde Ribeiro Nunes e Francisco Nunes Sobrinho. Nasceu de parto normal, em casa, no Toyama, (Zona Rural), 2º Distrito do Município de Itaperuna Estado do Rio de Janeiro. Aos 4 anos de idade já gostava de cantar na Igreja que era no quintal de sua casa. Sempre muito interessado por música, ficava admirado e não saia de perto do Maestro do coral da Igreja. Passava horas conversando com o Maestro que era o Pr. Darcy José dos Santos, pai de seu grande amigo Lael José dos Santos. O Pr. Darcy sempre o incentivou muito na música.
Quando estava com 6 anos de idade, seu pai comprou um Acordeon de 80 baixos e deu de presente para a Igreja Obra da Restauração no Cubatão, Distrito de Itaperuna. Essa Igreja tinha uma Congregação instalada no quintal da casa onde João Carlos nasceu. Seu Tio Nilton Vieira Ribeiro tocava o acordeon nos cultos da Igreja. Quando terminava o culto e todos iam embora, João Carlos pedia à sua mãe para que o deixasse tocar o acordeon. Sua mãe recomendava que tivesse cuidado, mas permitia. Isto foi o suficiente para que João Carlos em poucos meses já estivesse tocando o acordeon nos cultos da Igreja. Pouco tempo depois, o Pr. Wolverman Tinoco de Oliveira, (Pr. da Igreja), adquiriu alguns instrumentos para a Igreja. E João Carlos se encantou pelo violão. Havia um rapaz de nome Heraldo Luiz das Mercês Santos que tocava o violão na Igreja. João Carlos logo quis tocar também. Com poucas explicações aprendeu a apertar as cordas no braço do violão e curiosamente começou a descobrir sozinho vários acordes no braço do violão. À partir dai foi se desenvolvendo e passou a tocar violão na Igreja. Aos 8 anos começou a compor e cantar suas próprias músicas. Foi quando conheceu a Dupla Abel e Nadir. O Cantor Abel presidia uma Congregação das Assembleias de Deus próximo da casa de João Carlos. À partir dessa época João Carlos só pensava em gravar um LP e ser cantor também. Passaram-se alguns anos e a família mudou-se para a Cidade de Itaperuna. Mais precisamente, aos 13 anos de idade, já morando em Itaperuna, seu pai o matriculou na Escola de Música Santa Cecília. Lá João Carlos estudou Piano com as Professoras Tereza e Conceição e Teoria Musical com o Maestro e Professor José Carlos Ligieri. Pouco depois, passou a aplicar todo o aprendizado aos instrumentos que já tocava. Aos 17 anos começou a ensinar alguns amigos a tocar violão. Logo em seguida adquiriu um teclado musical. Poucos meses depois passou a dar aulas de Violão, Teclado e Contra Baixo. Deu aulas na Cidade de Itaperuna durante 18 anos seguidos. Houve uma época em que sua Escola de Música chegou a ter 333 Alunos matriculados e estudando. Nessa época João Carlos alugou o terraço do Edifício Brandão no Centro de Itaperuna-RJ e sua Escola de Música possuia 13 Violões, 5 Teclados, 2 Guitarras, 1 Contrabaixo e 1 Bateria. Alguns alunos mais adiantados no aprendizado ajudavam a atender os principiantes. Alguns anos mais tarde, chegou a dar aulas em outras Cidades também como: Italva, Bom Jesus do Itabapoana, Rio de Janeiro, Petrópolis, São Paulo e Angra dos Reis.
Mas ainda aos 16 anos teve sua primeira experiência com Estúdio de Gravação. Gravou TRÊS canções: 01 Recado aos Jovens, 02 Súplica a Deus e 03 Não te desespere. As canções foram gravadas em participação no LP \"O Grande Poder de Deus\" da Dupla Abel e Nadir, lançado pela Gravadora Levi - Sto. André - SP. Seu pai foi quem pagou ao Cantor Abel Felipe para que João Carlos pudesse gravar essas 3 canções. Logo em seguida a Gravadora Levi quis lançar um LP só de João Carlos, tudo por conta da Gravadora. E assim foi gravado e lançado o LP \"Cristo está comigo\". Pouco tempo depois, João Carlos cedeu 6 músicas para uma cantora que foi lançada por um Festival de Músicas que ocorreu em Itaperuna. E por isso teve o direito de gravar uma canção no LP \"Panorama Musical Evangélico - Festival 1\". Alguns anos depois, João Carlos lançou o LP \"Ato de Amor\", com tudo pago pela Gravadora Donai de Petrópolis-RJ. Depois disto, João Carlos fez outras gravações que foram lançadas apenas em Fita K7. Em 1991, se casou com Sônia Romão e o casal teve um filho em 1992 e uma filha em 1993. No ano de 1997, junto com sua esposa fez uma gravação que só saiu em Fita K7. Essa gravação teve a participação de seu casal de filhos que na época tinham 3 e 4 anos de idade. Foi então que João Carlos decidiu se preocupar com a carreira dos filhos. Assim surgiu a Dupla NÂNNA e CLÊI. Quando Nânna estava com 4 anos e Clêi com 5 anos, foi lançado o 1º CD da Dupla Infantil que virou referência no Brasil. Por força e influência de João Carlos, Nânna e Clêi conseguiu contrato com a Gravadora Graça Music do Miss. R. R. Soares. Assim a Dupla Nânna e Clêi foi se destacando e lançaram um total de 20 CDs e 02 DVDs.
João Carlos é Compositor de mais de 1000 canções, é Músico, Arranjador Musical,
Maestro, Intérprete de várias canções, faz suas próprias partituras para registro, é Professor de Violão, Teclado, Canto e Contrabaixo. Também atua como Produtor Musical, Arrajador e Divulgador Artístico.

Membro da UBC (União de Brasileira de Compositores e Intérpretes). João Carlos também é Maestro e escreve Partituras para Registros de Obras Musicais na Escola Nacional de Músicas e Biblioteca Nacional.

No ano de 2010 João Carlos gravou um CD, que considera um grande desafio. Ele mesmo fez os arranjos, orquestração, toda a técnica de som, mixagens e a colocação de voz. O projeto foi nada mais e nada menos que um CD de Quarteto com ele mesmo cantando as 4 vozes: Soprano, Contralto, Tenor e Baixo. Essas canções foram tiradas dos hinários tradicionais. A Matriz foi vendida para a Gravadora Mudial Records de São Paulo. E essas canções podem ser ouvidas neste Site.

Este é um pequeno resumo da história de JOÃO CARLOS RIBEIRO NUNES, também conhecido por Maestro JOÃO CARLOS RIBEIRO ou CHARLES DO RIO.

Playlists relacionadas

Home