Manumoa - Peixe Frito

EstiloRegional
Cidade/EstadoBelém / PA
Plays2.536plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

OuvintesJosé Varella Pereira e outros 5 ouvintes
Fã-clubeMauro Castro e outros 22 fãs

Comentários

Filtrar Por:

Release

Manumoa, ou Moacir Pereira nasceu em Belém do Pará em Julho de 1978. Aos sete anos de idade foi morar em Caiena na Guiana Francesa onde teve então contato com vários ritmos e culturas diversas. Caiena é uma cidade diversa, Onde encontra-se várias etnias e culturas. Aos doze anos começou a estudar violão. Seus estudos em grande parte foram como autodidata. Suas maiores influências musicais neste período eram as velhas fitas cassete e Vinis da família que continham músicas dos grandes festivais de música brasileira, como Geraldo Vandré, Chico Buarque e Milton Nascimento.

Ao retornar ao Brasil, aventurou-se aos quinze anos de idade, às escondidas dos pais, em tocar em bares. Neste período começou a compor. Com velhos gravadores fez registro de sua idéias. Sua influência maior é de sua origem marajoara e das histórias do lugar contadas por seu pai o escritor e poeta José Varella, autor de livros como Amazônia Latina e a Terra Sem mal e Novíssima Viagem Filosófica.
Aos 20 anos conheceu Waldemar Londres Vergara Filho, ou simplesmente Vergara ( Virgulino ) como costuma amigavelmente lhe chamar. Este sendo poeta da Paraíba e sócio-educador, parceiro poético de pessoas como Paulo Ró e Vital Farias, tem estimulado e sido parceiro em algumas composições de Manumoa. Suas influências atuais são world music, cantorias nordestinas (Vital Farias, Xangai, Elomar), cantores paraenses e sons da floresta, índigenas e da vivência do homem ribeirinho.

Atualmente Manumoa esta iniciando a primeira gravação de seu CD, Cantoria de Peixe, com parceria de Vergara Filho com o Projeto Peixe frito em homenagem aos antigos encontros na feira do Ver-o-Peso de poetas como Dalcídio Jurandir e Bruno de Menezes.

Playlists relacionadas

Home