Jorge Riba

EstiloSamba
Cidade/EstadoRecife / PE
Plays41.623plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

OuvintesSICALDO JOSÉ DE PAULA JUNIOR e outros 162 ouvintes
Fã-clubejosué queiroz ferreira e outros 110 fãs

Comentários

Filtrar Por:
Parrô MeloSaxofone
Marcio OliveiraTrompete
Bira SimãoTrombone
Ver mais integrantes

Release

Cantor, compositor, músico, arte educador, produtor cultural e principalmente amante do samba e das artes.
Ariano doido de abril 65, recifense da gema nascido bairro da Boa Vista, criado no Morro da Conceição em Casa Amarela e nas praias de Rio Doce em Olinda, filho de Ogum e Yemanjá, mais de vinte anos de carreira artística, dedicados ao desenvolvimento e reconhecimento da cultura afrodescendente no estado de Pernambuco.
Sócio fundador dos primeiros afoxés de recife ainda na década de 70, sendo um dos primeiros compositores de musicas para essas agremiações. Incentivador da criação de diversos blocos afros durante as décadas de 80 e 90, sendo idealizador de um bloco afro que congregava os outros em uma só saída no início dos desfiles do carnaval de 94.
Sendo filho de Sambista, Sambista tinha de ser, desde menino já se aventurava nas baterias de escolas de samba da periferia de Recife e Olinda, de “Caçarola” na mão desfila pela primeira vez na já extinta “Unidos Da Vila” do mestre Paulo Barraca (falecido) em Rio Doce, daí em diante era só o tempo de se aprimorar.
Levou tempo porém não foi em vão, hoje como membro da Mesa de Samba Autoral de Pernambuco, com mais de trinta composições em seu currículo, “Jorge (Seu) Riba” ou apenas SEU RIBA, o filho de dona Alzira Ribeiro manda ver com composições que falam de auto-afirmação como cidadão afrodescendente e amante incomensurável das belas coisas da vida.
Em definitivo como Sambista, tem atuado em palcos de bares conceituados de Recife e Olinda assim como fora do estado, sendo responsável por rodas de sambas onde se reúnem a tradição da velha guarda com o bom gosto dos amantes do samba de raiz.
É comum em rodas de samba do “SEU RIBA” a confraternização entre o público e o artista, artista que nada mais é, segundo o próprio, senão o tradutor das inspirações do seu público.
Assim sendo SEU RIBA segue a trilha aberta por grandes nomes do samba tais como; Donga, João da Baiana, Noel Rosa, Nelson Cavaquinho, Clara Nunes, Gilson de Souza...
e defendida hoje em dia por D. Ivone Lara, Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho, Almir Guineto entre tantos outros. Sempre consciente de que, o trabalho só é valido se o produto final servir a todos.

O Projeto O Fino do Samba

"O patrimônio cultural que herdamos dos nossos ancestrais é a referencia mais profunda da nossa história e da nossa memória. (...) É dentro dessa diversidade cultural que se caracteriza a alma nacional, que podemos afirmar o SAMBA como uma das matrizes fundamentais da musicalidade e da cultura brasileira.”

O Projeto “O fino do Samba” é a mais pura roda de samba de raiz.
Através deste trabalho, o compositor e intérprete Jorge (Seu) Riba faz uma viagem ao tempo, contando a História do Samba através dos seus Grandes Clássicos, trazendo para a juventude a beleza da construção musical deste Gênero.
Convidando Grandes Sambistas, seus amigos, ele busca valorizar o nosso Samba de Raiz, que atravessou décadas e continua emocionando gerações.
O Fino do Samba nasceu em outubro de 2005, quando Jorge (Seu) Riba resolveu assumir o projeto de samba do Bar do Biu, na Galeria Joana D’Arc – Pina, às sextas feiras e aos Domingos no Bar Pitombeira, em Olinda. Passando pelo Xim Xim da Baiana e chegando ao Projeto Só o Samba Salva do Bloco Acorda pra tomar Gagáu, O Fino do Samba vem já há mais de um ano entusiasmando multidões, que tornam-se seu público fiel e comparecem durante todo o período de apresentação.
Este não precisa de palcos e holofotes. Quatro mesas e seis cadeiras na representação de um tradicional botequim são o suficiente para que a “gréia” seja iniciada e para que numa séria brincadeira os sambas, suas estórias e sua História, venham surgindo e desafiando os mais antigos a relembrarem os sambas de outrora.

