Luciano Bahia

EstiloMPB
Cidade/EstadoRio de Janeiro / RJ
Plays14.441plays
VER TODAS AS MÚSICAS
Ver todos os álbuns

Comunidade

OuvintesCida Fagundes e outros 13 ouvintes
Fã-clubeGláucio Duarte e outros 36 fãs

Comentários

Filtrar Por:

Release

RELEASE ? CD ?DEZ MINUTOS? ? LUCIANO BAHIA

Desde que surgiu como uma figura do pop, em 1986, cantando Carol, muita coisa aconteceu com Luciano Bahia. Foram viagens musicais, existenciais e por diversas latitudes que, agora, aparecem sintetizadas no CD ?Dez Minutos?, lançamento CID Entertainment. É uma espécie de ajuste de contas entre o artista consigo mesmo e com seu público.

Não se trata de um trabalho retrospectivo: a maioria das canções é inédita.
Mas as principais tendências e a maior parte dos parceiros com quem trabalhou nos últimos 20 anos encontram-se representados nesta produção, que tem a direção artística de Fábio Fonseca, responsável por sucessos de Marina, Lulu Santos e Gabriel O Pensador, entre outros.

Do pop ligeiro e radiofônico de Dez Minutos, parceria de Luciano com Daniela Colla, à balada Pingo de Gente, com harmonia mineiramente trabalhada e participação do co-autor Torcuato Mariano na guitarra, o disco percorre diversos caminhos musicais sem perder o foco na busca da fluência na relação com o ouvinte.

O samba Muita Onda, de Alfredo Karam e Mu Chebabi, aqui ganha tratamento de rythm?n blues, com direito a participação de Mu, num inusitado rap. O canto falado também se faz presente na participação do reggae ambassador, o ganense Nabby Clifford, na faixa Pedro Peter Gabriel, autoria de Luciano e Zé Haikal.

Daniela Colla empresta colorido vocal a Antes Que o Sol Desapareça, balada composta com Fernando Garcia. Já em Céu de Domingo, quem divide os vocais com Luciano é o próprio produtor do CD, Fábio Fonseca. Também é destaque do projeto a participação do Dj Memê, que assina dois remixes de Dez Minutos, já bem conhecidos dos ouvintes das rádios cariocas.

O sucesso dos anos 80, Não me Iluda, do grupo Cinema a Dois, de Fábio, aparece numa regravação com toques eletrônicos. Já Carol, originalmente eletrônica, surge em divertida versão acústica.

?Já não sei em que mar / Essa embarcação vai me levar / Já não sei quanta luz / Precisa surgir pra alumiar?, diz o refrão da elemental Garopaba, outra parceria de Luciano e Fernando Garcia, que, entre praieira e interiorana, flerta com o folclore brasileiro. Parceiro de sucessos de Dalto, Cláudio Rabello é autor dos versos de Meu Destino, canção construída sobre base de piano bem característica de Luciano.

Tudo isso é envolvido pela ambientação dos timbres analógicos dos teclados de Fábio Fonseca, pelas linhas de baixo de André Rodrigues, pelas guitarras de Fernando Vidal e Marcos Nabuco e pelo pulso do baterista Mac William, além de diversas participações instrumentais, como o solo de piano de Mu Carvalho, do grupo A Cor do Som, na faixa-título do CD.

Entre e fique à vontade.
Por muitas sequências de 10 minutos.

Playlists relacionadas

Contrate

Home