Joel Augusto

EstiloMPB
Cidade/EstadoBrumado / BA
Plays33.166plays
VER TODAS AS MÚSICAS
Ver mais vídeos

Comunidade

OuvintesRenata Passos Vieira e outros 28 ouvintes
Fã-clubeWylton Lopez e outros 6 fãs

Comentários

Filtrar Por:

Release

Joel Augusto Moura Porto, 22 anos, nascido dia 30 de julho de 1991, filho de Clóvis de Lima Porto e Selene Moura Porto natural de Brumado, Bahia.

Com cinco anos, meus pais perguntaram-no se queria uma bicicleta ou um teclado. Como já gostava muito de música, resolveu optar pelo teclado. Foi com um teclado Yamaha PSR-190 que, então, começou a me envolver com música.

A partir daí, aprendeu algumas canções com revistas explicativas de teclado. Vendo a sua percepção musical, seus pais decidiram lhe matricular em um curso de música. Com o passar do tempo, Joel começou a tocar em eventos partículares, como casamentos, aniversários, batizados e eventos escolares. Até então, ele estudava na Escola Santa Rita de Cássia. Por volta dos 10 anos, um evento realizado pela Escola Arco-Íris foi o primeiro passo para a carreira de canto. Aos poucos, a timidez dava espaço a um repertório cada vez mais alargado de sucessos da época.

Aos 11 anos, gravou o seu primeiro CD “Um Mundo Melhor”, com quatro músicas inéditas. Em 2005, anos, resolveu tentar uma participação no programa Raul Gil. Então, no dia 28 de novembro desse ano, deslocou-se a São Paulo com seu pai, Clóvis Porto, para fazer um teste acapella, em que somente com a primeira estrofe de “Iolanda”, de Chico Buarque fora aprovado. Em abril de 2006, teve a oportunidade de cantar no tão sagrado palco do Raul Gil num especial de Páscoa, apresentação que depois trouxe mais 10 apresentações nos estúdios da BAND. Foi uma experiência sem-igual que realmente mudou sua vida, pois foi a partir daí que ele começou a formatar um novo estilo musical para sua carreira.

Ele também já tinha tido algumas aparições na televisão, inclusive no programa “Somos Nós”, da TV Sudoeste, Rede Globo, “Programa Bom D+”, com Sheila Carvalho, pela TV Record, além de ter participado de projetos beneficentes importantes como o Duetos, em parceria com a Rede Globo em seu segundo ano. Já chegou às finais de concursos de canto, o que lhe rendera em uma das participações o 2º lugar no concurso “Por Isso é que eu canto”, realizado na cidade de Vitória da Conquista.

Já participou também de duas bandas. Em uma delas, a banda Fã de Mulher, em parceria com Reinaldo Farias, atuou como cantor e backing vocal. Foi uma experiência única no período do mês de junho com um repertório de forró bastante convidativo. Em outra oportunidade, trabalhou em parceria com Arlindo Polvinthai (que anteriormente já o havia acompanhado durante as apresentações no Raul Gil) como tecladista e backing vocal na banda Natukaia.

Joel Augusto é membro da Ordem DeMolay desde 2006. Trata-se de uma organização juvenil de jovens de 12 a 21 anos que se qualificam para ser bons cidadãos no futuro. Foi Mestre Conselheiro (presidente) duas vezes, sendo que da última elevou a qualidade do Capítulo Renovação Sertaneja Brumadense (nº 374) a um dos melhores do Brasil em termos de trabalho e ritualística, o que lhe garantiu uma entre os 10 primeiras medalhas do Brasil, sendo a única representação do norte e nordeste.

Joel Augusto, após ter estudado na Escola Santa Rita de Cássia, da rede pública de ensino, foi agraciado com uma bolsa integral no hoje conhecido como CEMNAS COC. Lá ele teve a oportunidade de experimentar uma de suas paixões: a de ensinar. Durante o seu segundo grau, experimentou algumas poucas vezes a sensação de estar à frente de uma sala de aula. Após receber o diploma de EM completo, trabalhou como monitor, auxiliando alunos do terceiro ano em sua preparação para o vestibular.

Paralelamente a isso, Joel experimentava seu segundo ano de professor das Escolas FISK, onde havia estudado inglês desde os 9 anos. Trabalhou lá com as mais variadas faixas etárias.

Teve também a oportunidade de, com o imenso apoio do Rotary Club de Brumado na gestão de Mônica Rizério e com a coordenação de Valdomiro Oliveira, preparar-se para um intercâmbio cultural de 1 ano na Alemanha. Lá, Joel pôde conhecer não somente a cultura de um dos países mais respeitados, mas também de muitos outros países, tendo passado pela convivência com três diferentes famílias.

Joel Augusto, em sua carreira, teve o apoio de muitos músicos, sobretudo Gilberto Leal, Chico Amorim e Adriano Sousa. Com este último, apresentava-se frequentemente em barzinhos da cidade de Brumado e região. Foi um momento em que ele experimentou a MPB ao extremo; foi quando solidificou seu estilo enquanto cantor.

Em 2011, Joel Augusto iniciou seus estudos em Química Industrial pela Universidade Federal da Bahia, em Salvador, tendo migrado, depois para Licenciatura em Química, o que lhe garantiu a oportunidade de hoje morar em Portugal. Há quase dois anos, ele estuda na Universidade de Coimbra. Volta ao Brasil em agosto deste ano, onde pretende finalizar sua graduação e atuar intensamente na área de educação na cidade de Brumado, especialmente no Ensino Médio. Mesmo com planos em especialização nas áreas de pesquisa, por amor à sua terra, Joel pretende voltar ao solo brumadense, onde pensa em fazer a educação da sua cidade e região crescer como nunca ocorreu antes.

Playlists relacionadas

Contrate

Joel Augusto

(77) 3453 - 1869 | (71) 99195 - 2538https://www.palcomp3.com.br/joelaugusto/
Home