INTEGRANTES

Compositor e Intérprete: Seu Riba

Músicos:
Violão 7 Cordas e voz
Cavaquinho e Voz
Pandeiro/percussão e voz
Surdo/congas/efeitos e Voz
Percussão fina e voz
Rebolo e voz
Sopro


CURRÍCULO DE APRESENTAÇÕES

De 2001 a Fev/2007 – Akewi (responsável pelo canto) do Afoxé Oxum Pandá

Ago, Set/2005 Biu Bar – Coordenou a Roda de Samba com o Projeto O Fino do Samba

out/2005 a fev/2007 – Roda de Samba com o Projeto o Fino do Samba no Bar Pitombeira em Olinda

Out, Nov/2005 – Projeto O Fino do Samba no Bar Burburinho, Recife Antigo, Recife PE com o Sambalanço

Dez/2005 - Palco Alternativo Mercado Cultural Salvador/BA com a Mesa de Samba Autoral

Dez/2005 -Praça Quincas Berro D’água, Projeto Pelourinho Dia e Noite, Salvador/BA com a Mesa de Samba Autoral de PE

Dez/2005 - projeto Zamzimbawê, Olinda/PE com a Mesa de Samba Autoralde PE

Fev/2006 – Festival Pré AMP/2006, Recife/PE com a Mesa de Samba Autoral de PE

mar, abri/2006 – com o Projeto o Fino do Samba Roda de Samba Xin Xin da Baiana em Olinda

Julho/2006 - Bar e Restaurante Seu Cafofa, Casa Forte - Recife/PE com a Mesa de Samba Autoralde PE.

Jul, ago/2006 - Bar Burburinho, Recife Antigo -Recife/PE com a Mesa de Samba Autoral de PE

Ago/2006 - Terça Negra, Pátio de São Pedro - Recife/PE com a Mesa de Samba Autoral de PE
Ago/2006 - Livraria Cultura, Recife Antigo, Recife/PE com a Mesa de Samba Autoral de PE

Ago, Set/2006 – Com o Fino do Samba no Projeto Só o Samba Salva da Agremiação Acorda pra tomar Gagáu

Nov/2006 - Bar e Restaurante Toca da Joana, Casa Amarela, Recife/PE com a Mesa de Samba Autoral de PE

Nov/2007 - Projeto Multicultural da Prefeitura da Cidade do Recife, nos Bairros dos Coelhos e Engenho do Meio, Recife/PE com a Mesa de Samba Autoral de PE

Dez/2007 - Projeto Multicultural da Prefeitura da Cidade do Recife, Bairro de Casa Amarela, Recife/PE com a Mesa de Samba Autoral

Fev/ 2007 – Apresentação no Projeto Arsenal da Música da Prefeitura da Cidade do Recife, com a Mesa de Samba Autoral de Pernambuco.

Fev/2007 – Apresentação com a Mesa de Samba Autoral de PE no Palco do Pólo de Casa Amarela dentro das programações do carnaval Multicultural do Recife-PE

Fev/2007 – Apresentação no Palco do Pólo Carnavalesco Praça 12 de março, nas programações do Carnaval Cultural da Cidade de Olinda

Maio/ 2007 – Com o Projeto o Fino do Samba no Bar Toca da Joana


Contatos:

GabiApolonio
tbk.comercio@hotmail.com
Fona/fax: +55 81 3224 4120
9157 0279
8747 8126

Playlists relacionadas

Contrate

Gabi Apolonio

(81) 3224 - 3963 | (81) 8544 - 6374https://www.tbkcomercio.wix.com/duafeproducoes
Home