Cidade/EstadoPorto Alegre / RS
Plays4.631plays

Comunidade

OuvintesBatidão dos Garotos e outros 18 ouvintes
Fã-clube e outros 18 fãs

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário
Imagem de Vherá PotyVherá PotyViolão

Release

Para nós Mbyá-Guarani, o canto e a palavra são desdobramentos da essência divina de Nhanderú, Nosso Primeiro Pai, criador de tudo que existe. Através do canto e da palavra nos comunicamos com nossas divindades. O canto é uma inspiração divina, enviada aos Mbyá-Guarani através dos sonhos. O canto tem o poder de curar as pessoas e fortalecer a vida comunitária. Todos os cantos são repassados às gerações mais jovens através das cerimônias realizadas na Opy, casa cerimonial.
Os cantos e danças, também se constituem em um instrumento de manutenção da nossa língua, atualizando a tradição oral e a memória de nosso povo, sendo parte fundamental na constituição do nosso modo de ser Mbyá-Guarani.
O Nhãnderú Pápá tenõndé é uma das ações enraizadas na nossa cultura e desde o ano de 1995 viemos levando nossas expressões culturais ao mundo não-índio. Em 2004, gravamos um CD para deixarmos registrada nossa sonoridade tradicional.
Nosso grupo é composto de 24 crianças e jovens da comunidade da Terra Indígena Cantagalo. Todas as crianças e jovens cantam, tocam nossos instrumentos tradicionais e dançam. Os instrumentos que são tocados nas nossas apresentações são: mba?epu (violão de cinco cordas), ravé (rabeca artesanal feita da árvore curupiá), angu?apu (tambor artesanal), hy'akuá parã (chocalho feito com porongo), popyguá (varas instrumentais).

Playlists relacionadas

Contrate