Lafetah

EstiloPop
Cidade/EstadoBelo Horizonte / MG
Plays6.423plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

OuvintesEmanuel Fernandes da Silva e outros 27 ouvintes
Fã-clubeNailton Santos e outros 5 fãs

Comentários

Filtrar Por:

Release

"tudo começa com um sonho..."

Para a maior parte dos jovens, a escolha da carreira é como uma escada: quando se chega a um determinado degrau na vida, é preciso fazer uma definição para que se possa passar para o degrau de cima. Porém, para Tomás Lafetá, essa escolha se deu quando ele pôs o pé no primeiro degrau dessa escada, pois começou a cantar quando ainda criança. Hoje, Lafetah, – seu nome artístico – é um artista maduro e pronto para alçar novos voos – ou subir mais degraus.

Suas primeiras incursões pelo mundo da música se deram no ensino fundamental, quando fez parte do coral da escola. Também dessa época, é a primeira melodia que compôs – “Os olhos do meu amor” –, cuja letra foi feita só recentemente. Desde criança, Lafetah adotou o costume de registrar suas idéias e músicas em cadernos. E são vários, guardados até hoje, como um registro precioso de sua trajetória.

Em casa, Lafetah sempre escutou música brasileira e essa foi a primeira etapa de formação de sua cultura musical. O processo que se completou quando fez intercâmbio nos Estados Unidos, onde incorporou o gosto pelo blues e pelo soul, tornando-se fã de Aretha Franklin, de quem interpreta grandes sucessos.

Lafetah tem uma formação multidisciplinar, pois, além do gosto pela música, que permaneceu com ele após seu retorno dos Estados Unidos, estudou Letras, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e é formado em Cinema e Audiovisual, pela UNA. No curso de Letras, aprofundou o gosto que já tinha pela filosofia e pela literatura, tornando-se um leitor voraz de autores como Jorge Luis Borges, Prost e Homero, entre outros. A formação em Cinema abriu-lhe novos horizontes no mundo da arte.

O audiovisual deu a Lafetah uma nova ferramenta para a divulgação de seus trabalhos enquanto músico: a produção dos clipes de suas apresentações, rotina que vem desde 2014, quando gravou a sua primeira música: “Raio”. Naquele mesmo ano, Lafetah também foi convidado para participar da gravação do DVD “Minas para o mundo”, que reuniu representantes expressivos da música independente mineira. O material foi gravado e disponibilizado em DVD e em sites voltados para os eventos da Copa do Mundo.

Em 2016, ele lançou o videoclipe de “Break my heart again”, que alcançou mais de 45 mil pessoas nas redes sociais. Neste trabalho, além do vocal, fez roteiro, direção e montagem. Lafetah também é autor de “Meu anjo”, composição que ficou conhecida pela participação no videoclipe do ator transgênero Tarso (Tereza Brant). O clipe já cumula mais de 180 mil visualizações no YouTube.

Além desses trabalhos, Lafetá tem uma já extensa carreira como crooner de várias bandas, como Atômica, Megatômica, Ótima e Emme, em apresentações em Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. Suas apresentações em vários espaços culturais de Belo Horizonte e de outras cidades mineiras, como Jacinta, Do Ar, Benfeitoria, A Casinha, Quarto Amado, Memorial Minas Gerais Vale, dentre outros, e no Festival de Pinheiros, em São Paulo, tem atraído um grande público, cada vez mais constante e fiel. Além disso, sua veia de compositor tem sido reconhecida, como ocorreu no Festival da Música de Minas Gerais, quando foi finalista com sua música Shangri-lah.

Dono de um timbre vocal diferenciado, ele considera a música o fio condutor de sua vida e um caminho no qual pretende aventurar-se cada vez mais. Com o lançamento de seu EP, Lafetah se consolida como um dos novos nomes do cenário musical de Minas Gerais.

Playlists relacionadas

Home