Nil Nasc

Cidade/EstadoSalvador / BA
Plays562plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

OuvintesNil Nasc e outros 1 ouvintes
Fã-clubeSamuel Victor Silva e outros 1 fãs

Comentários

Filtrar Por:

Release

Rapper de Salvador emerge do gueto para os palcos da Europa.


Determinação, essa é a palavra que rege a vida e a trajetória de um soteropolitano, chamado Nilton do Nascimento, mais conhecido pelo seu nome artístico, Nil Nasc.
Ele é ator, cantor de rapper e mora atualmente na Espanha. Este jovem que nasceu em(03/10/1990) ,no bairro da Gamboa de Baixo e não sucumbiu a sedução do “dinheiro fácil”, proposta pelo crime organizado, que geralmente está presente nas periferias das grandes cidades, recrutando jovens para serem soldados do crime.

Filho de mãe solteira, negro e oriundo de família pobre, Nilton desde criança buscou contribuir com as responsabilidades no seio familiar. “Me lembro que quando tinha 10 anos, comecei a seguir os meus irmãos, de casa até a sinaleira. Eles não queriam deixar eu ir, mas fui tão insistente, que acabei conseguindo. A gente pedia dinheiro no semáforo, vendia doce, lavava carro, só tentávamos viver de uma forma honesta e digna”, lembra emocionado.
A infância e adolescência de Nil também foi marcada pelo encontro com a arte. Entre 1998 e 1999, ele conheceu a capoeira com contra Mestre Tatu e de lá para cá, não parou mais. Até hoje, o ato de tocar berimbau é uma das atrações de seu show. Com muito talento e abraçando as oportunidades que surgiam em seu caminho, ele descobriu o teatro e se encontrou com a poesia.
Com um singelo sorriso no rosto e o olhar no horizonte, como se mergulhasse no túnel do tempo, o filho de Dona Maria lembra que fez parte da Cia. Axé do Teatro XVIII, onde participou dos espetáculos “A Comida de Nzinga” e “Milagre na Bahia”, além de compor a oficina de teatro do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia. Nessa caminhada, “eu sempre gostei de escrever, encontrei com a poesia e percebi que ela poderia se transformar em música. Foi ai que comecei a compor” salienta.

A viagem
Com um pen drive no bolso, cheio de composições autorais, um sonho na cabeça, passaporte e passagens nas mãos, o menino da Gamboa de Baixo, com 20 anos, pediu demissão do emprego na Bahia Marina, onde ele era motorista de lancha, pegou o dinheiro e ganhou o mundo para lutar pelo seu sonho, de conhecer novos países e se tornar operário da arte multiplicando seus ideais de vida através das letras de Rapper.
Como diz o ditado popular: “mais vale um amigo na praça do que dinheiro no bolso”, nessa mudança de país, Nil Nasc contou com a ajuda de uma amiga italiana, que o orientou sobre os tramites para entrar na Europa. Em 2010 ele chegou na Alemanha, depois foi para Itália, onde teve a oportunidade de conhecer Veneza, Verona, Cremona, Bolonia e Trieste. Foi para Eslovenia, onde fez sua primeira aparição artística jogando capoeira no Castelo de Lubiana.
Tempos depois, Nil Nasc conseguiu seu maior objetivo que era morar e trabalhar na Espanha. Hoje, o ator e rapper mora em Las palmas de Gran Canaria e trabalha com arte. Uma das composições de trabalho dele, você pode conferir abaixo, que é a canção “Lutando por um sonho” que retrata essa conexão Brasil x Espanha. “Sempre ouvir, erroneamente as pessoas dizerem que quem fazia rap era bandido, mas descobri que fazer rap é coisa de guerreiro, fazer rap é uma forma de resistência e sobrevivência”, resume.
Atualmente Nil Nasc é integrante de duas Bandas Musicais en Gran Canaria(Espanha)
Um delas é a banda SOLO KEDA BAILAR e a outra é JIMENEX CREW.

Biografia escrita por o Jornalista André Frutuôso

Playlists relacionadas

Home