Imagem de capa de Ricardo Moreno e Tapioca Brasil
Ricardo Moreno e Tapioca Brasil
EstiloMPB
Cidade/EstadoRio de Janeiro / RJ
Plays1.955plays

Comunidade

OuvintesManeZão Aparecido e outros 144 ouvintes
ManeZão AparecidoManeZão AparecidoManeZão AparecidoManeZão AparecidoManeZão Aparecido
Fã-clubeAndrelino9227 e outros 2 fãs
Andrelino9227Andrelino9227Andrelino9227

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário
Imagem de Ricardo MorenoRicardo MorenoViola Caipira, Voz, Violão, Percussão

Release

Tapioca Brasil

O grupo “Tapioca Brasil” surgiu em 2018 primeiramente como uma experiência de prática de conjunto com o intuito de possibilitar aos seus oito integrantes um maior desenvolvimento técnico, considerando que os músicos apresentavam diferentes níveis de domínio técnico de seus instrumentos. O repertório escolhido pelo grupo para esse primeiro investimento continha predominantemente choros e canções da MPB elaboradas em uma versão instrumental.
Passado pouco tempo desse primeira investida o grupo sentiu a necessidade de seguir por outros caminhos, e dessa forma foram surgindo as primeiras composições de canções e temas instrumentais. Uma curiosidade digna de registro é o fato de que do ponto de vista das origens regionais, o grupo apresenta grande heterogeneidade. Quase todas as regiões do país estão representadas no grupo, e isso de certa forma possibilitou o surgimento de canções vinculadas as mais variadas formas de expressões musicais brasileiras. Desfila em seu repertório gêneros como o samba carioca, samba rural, xote, baião, samba-choro, ijexá, e frevo. A diversidade de gêneros apresentada na composição do repertório do grupo não se deve, no entanto, apenas às origens geográficas dos seus integrantes, mas também a um desejo, por parte de vários componentes de pesquisar as fontes musicais do país e suas amplas e variegadas matrizes sonoras.
Na sequência de sua formação, ainda em 2018, o grupo passou a fazer apresentações em universidades, festas de amigos e eventos públicos. Houve também a iniciativa de fazer ensaios abertos em diversas praças de alguns bairros da cidade, tais como: Santa Teresa, Bairro de Fátima e Laranjeiras. Esta prática de tocar nas praças públicas rendeu uma experiência interessante ao grupo, pois, não raro, pessoas de distintas formações e interesses se aproximavam do grupo e passavam a frequentar regularmente os ensaios. Chamava a atenção de muitas dessas pessoas o fato de todo o nosso repertório ser autoral. Essa iniciativa era bastante valorizada por esse pequeno porém fiel público.
Com todo essa experiência se acumulando foi inevitável que o grupo partisse para a produção do seu primeiro álbum, cujo título é “Cada um pega um pouquinho”. Esse trabalho foi realizado em parceria com o selo Tuhumusic, e o título tenta expressar sinteticamente um princípio muito caro ao grupo, a saber: uma vivência coletiva e solidária inspirada na cultura popular, cujo ethos ampara a ideia de que a vida faz mais sentido quando compartilhada e vivida solidariamente. Esse título é parte da letra da canção “Tapioca”, a qual talvez seja a mais emblemática do grupo justamente por expressar esses valores comunitários e solidários. Este álbum de estreia traz oito faixas nas quais o grupo tentou preservar o clima das apresentações ao vivo. Parte das bases foram gravadas da mesma forma que tocávamos nos eventos, ou seja, todos tocando ao mesmo tempo. Em seguida vieram as participações especiais acrescentando novos instrumentos e novas vibrações.
No início de 2020 parte do grupo teve a oportunidade de fazer a apresentação do seu repertório na Espanha, na cidade de Barcelona, configurando a primeira experiência internacional do grupo. Essa experiência foi muito positiva e pôde ser constatado a adesão do público ao repertório apresentado. Na ocasião os diversos gêneros musicais apresentados foram explicados e contextualizados ampliando assim a capacidade de fruição por parte de um público não familiarizado com esta sonoridade.
Recentemente o grupo lançou um clipe nas redes sociais com uma canção intitulada “O hacker e o rei”, um baião super dançante, no qual a letra trata de episódios recentes da vida políticojurídica do Brasil. O vídeo conta até este momento com quase três mil visualizações.
Dessa forma, Tapioca Brasil chega às plataformas digitais produzindo uma música popular brasileira que ao mesmo tempo em que dialoga com as novas sonoridades e temas nacionais, também finca os pés no território das fontes sonoras tradicionais do nosso país

Playlists relacionadas

Contrate

Ricardo Moreno de Melo

(21) 98628 - 0806www.facebook.com/som.tapiocabrasil