Pleiades

EstiloRock
Cidade/EstadoBelo Horizonte / MG
Plays159.041plays
VER TODAS AS MÚSICAS
Ver mais vídeos

Comunidade

OuvintesCLAUDEMIR VEZU e outros 404 ouvintes
Fã-clubeRoselves Alves e outros 341 fãs

Comentários

Filtrar Por:
André MendonçaGuitarra
Raphael GarciaBaixo
André BastosBateria
Ver mais integrantes

Release

PLEIADES

left

Acho que todo mundo concorda que a cena do Rock pesado no Brasil anda meio modorrenta nos últimos tempos, com muito poucas coisas realmente chamando a atenção. Felizmente, de vez em quando surge uma exceção pra confirmar a regra. O Pleiades é uma delas. Se você ouvir o disco e depois ler o material de divulgação vai se assustar: fica quase impossível acreditar que a vocalista Cynthia Mara, que mostra rara segurança e grande poder de interpretação, tem apenas 18 anos. Pior ainda (ou melhor...): o brilhante guitarrista André Mendonça nem barba na cara tem do alto de seus 15 anos ? o batera André Bastos e o baixista Caio Porto (nota: hoje
substituído por Mateus Olivello) já são ?coroas? de mais de 20... E aí fica a pergunta: como é que pode gente tão nova fazer um som tão maduro? Provavelmente, isso se deve àquilo que falta à maioria das bandas: talento, muito estudo e trabalho duro ? muito trabalho duro, diga-se. Porque a música em geral e o Rock em particular são um negócio como outro qualquer. E desde que o mundo é mundo, a ?transpiração? produz mais resultados que a ?inspiração?. O trabalho da banda transita entre o Hard e o Heavy, além de se valer de uns detalhes de Pop aqui e ali, mas com uma cara totalmente própria, mostrando que a galera tem, acima de tudo, personalidade. Só uma verdadeira catástrofe vai impedir o Pleiades de se tornar uma banda realmente grande. Antonio Carlos Monteiro ? Revista Roadie Crew

Nos últimos anos, o surgimento de novas bandas com integrantes de pouca idade, como as americanas Black Tide e Crooked X, e o grupo mineiro Pleiades, chamou a atenção no meio do Rock. No caso dos brasileiros, desde a formação em outubro de 2005 e o primeiro show, realizado em abril de 2006, os músicos seguem firme na estrada praticando um som pesado, calcado no Heavy Metal, Metalcore e Classic Rock.

Cynthia Mara (18 anos, vocalista), André Mendonça (15 anos, guitarrista), André Bastos (21 anos, baterista) e Mateus Olivello (21 anos, baixista) agora promovem o álbum de estreia, homônimo, lançado em maio de 2010. O CD foi produzido pelo carioca Gus Monsanto (Adagio, Revolution Renaissance, The Lightseekers, Astra, Angel Heart, Overdose e Portrait) e gravado por Ale Macedo, profissional que já trabalhou com o renomado produtor alemão Michael Wagener (Accept, Dokken, Raven, Metallica, Mötley Crüe, Ozzy e outros).

As composições que constam no álbum ?Pleiades? falam sobre comportamentos do ser humano, situações vividas pela vocalista Cynthia Mara e alguns protestos contra violência (?Freedom?) e sobre a indústria musical de hoje em dia (?Before the music dies?). Um dos destaques é a faixa ?Fire Fire!?, encorpada, com um instrumental pesado, voz limpa e um refrão de fácil assimilação. Já ?Nobody Buys me Earings? tem um refrão forte e agressivo, e uma roupagem bem moderna, com batida Industrial.

Formação e conquistas

O fundador André Mendonça (guitarra) teve a ideia de criar o Pleiades quando tinha apenas 9 anos de idade. Apaixonado por música, principalmente pelo Rock pesado, o garoto pediu ao pai, Francisco Penteado, para formar um grupo. Francisco disse ao filho que o ideal seria uma banda com meninos da sua idade. Foi então que propôs para a escola de música onde os músicos estudavam a formação de uma banda de Rock composta por crianças. A escola gostou da ideia e
indicou os melhores alunos na faixa etária para a Pleiades.

Como estratégia inicial, o grupo optou por tocar e interpretar músicas de ídolos como Metallica, AC/DC, Kiss, Ramones, Deep Purple, entre outros, por serem de fácil assimilação pelo público. Com o passar do tempo, foram incorporando suas composições autorais no repertório que, aos poucos, começaram a ser pedidas pelo público em seus shows.

