Marcão Baixada

Cidade/EstadoSão João de Meriti / RJ
Plays248.417plays
VER TODAS AS MÚSICAS
Ver todos os álbuns
Ver mais vídeos

Comunidade

OuvintesLukas Silva e outros 887 ouvintes
Fã-clubeHenrique Lino e outros 14 fãs

Comentários

Filtrar Por:
Marcão BaixadaVoz
Rodrigo CaêBacking Vocal
D'emmerDJ

Release

Orgulho. Do que viveu e de quem se tornou. Marcão Baixada carrega o lugar onde nasceu no nome. A carreira do jovem rapper conta com passagens pelo Circo Voador, Batalha do Real, no evento Rio+20, no clube Le Quai’Son (França), além de ter ganho o “Take Back the Mic”, conhecido como a Copa do Mundo do Hip Hop, realizado em Miami.

Seu EP de estreia, “Itinerante” (2014), produzido durante workshops de produção musical no Instituto Enraizados, contou com os singles “Final Feliz” e “Selva”, tendo o último a participação de Luccas Carlos e que contabiliza mais de 65 mil plays no Spotify. No mesmo ano, com o clipe “Baixada em Cena” ele ganhou destaque nas páginas de dois dos mais importantes jornais cariocas, O Globo e Extra.

No ano seguinte, com o lançamento da mixtape “Black Friday” (2015), Marcão Baixada entrou para a lista dos 50 melhores lançamentos do rap brasileiro, segundo o portal RND, um dos mais prestigiados da cena rap brasileira. Ainda em 2015, o clipe “Psico” mostrou uma sonoridade diferenciada, unindo o Hip Hop com a linguagem do Funk Carioca, galgando estreia em locais como as rádios Roquette Pinto e MPB FM.

Sem demora, foi em 2016, com “Bastidores de uma Vida Aleatória”, que Marcão mergulhou na realidade do subúrbio. O rapper subverte a ideia de violência inerente a Baixada Fluminense e aborda temas como pós-modernidade, urbanidade e moda, afirmando a sua identidade como artista questionador. Sucesso nos streamings, o álbum também figurou na lista dos 50 melhores lançamentos do rap brasileiro, elaborado pelo portal RND.

Lançado em 2018, o EP "Vermelho Outono" ganhou destaque na mídia especializada, sendo considerado pelo crítico musical Mauro Ferreira, do portal G1, um dos expoentes do rap fluminense. No trabalho atual, ele narra a experiência um jovem negro em busca de uma situação melhor, abordando as consequências desta busca. Nesta versão da Jornada do Herói, o personagem se depara com crime e violência, e encontra na música um caminho diferente para sua vida.

Fruto de uma realidade que impõe aos moradores a luta diária por condições mais dignas, Marcão Baixada é um dos compositores de destaque da nova cena de rap fluminense, mostrando que seja na França, em Miami ou em Nova Iguaçu, talento não tem endereço.

Playlists relacionadas

Home