Paideguará

EstiloRegional
Cidade/EstadoBelém / PA
Plays222.298plays
Ver mais vídeos

Comunidade

OuvintesMara Maya e outros 9 ouvintes
Fã-clubeLafaiete Júnior e outros 3 fãs

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário

Release

O Paideguará é um coletivo que desenvolve um trabalho de pesquisa e resgate de elementos da cultura popular do norte. Criado em 2007 por artistas do Pará, atualmente residentes na cidade do Rio de Janeiro, o grupo apresenta uma mistura de ritmos e danças tradicionais como carimbo, marabaixada, lundú marajoara, siriá e a guitarrada, com intervenções de performances sobre mitos e lendas da região amazônica.
O coletivo busca em seus encontros o diálogo entre esta diversidade musical, com muita invenção, unindo mito e realidade. Dentro deste contexto, se propõe a realizar um resgate de suas origens, misturando o carimbó tradicional, também conhecido como “pau e corda” com o carimbó moderno, defendido por músicos e produtores culturais como uma forma necessária de readaptar o carimbó frente ao mercado musical para melhor difundir a cultura paraense. Nesse sentido, o grupo trabalha divulgando na região sudeste a expressão da cultura popular do Norte, conquistando novos públicos, e experimentando a tradição musical do Pará num outro contexto sócio-cultural.
Este produto foi lançado no 08 de Julho, para o mercado digital, através da gravadora LEP MUSIC.

CD ALTAMIRANDO:
O cd Altamirando nasceu entre a memória da infância, canções que lembram Villa Nova, Vitória do Xingú a cidade de Altamira; a “Amazônia”, as nossas famílias e as grandes viagens pela transamazônica; poesia ribeirinha que mergulha sobre as águas do xingú aos encontros das águas de pequenos e grandes rios como Jarucú, Iriri, tucuruí entre muitos igarapés nas redondezas de Altamira.
O repertório conta as histórias vividas por cada personagem das lendas amazônicas, começa com “Águas Claras”, uma canção de inspiração a preservação as águas nortistas, um simples apelo para a valorização dessa riqueza a “Água”, fala da floresta seus mestres e sua maestria sonora, e de “São Benedito”. Em seguida vem “Canto dará Guará”, canção da infância lembranças da casa do Vô Pedro as margens do Xingú, das senhoras na beira do Rio lavando roupas no sol quente. Gurupá município próximo a Altamira interior de passagem do Pará e Amapá, sita também Mairí (Estrela) que homenageia ao Formato da Fortaleza de Macapá. Meninos que pescam, pássaros de beirada de Rio lembranças de Vila Nova PA. “Mata que cura” é um canto de amor e de paz as famílias ribeirinhas, continuação as lembranças de Vila Nova, passeios de canoa aos braços do Rio, “quando meu pai atravessava nadando até a prainha na companhia dos pulos dos botos. Um presente nas tardes suaves da Amazônia.” declara Aline (compositora de todas as músicas do álbum). “Rebujo de Igarapé/Águas barrentas”, vem da imagem cotidiana da vida no interior da Amazônia, fala sobre o “ambé” igarapé de Altamira e suas correntezas que desagua no Xingú. “ Passa a ponte dos meninos que pulam, passa carro passa caminhão...”, uma viagem de balsa pelo encontro das águas do Xingú e Amazonas, ...lembrando os lindos botos, pelas manhãs claras do Rio. “Marabaixada” é a união das danças através da poesia da canção, o carimbo, Siriá e o Marabaixo (ritmo do Amapá, com descendência africana) que se encontram em meio ao batuque marabaixeiro. “Altamirando” homenageia o Carimbó e sua origem, falando de cidades e tribos paraenses e amapaenses, fazendo alusão ao mestre Verequete. E para finalizar o álbum se encerra com “Festejos no Ar” um convite as pessoas do mundo, não importa de onde seja “pode ser, pode chegar”, ou seja venham todos sentir a energia PaideGuará.

AGRADECIMENTOS: Primeiramente ao nosso mestre Jesus Cristo e a Nossa Senhora de Nazaré. Ao encontro das águas do Xingú, Amazonas e de mais rios, ao povo ribeirinho, aos índios de Altamira e a toda região do Pará, Amapá, a "Amazônia", a floresta e sua força. Aos nossos familiares e aos grandes amigos Miguel Martins, Rômulo Frazão, Leandro Floresta, Beto Lemos, Marcos Rum, Estúdio Jamaica, André Barbosa Pfefer, Thiago Jahbass, Miguel Bittencourt, Flávia Muniz, Diana Iliescu, Ana Muniz, Cleber Cajun, Chico Serra Grande, Daniel Floresta, Marluce Araújo, Fafá e Gegê, Juliana Manhães "As três Marias", Natália kochem, Flávio Vidaurre, Guilherme e Mirele Maravilhas, Isabela Carpena, Carlos Magno, Michele Christina, Carol Assis, Alexandra Ferreira, Bruno Espirito Santo, Tom Rodrigues, Andrey Aves, Gleyson Almeida, Jucilam Santana, Julia Neves, Diego de Abreu, Norma Nogueira, Rodrigo Bis, Pedro Messina, Bruno Fernandes, Wellington Dias, Banda Dezoito 21, Geison Castro e Wedson Castro, Norteando Arte, Francisco e Nalva de Castro, Mulheres de Pedra, Lucio Enrico, Paulo Rafael,Issac e Solange Loureiro, Grupo Quentes da Madrugada Santarém Novo, Tayana Santos e toda a equipe da gravadora LEP Music. Parabéns Bárbara Vento, Aline Castro Dos Santos, Leandro Floresta.

FICHA TÉCNICA:
Título do CD: ALTAMIRANDO
Interprete: Aline Castro, Bárbara Castro, Leandro Floresta; Rômulo Frazão, Miguel Martins.
Músicos Convidados: Flávia Muniz, Beto Lemos, Isabela Carpena, Mirele Guedes, Marcos Rum e Quentes da Madrugada.
Estúdio de Gravação: Estúdio Jamaica
Técnicos: Thiago Jahbass Alves, André Barbosa Pfefer
Mixagem e Masterização: Miguel Bittencourt
Produção: Aline Castro , Bárbara Castro, Miguel Martins Direção Musical: Miguel Martins, Leandro Floresta
Arranjos: Miguel Martins; Romulo Frazão;Leandro Floresta; Aline Castro.

Playlists relacionadas