Marcelo Nunes

EstiloMPB
Cidade/EstadoIbotirama / BA
Plays4.504plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

OuvintesMarcos Ribeiro e outros 11 ouvintes
Fã-clubeEdmar Dourado S. Júnior e outros 26 fãs

Comentários

Filtrar Por:
Marcelo NunesViolão
Gilton Della CellaViolão
Pedro SampaioViolão
Ver mais integrantes

Release

Biografia:


Marcelo Nunes nasceu na cidade de Sento Sé, interior da Bahia, região de caatinga, castigada pelas longas estiagens e inúmeros outros problemas relacionados à seca.
Em 1978, aos 5 anos de idade, é obrigado a abandonar sua terra natal por causa da construção da barragem de Sobradinho. Na ocasião, sua família parte rumo a cidade de Ibotirama, à bordo do Vapor Benjamim Guimarães, sem saber que naquele momento, iniciava seu interminável diálogo com as belezas e lamúrias do povo ribeirinho franciscano.
Por essa vivência da cultura popular ribeirinha, absorve no seu trabalho, todo o sotaque e influência de gêneros ligados a tradições que vão da folia de reis ao tradicional festival de música da cidade, realizado a mais de trinta anos gerando a integração de artistas vindos de todos os cantos do Brasil. Já na adolescência, com o Grupo Palha começa experimetar as dores e amores do que seria um dia sua profissão, ou mais ainda, sua escolha de vida.
Ao longo dos anos, com o amadurecimento do seu trabalho, ocasionado pela vivência com os grandes compositores e músicos baianos principalmente, começa a descobrir ou identificar as principais influências formadoras de sua identidade artística.- musical. E são muitos os nomes que aqui não caberiam, porém, cabe ressaltar, Luiz Gonzaga, Elomar, Vital Farias, Jackson do Pandeiro, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Toquinho, Belchior, Paulinho Pedra Azul e muitos outros cantadores barranqueiros do São Francisco, tais como, Wilson Aragão, Paulo Gabiru, Cléber Eduão, Evandro Correia, Décio Marques, Fábio Paes, Zeca Bahia, etc.
1989 - Participou do seu 1º Festival de Música de Ibotirama com a canção Corcel de autoria de Ivan Carinhanha.
1990 - Participou do Festival de Livramento de Brumado com a canção Lundu, autoria de Joilson Melo.
1995 a 2000 - Reside em São Paulo
1999 - ainda morando em São Paulo, compôs a canção Gueixa, em parceria com Reginaldo Bello e Marcelo Brito, a qual foi classificada em 1º Lugar no Festival de Música de Ibotirama daquele ano.
2000 - Conhece o companheiro de estrada Gerri Cunha, com quem divide parceria. Em 2001, junto com Gerri, participa do XXIV Festival de Música de Ibotirama, com a canção Por Causa de Tu (parceria com Joilson Melo).
2002 - começou tocar com Celo Costa e passou a residir em Salvador, conhecendo outros compositores e músicos da Universidade Federal da Bahia.
2003 - Participou do Festival de Ibotirama com a música A Lua e a Viola nas noites de um Catingueiro, em parceria com Joilson Melo e Gerri Cunha.
2004 - foi classificado em 1º colocado no Festival Local de Ibotirama, com a canção Saudades do Jatobá, em parceria com Reginaldo Pereira, Gerri Cunha e Cléber Eduão e no mesmo período lançam o grupo Marcelo & Gerri e o Bando Velho Chico, com cantorias barranqueiras e forró Pé de Serra.
2005 - lança em parceria com Gerri Cunha, o primeiro CD, intitulado Saudades do Velho Chico, em várias cidades do interior da Bahia, entre elas: São Gabriel, Uibaí, Salvador etc.
2007 ? Em parceria com Cevisa harmonia com a canção Um cetro uma cora e a canastra falsa, ganha 1º lugar festival em Juazeiro da Bahia e em Jequié, 2º lugar em Nova Redenção.
2008 ? Participou na produção, e com canções no disco dirigido por Cléber Eduão, intitulado Projeto Nosso Canto.
2009 ? Participou na produção e direção musical do Cd Alma de cantador de João Pereira ( Paratinga-Ba ) e ganha em 5º lugar Festival de Violeiro no mesmo ano em Seabra.
2010- Lança seu primeiro CD Autoral chamado Toando Andanças

Playlists relacionadas

Contrate

Marcelo Nunes

(71) 9955 - 3145 | (71) 9176 - 0769http://www.marcelonunes.mus.br
Home