Nestes cinco anos, os músicos foram evoluindo e aprendendo com a vida na estrada. Foram mais de 150 shows pelo Brasil, alguns em importantes festivais e outros abrindo para grupos como Deep Purple (2006) e Nightwish (2008). O Pleiades ainda dividiu o palco com o Sepultura (?Roça?n?Roll? ? 2007), Paul Di?Anno e banda Rockfellas (2008), Steppenwolf (?Brasília Music Moto Festival? - 2007), Dr. Sin (2007), Andre Matos (2007), Krisum (?UDI Rock Scene? - 2007), Velhas Virgens e Tuatha De Danann (?Camping Rock? 2006, 2007 e 2010). Um dos pontos altos foi a escalação como uma das principais bandas do festival ?Rock Feminino? (Rio Claro), em 2008 e 2009.

Entre as conquistas, está um honroso 9º lugar entre 1.100 bandas de 34 países no concurso ?The Next Big Thing?, realizado pela BBC de Londres. Além disso, o grupo foi um dos selecionados para representar a música de Minas Gerais na rodada de Negócios de Música, desenvolvido pela Brasil Música & Artes (BM&A), em 2008. Em setembro de 2010, o Pleiades foi uma das 18 bandas selecionadas entre 280 inscritas para o festival ?Palco 98?, promovido pela rádio 98 FM de Belo Horizonte e a MTV Minas, terminando entre as 6 semifinalistas. Recentemente o Pleiades e sua vocalista, Cynthia Mara, figuraram entre as bandas e artistas mais votados na eleição dos melhores de 2010 promovida pelo site Whiplash! A banda conquistou a categoria "Melhor banda de 2010 no estado de Minas Gerais", que contava com nomes consagrados, como Sepultura, Tuatha de Danann e Uganga. Já a vocalista Cynthia Mara, obteve a quinta colocação na categoria "Melhor vocalista feminina nacional de 2010" e começa a despontar como revelação do Rock/Metal nacional.

Com a agenda cheia, o Pleiades segue tocando pelo Brasil para mostrar que não é apenas um grupo formado por músicos jovens. A intenção é seguir evoluindo e vencer por sua música.

O que andam falando sobre a banda

"Outra novidade vem de Belo Horizonte, mesma cidade onde nasceu o Sepultura, com os meninos Max, Igor, Paulo e Jairo, todos com menos de 17 anos. O mesmo acontece com o Pleiades, uma banda que iniciou a carreira muito cedo e agora começa a colher os frutos desse investimento. (...) Nós fizemos um show com eles no festival de rock em Varginha, Minas Gerais, e foi uma grande surpresa. Eles realmente sabem o que estão fazendo e têm um grande futuro." ? Andreas Kisser
(Sepultura)

"(...) Não devem demorar para despontar nesse universo de tanta estagnação por parte da maioria das bandas - eu vi ao vivo no Roça'n'Roll 2007 (Varginha) e assino embaixo! Sem trocadilhos, nem ofensas, o Pleiades provou que sangue novo também faz a diferença. Ponto para eles!" -
Luciano Piantonni (Rock Brigade)

"Essa molecada faz tudo o que eu queria fazer na idade deles: tocam Rock pesado e com tesão! É muito bom ver a energia deles no palco, fazendo barulho de gente grande." - Paulão (Velhas Virgens)

"Amei! Grande Rock'n'Roll cru..." - Sérgio Dias (Mutantes)

"Gostei do som da banda." - Régis Tadeu

"A estreia de uma banda formada por músicos muito jovens, e que mesmo assim mostrou-se mais madura e talentosa do que muito grupo veterano. Não à toa, já dividiu o palco com monstros sagrados do Rock'n'Roll, como Deep Purple, Steppenwolf e Sepultura..." - Whiplash!

"Hoje as crianças, além de crescerem, também evoluíram sobremaneira no quesito
musicalidade..." - Rock on Stage

"Amadurecimento e empenho! Talvez esteja nesses quesitos o sustento para a atualidade do Pleiades, que em anos anteriores chamou à atenção por contar com músicos ainda crianças." - Metal Clube

"O grupo demonstra uma mescla um tanto louca, que está muito além dos músicos de suas idades e, definitivamente, muito, muito, muito além de sua vivência." - VJ Bernie (MTV Ásia)

"A Pleiades é mais energia que todas as outras bandas juntas." - Miranda Sawyer (jornalista e radialista inglesa)

Contato:
www.pleiadesband.comwww.pleiadesband.com
Myspace - myspace.com/bandapleiadeswww.myspace.com/bandapleiades
Youtube ? youtube.com/bandapleiades
Twitter - @pleiadesband@pleiadesband
E-mail: arizza.produtora@gmail.com
Fones: (11) 7723-9748 / (31) 8842-2330 / (31) 3274-1930
Nextel ? 42*12980

Playlists relacionadas

Contrate

Francisco

(31) 3274 - 1930 | (31) 98842 - 2330https://www.palcomp3.com.br/pleiades/
Home