Pirigulino Babilake

EstiloMPB
Cidade/EstadoSalvador / BA
Plays34.176plays

Comunidade

OuvintesJoanice Oliveira e outros 96 ouvintes
Fã-clubedaniel oliveira e outros 152 fãs

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário
Imagem de Pietro LealPietro LealVoz, Violão
Imagem de Thiago KaluThiago KaluBaixo
Imagem de Davi BrandaoDavi BrandaoGuitarra Solo
Ver mais integrantes

Release

Pirigulino Babilake Música brasileira com ênfase na canção.

?Eles tem talento, inspiração, avanço, habilidade e balanço? Luiz Galvão ? mestre-poeta dos Novos Baianos.

Formada em 2005, a banda baiana Pirigulino Babilake tem como sua formação original: Pietro Leal (voz e violão), Guto Miranda (guitarra, teclado) e Gugu Pinto (percussão). Em 2007, Davi Brandão (guitarra) entra para a banda e, em 2012, o grupo chega com algumas novidades: o retorno de Rafael Menduyn (bateria) e a estréia de Thiago Kalu (baixo). O grupo mantém sua multiplicidade sonora, que faz parte da realidade cultural brasileira, permitindo-se tocar da bossa nova ao rock. A musicalidade do grupo dialoga com vários estilos da música brasileira, se permitindo tocar do samba e bossa ao funk e rock. ?Nosso foco é na canção. Essa multiplicidade faz parte da realidade cultural brasileira em que nos reconhecemos?, define Pietro. Toda essa pluralidade sonora pode ser conferida no primeiro álbum da banda, Rosa Fubá.

Ao longo desses seis anos, a Pirigulino Babilake formou um repertório autoral de 19 canções (entre músicas e poemas) para a gravação do seu primeiro CD, Rosa Fubá. Lançado em meados de 2010, o disco conta com a produção de Anderson Cunha e a participação do mestre-poeta dos Novos Baianos, Luiz Galvão, que assina a faixa Feliz Foi Ary Barroso junto a Pietro Leal ? autor ou co-autor de todas as faixas. Outra participação importante também é da Banda de Boca que empregou sua inventividade sonora na faixa Trapezistas no Colchão (bônus). Dentre as outras canções, destaque para as faixas Samba de Lá, Chinelo de Cristal, Guarda Chuva, Neném de Iaiá e Salve-me, que ganhou um videoclipe.

Urbano - Filmado no início de janeiro de 2011, o primeiro videoclipe da banda teve como cenário o galpão abandonado de uma velha fábrica desativada, em São Paulo. ?Precisávamos de um ambiente urbano que ilustrasse as críticas às políticas ambientais e à insensibilidade das pessoas com a natureza?, explica Pietro. Dirigido por Karina Ades - que já fez clipes pro Skank, Capital Inicial, Negra Li, dentre outros -, o clipe da música Salve-me conta ainda com a direção de fotografia do americano Jared Levy, que estava no Brasil produzindo um documentário sobre grafites, com as ilustrações de Mathias Cremadez e edição de Carolina Donatti.

Reconhecimento ? A Pirigulino Babilake, que usa a internet como principal plataforma de divulgação, já foi destaque de grandes portais como My Space, Palco MP3, Oi Novo Som, A Musicoteca, Gramofone etc. O álbum Rosa Fubá foi eleito como o 2º melhor de 2010 pela Vitrola.Net. Para além do Brasil, quatro músicas da banda invadem a França através da programação musical da rádio francesa Clube Brasil. A rádio, especializada em música brasileira, reproduz em geral grandes sucessos da MPB e pode ser escutada também pela internet.

Nome ? O vocalista, Pietro Leal, conta que certa vez um amigo o cumprimentou dizendo ?Fala Pirigulino!?. Impressionado com a sonoridade do nome, que, para ele, soava como algo entre ?nordestino?, ?virgulino? e ?pirilampo?, Pietro resolveu batizar a banda. Só depois, descobriu que Pirigulino Babilake era um trecho de uma música feita sobre o letrista dos Novos Baianos, Luiz Galvão. O que, mais tarde, permitiu uma aproximação com o poeta, que os presenteou com a letra de Feliz Foi Ary Barroso e com um pequeno texto para o encarte do CD Rosa Fubá.


Conheça mais sobre a Pirigulino Babilake acessando: http://www.pirigulinobabilake.com.br

Playlists relacionadas

Contrate

Bruno Netto

(71) 3237 - 4654 | (71) 8797 - 5454http://www.pirigulinobabilake.com.br/