Nocturno

Cidade/EstadoRio de Janeiro / RJ
Plays1.173plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

OuvintesRafael Costa da Silva e outros 4 ouvintes
Fã-clubeRoselves Alves e outros 12 fãs

Comentários

Filtrar Por:

Release

Som: adaptação do rock seminal feito no fim dos anos 70, passando pelo Kraut rock, space rock, postpunk, e eletrônico experimental; com contornos mais psicodélicos e soturnos. As letras são poéticas que retratam o cotidiano urbano e seus contrastes.

Nome: Nocturno (do latim), além da óbvia referência à noite, é uma forma de composição de caráter meditativo e vago, de um devaneio terno e melancólico desenvolvida em 1814 por um músico irlandês chamado Jonh Field, muito influenciado pela música de Chopin, e pelos livros "Pensamentos Nocturnos sobre a Vida" e "A Morte e a Imortalidade" do poeta inglês chamado Edward Young. Na zoologia é uma definição dada a um grupo de aves de rapina.

Histórico da banda
Em 2004, numa loja de música alternativa no bairro do Méier, subúrbio carioca, foi onde se conheceram Eduardo Pletsch e Emerson Facão. De uma vontade antiga de cada um em desenvolver um trabalho inspirado no pós-punk, psicodelia, idéias e teorias marxistas e socialistas, surgiu a parceria dos dois e conseqüentemente a formação da banda. Desde então as reuniões nos finais de semana tornaram-se um hábito freqüente entre ensaios e experimentos musicais. Logo em seguida fizeram o primeiro show num festival do Sesc Ramos, no bairro suburbano carioca.
Em 2005, com mudança de alguns integrantes da banda, o som passa a focar o proto punk e pós-punk inglês, e o Kraut rock. E com esse espírito, gravam o DVD Noise Effect Experience, registrado ao vivo no Espaço Cultural Da Constituição, Centro do Rio, numa sexta-feira 13 de maio.
Com seis músicas, compostas pela banda em português, o DVD mostra um lado mais introspectivo, melancólico, lírico. O ambiente do show é preenchido em vários momentos por camadas de efeitos e texturas sonoras de sintetizadores que, junto com as luzes e nuvens de fumaça, compõem uma paisagem quase etérea. Nos temas, as contradições do comportamento humano, mazelas sociais, vistos de uma forma existencial e sombria, sob uma ótica singular.
Além do Nocturno, Emerson se divide entre o curso de Filosofia na UERJ, e seu trabalho como produtor e professor num projeto social destinados para jovens carentes. Eduardo continua com sua loja, Outside CD’s, famosa no circuito alternativo da cidade. Arthur Reid estuda Sociologia na Ufrj, e Fabio se dedica à faculdade de comunicação e estudos sonoros/musicais.
Atualmente a banda prepara a gravação de seu primeiro álbum com a produção do músico Dado Villa-Lobos.
Comentários:
“assisti ao dvd da banda e senti necessidade de postar algo aqui...
as musicas são lindas e têm letras inteligentes...
a sensação que essas músicas causaram em mim é indescritível. e o talento dos integrantes ficou claro ...
as cores dão um tom melancólico ao ambiente...
poesia! poesia...talento puro!!!” (Carla / estudante de psicologia)

“O DVD do Nocturno está simplesmente maravilhoso!!! Músicas com qualidade musical, textos (letras) profundos e com tom existencialista/crítico/filosófico!!! O Nocturno vem preencher uma lacuna que estava vaga desde o fim de bandas como Legião Urbana, Joy Division e The Fall!!! Valeu Nocturno, Força Sempre!!!” (Alessandro / professor de letras)

Peguei meu dvd do Nocturno há um tempinho já, e ainda não havia marcado presença aqui, pra comentar desse maravilhoso DVD.
Quando assisti ao show deles, fiquei em choque, me surpreendi muito, não achei que algo podia ser tão bom assim. Pensei que seria mais umas dessas bandinhas querendo ser pop, mas totalmente ao contrário. Músicas com conteúdo, um clima maravilhoso.
Como nosso amigo acima falou, uma banda pra preencher o vazio deixado por Joy Division, Legião Urbana. Aliás, nunca ouvi nada tão parecido com Joy Division como o Nocturno, mas sem perder a identidade deles, não é uma mera cópia, a influência de Joy está na cara, ou melhor nos ouvidos, mas com o jeitinho do Nocturno de ser.
Para quem ainda não comprou, eu recomendo, e garanto que vocês vão ser arrepender, mas não vão mesmo! Se gostam de boa música, é a banda certa para ouvirem.
Têm tudo pra estourar.” (Diana / designer)
“Depois de assistir várias vezes esse dvd, ainda ficou um gostinho de quero mais... Nunca tinha ouvido um som tão particular e envolvente, e que já confere uma identidade ao Nocturno... são músicas que certamente quando tocar diremos: "Essa é do Nocturno!!".
As luzes só contribuíram para o clima existencial e reflexivo do show, como também a bateria marcando intensamente cada canção... gostei mesmo.
Bom... só gostaria de dizer que também estou esperando o bizz, tão implorado pela sortuda platéia no final do show.
Parabéns ao Emerson e a todos do Nocturno!!! Vocês provaram que o rock brasileiro tem vida longa”. (Érica / socióloga)

”Acho que poucos músicos contemporâneos conseguem imprimir um laço tão forte entre o ser humano atual e suas impressões de mundo, entre a filosofia e o coração. Gostei do Nocturno porque é poema, e, no meu entender, novo-gótico. As luzes se afinam com toda a sutileza das melodias. Tudo vibra em Nocturno, da voz aos arranjos, naquele necessário movimento escuro, introspectivo e solitário, como são os dias, como são os amores de nossos dias. Parabéns!
Nem tenho mais palavra a não ser que quero muito ouvir e ver novamente!” (Christiano Scheiner / escritor)

E foi através da zona virtual que cheguei até vocês. Impressionada com a postura intimista no palco, e letras que demonstram um estranhamento frente ao progresso que o nosso mundo povoado por pessoas escolheu percorrer... Nem todos vêem com os mesmos olhos, por isso Laos, continue com o seu. (Ale Martins / psicóloga e designer)
*opiniões tiradas da comunidade do Nocturno:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2009198


Playlists relacionadas

Contrate

Nocturno

(21) 7815 - 8412 | (21) 3899 - 0888http://www.nocturno.com.br
Home