EstiloMPB
Cidade/EstadoCascavel / PR
Plays35.751plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

OuvintesWagner Araujo e outros 19 ouvintes
Fã-clubeAdriano Tarouco e outros 34 fãs

Comentários

Filtrar Por:

Release

No ano de 2001 na cidade de Campinas-SP, o professor Evandro Rogério Roman[1], em uma de suas etapas de seu doutorado na Unicamp, teve a grata surpresa - durante um período de almoço - no restaurante universitário, de assistir a apresentação da Orquestra Paulistana de Viola Caipira, a qual, divulgava seu trabalho de música raíz perante o público presente. A partir daquele momento ímpar, Roman idealizou uma Orquestra de viola caipira em sua terra natal, onde aquela sonoridade lhe ecoava tão familiar, resgatando lembranças ocorridas ao longo de sua vida. Retornando a Cascavel, expôs o projeto a autoridades da área que não só entenderam a proposta de tal projeto, como o encamparam, viabilizando toda a estrutura necessária para o início da Orquestra Paranaense de Viola Caipira FAG .
Com orientações precisas, Roman passou a formar uma equipe de orientadores e coordenadores do projeto. Foi convidado a assumir a coordenação administrativa do projeto Crystian Cleyton Fernandes da Silva, que passou a trabalhar em prol da formação de recursos humanos para o projeto. Como a Viola Caipira é um instrumento musical muito popular, e de pouco material sistematizado, o coordenador administrativo da OPVC-FAG, Crystian, teve um certo grau de dificuldade em conseguir um músico, que fosse ao mesmo tempo violeiro-professor-regente para a Orquestra, porém, após muita procura encontrou tal profissional que obtinha o perfil profissional desejado para o projeto. Foi então, que músico e pedagogo Ricardo Denchuski, aceitou o desafio, e começou a laboriosa tarefa de formar violeiros e cultivar concomitantemente nossa música raíz.
A OPVC, em sua totalidade, é constituída hoje, por alunos do Curso de Viola Caipira do projeto, que tem como norma principal, o fato de todos os que desejem ingressar na Orquestra, estarem recebendo aulas do instrumento. O curso visa, a formação do violeiro, apto e pronto a recorrer às dez cordas da viola, atuando tanto em carreira solo, como em duplas caipiras, assim como instrumentista acompanhante de cantores caipiras, sertanejos ou da nossa MPB como um todo. Portanto, a OPVC-FAG possui hoje em sua formação, estes amantes da viola caipira e da música raíz, tendo os mais variados profissionais e diferenciados níveis sociais dentro dela, e ainda, faixas etárias diversas (ambos os sexos), indo desde crianças de 10 anos de idade, passando por vários adolescentes, jovens, adultos, e diversos senhores da terceira idade.
O projeto teve seu início em outubro de 2001, sendo o lançamento oficial da da OPVC-FAG no dia 05 de dezembro de 2002, desde então realizando diversas apresentações, em Cascavel e região, emocionando a todos que assistem, e ouvem suas performances.

Playlists relacionadas

Contrate

Crystiam

(45) 9962 - 0809 | (45) 9962 - 8488http://www.paranaviola.com.br
Home